TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação da motivação dos alunos em classes de educação física

Pesquisas Acadêmicas: Determinação da motivação dos alunos em classes de educação física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Segundo Samulski (2002), a motivação é caracterizada como um processo ativo, intencional e dirigido a uma meta, o qual depende da interação de fatores pessoais (intrínsecos) e ambientais (extrínsecos).

Sabendo-se que motivo é um elemento do complexo total da atividade humana e que, se suficientemente estimulado, dará lugar a um ato que tenha conseqüências específicas, pode-se dizer que ele é antes um instrumento para orientar a conduta do homem do que um fator de explicação desta conduta (KOBAL, 1996).

De acordo com Leiro e Nunes (2009) desde o início dos anos 1980, muitos pesquisadores vêm debatendo o lugar da Educação Física na escola. Nesse processo, diferentes abordagens foram elaboradas e são objetos de acirrados debates nessa área de conhecimento. Cada uma dessas abordagens possui justificativas, procedimentos e referenciais teóricos sobre a Educação Física e papel qualificado na vida escolar. O fato é que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – (BRASIL, 1999) assegura a presença da Educação Física como componente curricular obrigatório na Educação Básica. As garantias legais estão inscritas, mas a legitimidade é um processo tenso e contínuo que envolve sujeitos e instituições.

Assim, o que vem ocorrendo em muitas escolas, tanto particulares quanto públicas, é a gradativa retirada da Educação Física do currículo escolar, algumas vezes de forma explícita, outras de forma velada, subtraindo o direito dos estudantes às distintas práticas corporais. Com o avanço tecnológico dos últimos anos muita coisa mudou para as pessoas, principalmente na infância e juventude. Com o fácil acesso a informática e através de jogos eletrônicos as crianças e jovens passam a maior parte do dia em frente ao computador deixando de lado hábitos saudáveis de vida como a prática regular de atividades físicas, conseqüência disso são os diagnósticos típicos de uma vida sedentária que vem aumentando consideravelmente nos últimos anos com grande incidência de problemas posturais, obesidade, colesterol e diabetes na infância. As aulas de Educação Física na escola estão entre um dos poucos momentos que os alunos possuem para trabalhar seu corpo, as dificuldades em termos de coordenação, agilidade, aspectos afetivas e outros são visíveis em muitos alunos devido à falta da prática de atividades físicas regulares (LEIRO e NUNES 2009)

1.1. PROBLEMA

O que leva os alunos do ensino médio a participar das aulas de Educação Física?

1.2. OBJETIVO GERAL

• Identificar o que motiva os alunos do ensino médio nas aulas de educação física.

1.2.1. Objetivos Específicos

• Identificar a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física escolar.

• Verificar a capacidade dos professores em criar novas atividades.

1.3. JUSTIFICATIVA

Verifica-se que um dos aspectos preocupantes é a práxis pedagógica dos conteúdos nas aulas de Educação Física e como os alunos respondem a ela. Observa-se que alguns professores de Educação Física não possuem uma visão clara sobre os aspectos a serem desenvolvidos, muitos desconhecem inclusive as características de cada fase de desenvolvimento do aluno nos diferentes níveis de escolaridade, organizando as suas aulas sem considerar tais fatores.

A intenção de realizar esse estudo com adolescentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com