TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIAS DE DESIDRATAÇÃO E PERDA RÁPIDA DE PESO E SEUS EFEITOS EM ATLETAS DE JIU JITSU NO ESTADO DE SERGIPE

Por:   •  16/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.769 Palavras (16 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ESTRATÉGIAS DE DESIDRATAÇÃO E PERDA RÁPIDA DE PESO E SEUS EFEITOS EM ATLETAS DE JIU JITSU NO ESTADO DE SERGIPE

ANNE KAROLINE NASCIMENTO DOS SANTOS

ARACAJU/SE

1016

ESTRATÉGIAS DE DESIDRATAÇÃO E PERDA RÁPIDA DE PESO E SEUS EFEITOS EM ATLETAS DE JIU JITSU NO ESTADO DE SERGIPE

ANNE KAROLINE NASCIMENTO DOS SANTOS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao programa de Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe como requisito final para avaliação da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II – TCC II.

ORIENTADOR: Dr. Felipe José Aidar Martins

RESUMO

        Praticamente todos os esportes de luta são divididos por categorias de peso, com o propósito de minimizar as possíveis vantagens de um atleta mais pesado sobre o outro. Entretanto muitos competidores utilizam de estratégias de perda rápida de peso para obter vantagens diante dos competidores mais leves. Essas técnicas para redução de peso incluem a desidratação e restrição alimentar severas, usos de saunas e roupas de borrachas e às vezes a utilização de laxantes e diuréticas. A redução de peso em um período muito curto provoca uma serie de desordens fisiológicas e no desempenho. O jiu jitsu é uma modalidade que vem crescendo bastante no cenário esportivo e a pratica desses métodos de perda rápida de peso também vem sendo utilizada nessa modalidade. Logo, o objetivo geral desse estudo será Investigar a influência dos métodos de perda rápida de peso no desempenho anaeróbico de atletas de jiu jitsu. A amostra será composta por 14 participantes divididos em dois grupos para comparar os parâmetros de quem irá perder peso com o grupo controle.

Palavras Chave:

  1. INTRODUÇÃO

        Nas mais variadas modalidades de combate, a divisão das categorias é utilizada para equiparar os pesos entre os atletas a fim de não proporcionar vantagens de um atleta para o outro. Porém muitos atletas pretendem obter vantagens frente a seus adversários e para isso eles utilizam de métodos de redução rápida de peso dias antes de uma competição. Muitos lutadores competem em categorias cujo limite do peso é muito abaixo do seu peso corporal normal, dessa forma muitos não conseguem se manter dentro do limite da categoria se não utilizar de estratégias para perder peso rapidamente para depois da pesagem recuperar uma grande parte do seu peso na hora da competição(McCargar,1992).

        Estes atletas utilizam de técnicas muito severas para perder peso de forma rápida. Entre as estratégias mais utilizadas estão: corrida com agasalhos e sacos plásticos, restrição parcial ou total de líquidos, utilização de saunas, pular as refeições e jejuar antes das competições. A redução do peso ocorre geralmente em uma semana, principalmente nos três últimos dias antes da competição (Artioli, et al.,2007).

        De acordo com McCagar (1992), o ciclo de perder peso seguido de uma recuperação rápida ocorrida muitas vezes na vida de um atleta trás muitas adaptações fisiológicas para o organismo, deixando-o mais eficiente na utilização e armazenamento de energia. Aliadas a uma restrição alimentar, há uma diminuição da taxa metabólica basal que torna aproxima perda mais difícil de acontecer.

        A combinação de restrição alimentar com a diminuição de ingestão de líquidos cria um efeito fisiológico adverso no organismo do atleta deixando-o fraco para o combate. Os lutadores pretendem repor esses fluidos corporais, eletrólitos e glicogênio no período entre a pesagem e a competição, porém nem sempre isso acontece, uma vez que o restabelecimento hídrico leva de 24 a 48 horas e a restauração de reservas de glicogênio até 72 horas (ACMS, 1999).

1.1 JUSTIFICATIVA

        Tendo conhecimento da atualidade dos atletas de jiu jitsu sobre questões de dieta, treinamento e de desidratação (perda acentuada de peso em um período curto de tempo), é necessário à realização de uma analise experimental sobre os atletas do estado de Sergipe, buscando investigar a interferência das técnicas mais utilizadas para perder peso no desempenho competitivo desses atletas.

        É de fundamental importância ter conhecimento dos riscos dessas práticas para que possa ser feito intervenções seguras e eficazes para o rendimento saudável desses atletas nas competições.

1.2 OBJETIVO GERAL

Investigar a influência dos métodos de perda rápida de peso no desempenho físico de atletas de jiu jitsu.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-avaliar os métodos que os atletas de jiu jistu utilizam para reduzir o peso antes das competições;

-avaliar os efeitos da perda acentuada de peso sobre a força após um período de recuperação;

-avaliar o nível de desidratação após uma semana de perda rápida de peso.

  1. REVISÃO DE LITERATURA
  1.  Característica do combate de jiu jitsu

        A origem do jiu jitsu é um pouco contraditória apesar de haver relatos de que sua origem vem da China seguida da Índia e Japão. O termo jiu jitsu significa “arte suave”, pelo fato de haver um predomínio da técnica sobre a força bruta.,ou seja,um oponente mais fraco anular um mais forte.no Brasil foi adaptada pela família Gracie e  passou e ser conhecida como uma nova arte marcial,o “Brazilian” ou “gracie jiu jitsu”. (IDE, PADILHA, 2005).

  1.  Desidratação e perda rápida de peso

        A água é a molécula mais abundante do corpo humano, correspondendo a cerca de 60 % do peso corporal. (GREENLEAF, 1992). Ela é indispensável para o bom funcionamento orgânico por transportar nutrientes importantes como: aminoácidos, glicose e vitaminas. Uma de suas funções é a manutenção da temperatura interna durante a prática esportiva (GOWDAK et.al. 2010, p.663). A necessidade de água varia individualmente de acordo com diversos fatores como: Condições ambientais, características da atividade física, duração e intensidade dos exercícios e o tipo de roupa irão interferir na termorregulação (CARVALHO; MARA, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (350.4 Kb)   docx (179.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com