TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento humano

Por:   •  12/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 6

O Profissional de Educação Física trabalha o desenvolvimento físico e motor de seus alunos e dessa forma, deve acompanhar o nível este desenvolvimento, tendo em vista que lida com seres humanos que não são seres estáticos e estão em constante mudança e é importante o profissional acompanhar e compreender em qual nível se encontra o aluno, para detectar ou evitar qualquer problema.

Todo e qualquer ser humano passa pelos processos de desenvolvimento, maturação e aprendizagem que fazem com que este sofra modificações no tempo e no espaço. Tais mudanças são biológicas, sociais e internas e ainda são organizadas, adaptativas e em quantidade considerável. (BARRETO, 2014).

O Desenvolvimento humano foi objeto de estudo ao longo dos anos, havendo discussões acerca de quem é o responsável pelo desenvolvimento infantil. Jean Piaget defendia que o desenvolvimento é fruto de um misto de fatores físicos e sociais, abandonando a ideia de herança genética, tendo dividido o desenvolvimento infantil em diversas etapas, onde em cada época, há um tipo de influência que leva a um comportamento e um aceleramento no desenvolvimento da criança. Outro estudioso, Henri Wallon, defendeu a condição hereditária, além do ambiente e dos atos praticados pelos demais seres humanos que cercam a criança, o desenvolvimento vai ocorrendo por aquisição de conhecimentos e experiências. John Watson defendia que o ensino é o responsável pelo desenvolvimento infantil e já conforme Vygotsky e Luria, o desenvolvimento do homem e sua dominação em cima da natureza ocorreram graças ao desenvolvimento mundial e à pressão por novas tecnologias. (BARRETO, 2014).

Algumas Teorias, da mesma forma, foram utilizadas para justificar o desenvolvimento humano, como foi o Behaviorismo, que mesmo tendo sido dividido em três fases, em resumo defende o desenvolvimento como fruto da aprendizagem. Já a Teoria Psicossexual de Sigmund Freud estudou o desenvolvimento conforme o estado emocional de cada um e a Teoria Psicossocial de Erik estudou o desenvolvimento humano a partir do ego de cada um e seus diversos problemas. Por fim, a Teoria do Processamento de Informação que entende o desenvolvimento humano a partir dos atos internos deste diante do mundo, em como pensa e como se organiza. (BARRETO, 2014). Constituem estes pensamentos algumas das várias teorias apresentadas ao longo do tempo para provar em quais circunstâncias ocorre realmente o desenvolvimento humano.

O que se vê é que o desenvolvimento humano é baseado em mudanças constantes, baseadas em aquisições, perdas e modificações de pensamentos, estruturas físicas e motoras e, ainda, pela diferenciação em sons emitidos. Todo este procedimento pelo qual passa o ser humano é complexo e constante, não há uma parada, o ser humano não para de modificar-se e, embora não seja de forma instável, é previsível. Outros aspectos que influenciam no desenvolvimento são as questões históricas, sociais e comportamentais, relativas aos ambientes de convívio e à aprendizagem, além do próprio autoconhecimento biológico, de se enxergar no mundo conforme seu sexo e sua sexualidade. Ao educar é importante entender tais procedimentos, o motivo de sua existência e quais consequências pode trazer para o indivíduo e para o grupo de convívio.

O Educador físico trabalha com o ensino e precisa saber distinguir as diversas fases do desenvolvimento, como aspectos biológicos, crescimento físico, maturação e nível de apreensão e aprendizagem, pois ele trabalha aspectos importantes do ser humano enquanto uma estrutura física, capaz de locomover-se e autoconhecer-se.

Ainda importa ao educador físico entender formas de reconhecer o desenvolvimento de um aluno, compreendendo as diversas etapas como a questão do envelhecimento, pois o educador físico é quem irá lidar com a parte física de uma pessoa devendo compreender as desenvolturas e capacidades de cada corpo com o passar do tempo. Torna-se, assim, importante compreender a idade de cada um, seja biológica ou de capacidade para prática de exercícios, assim como da estrutura óssea de cada um.

 O educador físico precisa compreender que a vida é um ciclo que tem vários períodos e cada fase desta corresponde a um tipo de ensino, para uma capacidade de aprender e praticar, resultando em satisfatório desenvolvimento. Ao educador físico cabe entender todo o processo de desenvolvimento físico dos seus alunos, desde os sentidos até o desenvolvimento de órgãos e desenvolvimento motor, para saber a capacidade para cada tipo de atividade.

Cada movimento, cada habilidade, cada capacidade, destrezas e outros adquiridos pelo homem demonstram que este está em desenvolvimento e são característicos de cada porte físico e faixa etária, dessa forma, a prática de atividades físicas utiliza-se do próprio corpo e suas capacidades motoras e de compreensão, e, assim, o Educador Físico necessita compreender o desenvolvimento para não agir de forma incorreta ao exigir atividades das quais o aluno ainda não esteja preparado conforme seu desenvolvimento e acabe comprometendo este.

O desenvolvimento motor, assim como os demais, é dividido por fases, iniciando-se n os reflexos, passando pela fase de compreensão entre aprendizagem e consciência da necessidade de tais movimentos, chegando-se aos movimentos culturalmente determinados onde o indivíduo torna-se capaz para a prática esportiva. Neste momento o ser humano inicia as descobertas dos movimentos, um processo que leva algum tempo até que o homem passa a ter total controle sobre seus movimentos. (BARRETO, 2014).

Podemos considerar que é de extrema importância que o Educador Físico reconheça e compreenda o nível de desenvolvimento dos seus alunos em cada etapa de suas vidas, pois ele é o responsável por trabalhar o corpo e visão do aluno de si mesmo diante do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com