TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento humano

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2
  1. O objeto de estudo da psicologia do desenvolvimento.

A psicologia do Desenvolvimento tem como objetivo a descrição e a explicação de mudanças nos comportamentos e nos processos mentais, ao longo do tempo e através dos ciclos vitais. Essas mudanças ocorrem não apenas na nossa forma de pensar, mas também na organização social e familiar. Devido a uma constante interação entre estas partes, podemos afirmar que o nosso desenvolvimento é, não só receptor dos efeitos do desenvolvimento do meio, mas também influi nele.

  1. O conceito de desenvolvimento humano.

O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser.

  1. A importância de estudar o desenvolvimento humano.

Estudar o desenvolvimento humano significa ter o conhecimento das características comuns de cada faixa etária, conhecendo as individuações e tornando o indivíduo apto para observar e interpretar o comportamento humano.

  1. Os fatores que interferem no desenvolvimento humano.
  2. O objetivo da psicologia do desenvolvimento é colocar como objeto de estudo o ser humano na sua permanente    evolução.
  3. Utilidade: ajudar a criança a desenvolver-se normalmente, tornando-se uma adulto feliz, capaz de agir com autonomia e independência, atenuando os conflitos e reduzindo as frustrações.


  4. A psicologia do Desenvolvimento tem como objetivo a descrição e a explicação de mudanças nos comportamentos e nos processos mentais, ao longo do tempo e através dos ciclos vitais. Essas mudanças ocorrem não apenas na nossa forma de pensar, mas também na organização social e familiar. Devido a uma constante interação entre estas partes, podemos afirmar que o nosso desenvolvimento é, não só receptor dos efeitos do desenvolvimento do meio, mas também influi nele.
  5.   
  6. As principais áreas do desenvolvimento que são estudadas na psicologia do desenvolvimento são:
  7.          cognitivo: mudanças nos processos de pensamento, memória e capacidades para a linguagem, etc. Se compreendermos como o desenvolvimento cognitivo se processa, pode-se evitar duas questões: ensinar a criança antes que ela esteja pronta para aprender e perder uma oportunidade preciosa por ensiná-la muito tempo após o momento adequado.
  8.          motor ou físico: mudanças na altura e peso,  aquisição de habilidades motoras, etc.
  9.          perceptivo: mudanças na visão e na audição, etc.
  10.          linguagem
  11.          moral
  12.          psicossexual
  13.    comportameto social e personalidade alterações no autoconceito, identidade de gênero e relacionamentos interpessoais, etc.
  14.          emocional


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com