TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme O primeiro aluno da classe

Por:   •  23/7/2016  •  Resenha  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  15.516 Visualizações

Página 1 de 3

O filme; O primeiro da classe foi lançado em DVD em janeiro de 2009. Uma cópia assinada pelo autor, Brad Cohen, também foi lançada em DVD.

Protagonizado por Jimmy Wolk (Brad Cohen), O Primeiro da Classe é um filme que retrata a persistência e o esforço, desde a infância, de Brad e o preconceito que ele sofreu por ter Tourette. O filme conta basicamente a história de um professor com Síndrome de Tourette. Dirigido por Peter Wener e Produzido por Andrew Gottlieb; o mesmo conta com a presença de Jimmy Wolk, Treat Williams, Dominic Scott Kay, Sarah Drew, Katheenn York, Joe Chrest e Patricia Heaton no elenco principal. O filme teve sua estreia em Shreveport, Louisiana. Sua primeira exibição foi no canal americano CBS.

        O primeiro da classe aborda um assunto sério, porém desconhecido por grande parte das pessoas e muito ignorado de certa forma. A síndrome de Tourette é um transtorno neuropsiquiátrico hereditário que se manifesta durante a infância, caracterizado por diversos tiques físicos e pelo menos um tique vocal que ocorrem repetidamente e sempre da mesma forma. Brad Cohen sofreu preconceito por toda a sua vida por fazer esses "barulhos" estranhos devido a Síndrome, ele foi humilhado na escola por alunos e também por sua professora que dizia que ele podia controlar todos os movimentos involuntários causados pela Tourette. As pessoas não entendiam, achavam que era uma brincadeira de mal gosto e o desprezavam e o castigavam por isso. Os “barulhos” que Brad fazia eram irritantes para as pessoas e por mais que ele dissesse que não podia controlar ninguém acreditava. Ele nunca teve amigos, a amizade descrita por ele que estava sempre com o mesmo era a Tourette, e era por causa dela que ele não conseguia ter uma boa inclusão social.

        O filme mostra também a não aceitação do pai Brad, que dizia igual a professora que tudo era questão de controle e chegou a dizer que era também falta de disciplina. Contudo, conta com o seu irmão protetor e sua mãe que sempre o apoiou e ajudou a não deixar a doença ser mais forte que ele, sempre o incentivou a ter uma vida como normal como a de todo mundo, alias não é por conta do Tourette que ele não podia ter uma vida comum.

        Foi um diretor que o fez ser aceito na escola e pela ignorância dos professores que ele teve na vida, decidiu o ser o professor que ele nunca tinha tido. Já adulto e formado, Brad começa a correr atrás do seu sonho, ser professor, mas o preconceito com a Síndrome é a sua maior barreira. Apesar de um bom currículo as manifestações da Síndrome o reprovam nas entrevistas. Já adulto e formado, ele começa a correr atrás do seu sonho, ser professor, mas o preconceito com a Síndrome é a sua maior barreira. Apesar de um bom currículo as manifestações da Síndrome o reprovam nas entrevistas. Brad tentou arrumar emprego em 25 escolas. 24 o recusaram por ter essa doença, apenas uma o aceitou; esta mesma se adaptou a ele: o diretor junto com os professores lhe reservaram uma sala e uma turma de crianças do segundo ano.

Infelizmente a aceitação não foi total, devido ao preconceito contra a Síndrome do professor Brad, o pai de uma aluna solicitou a mudança da sua filha para outra classe, o pai da aluna achava que um professor com a Síndrome de Tourette não teria capacidade de ensinar sua filha. Esse fato não abalou a confiança da escola em Brad. Os alunos aceitavam o professor Brad sem manifestar preconceitos e em sua turma havia dois alunos que apresentavam dificuldades e necessidades especiais. O professor, Brad Cohen, ajudou-os obtendo êxito em toda a ajuda prestada. Bred aos pouco foi mostrando todo seu potencial chegando a ganhar o prêmio de Professor do Ano. Esse reconhecimento surpreendeu a ele e a todos que se mostraram preconceituosos, no final, Brad também conseguiu a aceitação do pai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com