TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta metodológica para a implementação de aulas práticas de campo no processo de ensino aprendizagem da disciplina de Biologia no subtema Diversidade das plantas nos alunos da 7ª classe

Por:   •  14/4/2016  •  Monografia  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 3

Justificativa do Projecto:

 O interesse eminente da escolha do tema para a pesquisa, bem como as possíveis soluções de problemas a ele ligado, surge a partir de uma análise empírica feita na escola Maria de Lourdes, situada no município do Namibe. Onde não tem se constatado uma relação entre as aulas teóricas com as aulas prática de campo na disciplina de Biologia quando se aborda o subtema Diversidade de Plantas nos alunos da 7º classe.

 O tema proposto para a investigação é de grande relevância, visto que, permitirá a criação de um plano metodológico da implementação de aulas praticas de campo na disciplina de Biologia da 7ª classe na escola Maria de Lourdes no município de Namibe, que poderá melhorar o processo de ensino-aprendizagem e levar o aluno em contacto directo com a natureza e conhecer em forma viva o que ele apendeu na aula teórica.      

TEMA: Relação da Teoria e Aulas práticas de campo no processo de ensino aprendizagem da disciplina de Biologia no subtema Diversidade de plantas nos alunos da 7ª classe na Escola Maria de Lourdes no município do Namibe.

TITULO: Proposta metodológica para a implementação de aulas práticas de campo no processo de ensino aprendizagem da disciplina de Biologia no subtema Diversidade das plantas nos alunos da 7ª classe na Escola Maria de Lourdes no município de Namibe.

MARCO TEORICO: (António, 2008). No seu livro Metodologia de Ensino da Biologia onde ele diz que a unidade entre a teoria é uma das leis mais importantes do conhecimento científico, que nos serve como guia, tanto na ciência como na actividade social produtiva, (pag. 42).

SITUAÇÃO PROBLEMATICA: Será que as aulas teóricas sobre diversidade de plantas nos alunos da 7ª classe na disciplina de Biologia tem sido relacionadas com aulas práticas de campo?

OBJECTO DE ESTUDO: Processo de Ensino-aprendizagem na 7ª classe.

OBJETIVO GERAL: 

O objectivo geral desta investigação é incentivar a realização de aulas práticas de campo da disciplina de Biologia, propriamente nas aulas do subtema a Diversidade de plantas, nos alunos da 7ª classe na Escola Maria de Lourdes, proporcionando assim uma qualidade significativa no processo de ensino-aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. Propor uma estratégia metodológica na disciplina de Biologia que visa levar a realização de aulas práticas de campo para o melhoramento do processo de Ensino-aprendizagem.
  2. Identificar razões que lavam a não realização de aulas práticas de campo, na Escola Maria de Lourdes no município de Namibe.

 PERGUNTA DE INVESTIGAÇÃO: A implementação de aulas práticas de campo na disciplina de Biologia no que diz respeito ao subtema Diversidade de Plantas pode melhorar o processo de Ensino-aprendizagem na compreensão deste subtema?

  • Hipótese ou ideia a defender

A implementação de aulas práticas de campo na disciplina de Biologia, pode contribuir para o melhoramento do processo de ensino-aprendizagem nos alunos da 7ª classe da escola Maria de Lourdes no município do Namibe.

  • Variáveis

- Independente: a implementação de aulas práticas de campo na disciplina de Biologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com