TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS TERAPÊUTICOS NA ESF - ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PARA IDOSOS MEDIANTE APOIO DO NASF - NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA

Por:   •  3/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.804 Palavras (12 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE REDENTOR [pic 1]

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - IDE

PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA COM ÊNFASE EM SAÚDE DA FAMÍLIA

MARIA DAS DORES RAMOS

A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS TERAPÊUTICOS NA ESF - ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PARA IDOSOS MEDIANTE APOIO DO NASF - NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA

RECIFE

2015

MARIA DAS DORES RAMOS[pic 2]

A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS TERAPÊUTICOS NA ESF - ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PARA IDOSOS MEDIANTE APOIO DO NASF - NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA

Projeto apresentado à Disciplina de Metodologia Científica I, no curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família.

Professor orientador: Msc. Eduardo Bezerra

RECIFE

2015

SUMÁRIO[pic 3]

1 INTRODUÇÃO        04

2 JUSTIFICATIVA        06

3 HIPÓTESE        07

4 OBJETIVOS        08

4.1 OBJETIVO GERAL        08

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        08

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        09

6 METODOLOGIA        13

7 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        14

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        15

1 INTRODUÇÃO

Observamos nos dias hodiernos um acelerado processo de envelhecimento da população, que acarretará em mudanças e desafios nas políticas públicas para adequação do cuidado a esse público. Sendo míster destacar que o envelhecimento é um processo natural, irreversível e singular que acontece no ser humano. Nesse processo as perdas das funcionalidades podem contribuir de forma especial para o comprometimento da qualidade de vida.

Paiva (2014) relatam que há estimativas de que em 2025, o Brasil ocupe o sexto lugar de população idosa, com estimativas para existência de 33 milhões de indivíduos com 60 anos ou mais. Acrescenta a existência de 10. 473 milhões (44,5) de idosos com 70 anos ou mais; 5.623 milhões (23,9) com idade entre 65 e 69 anos e 7.440 milhões (31,6) com idade entre 60 e 64 anos. E 24 mil centenários, ou seja, idosos com mais de cem anos.

Sabemos que a PNI- Política Nacional do Idoso prevê a garantia de direitos sociais e conceitua como pessoa idosa aquela que tem 60 anos ou mais. E que em 2003 com a efetivação do Estatuto do Idoso, os direitos foram reafirmados tendo a Saúde como função a garantia da atenção integral através do SUS- Sistema Único de Saúde. Porém neste modelo, a saúde ainda prevalece o modelo biomédico, que busca a cura para as doenças.

Contudo, sabemos que esse público necessita de intervenções multidimensionais e multissetoriais com centralidade no cuidado. Dito de outra forma, a avaliação global da pessoa idosa deve ser percebida de forma integral; ou seja, contemplar a esfera social, orgânica, mental e funcional.

Assim, Paiva (2014) citado por Ramos (2002) através de um novo conceito de saúde para essa população segundo a PNSI- Política Nacional de Atenção à Saúde do Idoso, a qual aborda a saúde desse público como algo multidimensional: físico, mental, independência financeira, funcional e social. É a partir dessa avaliação que se identifica os recursos estratégicos do cuidado.

Dessa forma, pretendemos alargar esse olhar acerca da saúde do idoso na Atenção Básica de forma integrada e interdisciplinar através da ESF- Estratégia de Saúde da Família e o apoio matricial denominado NASF- Núcleo de Apoio à Saúde da Família. A partir desse cenário nosso problema de pesquisa caracteriza-se em questionar: Qual a importância dos grupos terapêuticos na ESF- Estratégia de Saúde da Família para idosos mediante apoio do NASF- Núcleo de Apoio à Saúde da Família?

2 JUSTIFICATIVA

O tema se mostra necessário mediante o elevado aumento da população idosa na contemporaneidade que terão como consequência demandas e desafios para as políticas públicas, em especial a saúde. A Atenção Básica representada pela ESF- Estratégia de Saúde da Família se mostra como a porta de entrada para acolhimento das demandas básicas desse público juntamente com outros atores, como por exemplo, o NASF- Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Assim, o tema demonstra relevância, pois enfatizará a importância da realização de grupos terapêuticos na ESF- Estratégia Saúde da Família com idosos em parceria com o NASF- Núcleo de Apoio à Saúde da Família, pois esse tem como proposta apoiar a ESF- Estratégia de Saúde da Família através de retaguarda multidisciplinar de forma interdisciplinar mediante apoio matricial. Além de abrir horizonte acerca do cuidado da pessoa idosa na Atenção Básica nas ESF- Estratégia de Saúde da Família através de grupos terapêuticos e não se restringindo apenas ao modelo biomédico.

Destarte, o interesse por esse tema: A importância de grupos terapêuticos na ESF- Estratégia de Saúde da Família para idosos mediante apoio do NASF- Núcleo de Apoio à Saúde da Família emergiu a partir de uma prática profissional como psicóloga de um NASF- Núcleo de Apoio à Saúde da Família juntamente com uma ESF- Estratégia de Saúde da Família em um grupo terapêutico direcionado para idosos denominado: “Sessenta Mais”.  

3 HIPÓTESE

Assim acreditamos que os grupos terapêuticos para idosos realizados nas ESF- Estratégia de Saúde da Família sob o apoio do NASF- Núcleo de Apoio à Saúde da Família se mostrará como uma das formas de cuidado para a pessoa idosa.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Enfatizar a importância de grupos terapêuticos na ESF- Estratégia de Saúde da Família para idosos mediante apoio do NASF- Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Descrever o papel da ESF- Estratégia Saúde da Família e NASF- Núcleo de Apoio à Saúde da Família na Atenção Básica;
  • Relatar a importância da interdisciplinaridade na Atenção Básica;
  • Relatar a importância dos grupos terapêuticos nas ESF- Estratégia de Saúde da Família.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Durante realização de levantamento bibliográfico não identificamos nas buscas escritos que apresentassem identificações ao nosso projeto de pesquisa. Mas teóricos que se assemelham em suas ideias, pois contribuirão para embasamento do tema. Assim apresentaremos alguns teóricos que servirão de base para fundamentação do tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (272.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com