TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Cluster

Seminário: Definição de Cluster. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Seminário  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 3 ATPS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

passo 1

Definição de Cluster

Cluster é um conjunto de empresas que possuem características semelhantes, desenvolvendo as mesmas e ou atividades similares, colaborando entre si, buscando uma vantagem competitiva a fim de se destacarem no mercado.

O artigo sugerido apresenta os principais conceitos de cluster na visão de diferentes autores.

Para Altenburg e Meyer-Stamer (1999) cluster é um aglomerado de firmas de tamanho considerável que têm uma forte característica de especialização e comércio inter-firmas.

Suzigan (2002) considera cluster ou SPL (Sistema produtivo local) como um aglomerado geográfico de empresas de tamanhos variáveis, que desenvolvem as mesmas atividades

ou atividades similares, contando com a participação de seus fornecedores e prestadores de serviços.

Porter (1999 p.211) define cluster como “um agrupamento geograficamente concentrado de empresas inter-relacionadas e instituições correlatas numa determinada área, vinculadas por elementos comuns e complementares”.

Martin e Sunley (2003) salientam que os estudos de Michael Porter (1999) causaram maior influência devido à aplicação de conceitos e novo foco apresentado. Sendo o modelo de Cluster defendido por Porter amplamente utilizado ao redor do mundo como forma de promover o desenvolvimento local, regional e nacional.

Araújo, Moretto Neto e Schmitt (2008) consideram-no um dos autores centrais quando se trata da temática de clusters. Desta forma, este artigo tomará como base o conceito de cluster desenvolvido por Porter (1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com