TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física Baseada na Aplicação de Circuitos Motores

Por:   •  1/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 8

Polo de Taguatinga Norte

Curso: Licenciatura em Educação Física

GRUPO

Desafio profissional na Educação Física baseada na aplicação de circuitos motores que desenvolvem diversas capacidades motoras durante a prática.

Tutor EaD: Rogério Clemilson Gois

Taguatinga- DF

2018

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTSAL E FUTEBOL, METODOLOGIA DO ENSINO DO HANDEBOL, METODOLOGIA DO ENSINO DE LUTAS, SEMINÁRIO DA PRÁTICA – METODOLOGIAS DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: JOGOS COLETIVOS E LUTAS.

Desafios profissionais na Educação Física baseada na aplicação de circuitos motores que desenvolvem diversas capacidades motoras durante a prática.

Taguatinga - DF

2018

Capacidades motoras durante as aulas práticas de Educação Física

Durante as aulas praticas de futebol, os alunos adquirem diversas habilidades e capacidades motoras, capacidades motoras essas que são divididas em dois grandes grupos; coordenativas e condicionais.

As capacidades coordenativas, e o processo de organização e controle e regulação do movimento, ou seja, as capacidades coordenativas e fundamentais para aprendizagem na realização de ações motoras, isso porque são desenvolvidas pelos indivíduos quando ainda crianças, na faixa etária entre 6 e 10 anos, carácter qualitativo. São elas:

Antecipação, e a capacidade de prever os movimentos do adversário. Capacidade de reação motora: e a capacidade de agir corretamente o mais rápido possível a um estímulo. Capacidade de observação, e a capacidade de observar o desenvolvimento de um movimento. Capacidade de expressão motora, e a capacidade dos jogadores e criar seus próprios movimentos, como dribles, passes e como fintas. Capacidade de representação, e a capacidade da imaginação em criar soluções através das informações disponíveis. Controle motor, e a capacidade de responder as exigências em determinados movimentos. Coordenação Motora, e a capacidade do copo em realizar articulados, movimentos que se interajam do sistema esquelético, muscular, sensorial e nervoso. Diferenciação cenestésica, e a capacidade de diferenciar e informar a posição do nosso corpo em diversos momentos, para a realização de ações motoras correta e econômica. Ritmo, e a capacidade de interpretação e a repetição na evolução do movimento.

Capacidades motoras condicionais é qualidade geral relacionada ao desempenho de um movimento, ao processo metabólico e energético, e as capacidades ligadas à eficiência do metabolismo energético, os processos que ajuda o ganho e transformação de energia, isto é, processos metabólicos nos músculos e sistemas orgânicos. Caráter quantitativo. São elas:

Destreza geral, e a capacidade de dominar movimentos motores com alternância de ritmo, deslocamento e de velocidade de forma segura. Flexibilidade, e a capacidade de executar movimentos de longa amplitude, da elasticidade muscular e a amplitude articulada. Força, e a capacidade motora que nos permite reagir uma resistência ao movimento através de uma contração muscular. Resistência, e capacidade de suportar e recuperar a fadiga tanto física quanto psicológica. Velocidade, e a capacidade de que nos executar ações motoras no menor espaço de tempo possível.

Número de alunos: 21 Série/Ano: 5° Meninos: 9 Meninas: 12

Necessidades:

- Quais modalidades esportivas são desenvolvidas durante as aulas?

As modalidades desenvolvidas na sua totalidade em sala de aula adotam periodicamente e o futebol na sua maioria também esta o handebol e o atletismo estão ganhando espaço entre as modalidades esportivas. As lutas no contexto escolar não há devido à falta de professores especializados na formação. A recreação escolar está mais ampla por parte da grade curricular na formação de professores de educação física e o futebol por ser uma atividade que nos cerca pela mídia e a modalidade e simples pois qualquer material e qualquer espaço podemos utilizar para fazer o jogo.

- Quantas atividades são realizadas por aula?

São realizadas de 3 a 4 atividades.

- Quais capacidades motoras são desenvolvidas durante a aula?

As capacidades motoras são componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade, Agilidade e Velocidade.

- São realizadas atividades em grupo?

Na escola, a criança tem a chance de se socializar com outras crianças através da recreação, jogos e brincadeiras dirigidas. Por isso a educação física tem a conjuntura de contribuir para que a criança ou adolescente desenvolva a autoconfiança interagindo com o grupo e também desenvolver habilidades motoras.

- Todos os alunos participam das atividades?

Sim, a participação dos alunos nas aulas de educação física é imprescindível para o processo de ensino-aprendizagem.

- Você aplica alguma atividade em circuito durante a aula?

O circuito motor e essencial na educação física escolar para o desenvolvimento psicodesenvolvimento motor dos alunos, eles presenciam os desafios postos pelo corpo onde são colocados nas aulas pelo circuito motor.

.

PLANO DE AULA NÚMERO

X Observação Co participação Intervenção

Data: 19/09/2018 Horário: matutino Ano: 5º Turma: A

Nº de alunos: 21

Tema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com