TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documento sobre Epidemiologia

Por:   •  27/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

O aluno deverá assistir ao filme:CONTÁGIO, e após, deverá responder os seguintes questionamentos:

1. Sabendo que o filme é baseado num vírus real, o Nipah, tornando transmissível entre os homens, descreva:

a- O ciclo de vida e contágio do vírus:

Depende de vários fatores, período de incubação, tempo de transmissão, portadores sem sintomas (podem transmitir sem apresentar sintomas, quantidades de pessoas suscetíveis ao vírus.

*De acordo com filme contagio é imediato, mas os sintomas se apresentam após 24 horas.

b- O filme retrata bem a concentração de determinados casos de uma doença em um mesmo local e época, claramente em excesso em relação ao que seria teoricamente esperado. De qual conceito estamos falando?

Epidemia: Determina uma maior quantidade de casos em relação àqueles que estavam previstos.

2. Após assistir o filme, realize uma síntese reflexiva, abordando os principais pontos e conceitos epidemiológicos vistos no roteiro assistido.

O filme mostra uma executiva que está a trabalho na China, ela se alimenta em um restaurante em uma reunião de trabalho com varias pessoas e tem contato com o cozinheiro que esta tratando um leitão para alimentação onde este animal esta contaminado. Ela voltando para sua casa nos Estados Unidos e tem contato com o marido e um filho. Ela entrando em convulsão levada ao hospital, ela é atendida em emergência e falece. Outros casos começam a aparecer no mundo com pessoas que estiveram na China. O vírus começa a ser investigado pela OMS e por entidades particulares em vários países.

Um vírus desconhecido que tem contagio muito rápido, se dissemina rapidamente gerando uma epidemia mundial sendo transmitida pelo método fomides transmissão através de superfície.

O filme mostra como as organizações mundiais e grupos farmacêuticos com interesse de desenvolver a vacina para terem enormes lucros, o governo esta preocupado em não gerar uma desorganização geral na população e defender seus interesses e de seus políticos, já a imprensa divulgam informações desencontradas e tendenciosas, sendo que um blogueiro tem grande poder de influenciar seus seguidores e menti, para vender um produto prometendo a cura.

O caos esta estabelecido nas cidades mais infectadas, pessoas com fome saqueiam as lojas, farmácias e residências em busca de alimentos e remédios que tem falsas promessas de cura.

Surge um novo R-0 infectando indivíduos com HIV na áfrica. Nesse momento a taxa de mortalidade estava entre 25 e 30% prevendo um R-0 de 4 onde 1 entre 12 pessoas no planeta adquira a doença.

Após 131 dias e com mais de 26 milhões de pessoas mortas no mundo o vírus é cultivado em laboratório é testados em macacos, dai surge a vacina MEV-1 onde começa a ser distribuída a população mundial por data de nascimento.

3. Quais os principais índices de epidemiologia mostrados no filme.

Procurar o marco zero, para se saber como se iniciou a transmissão do vírus.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com