TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FISICA ESTRATEGIAS DO NASF

Por:   •  8/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

Como se costitui as diretrizes do nasf junto a esf?

Quais profissionais um nasf pode ser composto e se há diferentes profissionais que compõem o nasf e porque

E como devem ser os processos de trabalho nas equipes do nasf

A Atenção Básica concentra seus esforços nos problemas mais comuns da comunidade e oferece serviços de prevenção, cura e reabilitação para maximizar a saúde e o bem-estar da população. Uma de suas funções é integrar a atenção quando existe mais de um problema de saúde, relacionando a doença com o contexto em que está inserida e, dessa forma, permitir que as pessoas reflitam sobre seus problemas de saúde e participem com responsabilidade pelo seu processo de modificação.

A Estratégia de Saúde da Família (ESF), instituída no Brasil a partir da década de 80, tornou-se política oficial do Ministério da Saúde em 1991, está pautada na vigilância à saúde e na promoção de saúde da população e vem se destacando não só como um modelo de assistência à saúde da população, mas também como uma alternativa para a reorganização da atenção básica da saúde no Brasil. Em sua origem está vinculada ao Programa de Saúde da Família (PSF) que, desde a sua criação esteve vinculado ao modelo assistencial sanitarista, sendo um Programa direcionado para ações estratégicas e pontuais em saúde pública. A Estratégia de Saúde da Família tem como objetivo potencializar a reorientação do processo de trabalho em ações que constituem o modelo de atenção proposto pelo SUS no âmbito da Unidade Básica de Saúde (UBS), com o compromisso de ampliá-las, aprimorá-las e garantir a sua efetiva execução. A Unidade de Saúde da Família corresponde ao Posto ou Centro de saúde em determinado território, reestruturado em conformidade com as diretrizes da ESF. Nessa lógica, se atribui à USF maior capacidade de resposta às necessidades básicas de saúde da população em sua área de abrangência, e atualmente é conhecida como Unidade Básica de Saúde (UBS). Uma USF pode trabalhar com uma ou mais equipes, variando de acordo com o número de famílias existente na área a que está adstrita. As Equipes de Saúde da Família (ESF) trabalham com uma população adstrita, ou seja, com um número determinado (fixado) de famílias. Um modo de complementar as equipes de estratégias de saúde da família, foi com a criação do NASF, que foi criado com o objetivo de aumentar a resolutividade e capacidade de resposta das equipes de saúde da família aos problemas da população.

 De acordo com o caderno de Atenção Básica nº 39: Núcleo de Apoio à Saúde da Família, o NASF corresponde a uma equipe multiprofissional que atua com os profissionais da Estratégia Saúde da Família,  que são as equipes de atenção básica de populações específicas e com o Programa Academia da Saúde, compartilhando e apoiando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade da Atenção Básica. Este apoio busca auxiliar no manejo ou resolução de problemas clínicos e sanitários, bem como agregando ações que ampliem o seu escopo de ofertas. O NASF, portanto, faz parte da Atenção Básica, mas não se constitui como um serviço com espaço físico independente. As possibilidades de composição do NASF incluem diversos profissionais, que irá depender de cada gestor municipal, mas a equipe abrange diversas especialidades como : assistente social; profissional de Educação Física; farmacêutico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; profissional com formação em arte e educação; nutricionista; psicólogo; terapeuta ocupacional; médico ginecologista/obstetra; pediatra médico homeopata; acupunturista; médico veterinário; médico psiquiatra; médico geriatra; entre outros. Esta orientação tem o referencial teórico-metodológico do apoio matricial, sendo uma estratégia de organização do trabalho em saúde que acontece a partir da integração de equipes de Saúde da Família (com perfil generalista) com equipes/profissionais com outros núcleos de conhecimento diferentes. O NASF é uma retaguarda especializada para as equipes de Atenção Básica/Saúde da Família, atuando no local da própria Atenção Básica, desenvolvendo um trabalho compartilhado e colaborativo nas dimensões clínico-assistencial e técnico-pedagógica.Segundo a publicação do Ministério da Saúde, resumidamente, o NASF em sua essência:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com