TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física e Saúde

Por:   •  29/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.183 Palavras (9 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 9

EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE

Guilherme Lehmkuhl

Thorben Gabriel de Campos

Prof. Deborah Cristina Ruthes

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso Licenciatura em Educação Física (LEF0191) – Estágio I

28/11/18

RESUMO

A Educação Física e Saúde é um assunto importante a ser tratado, pois ele engloba diversos fatores que são essenciais para o desenvolvimento e bem estar humano, como o desenvolvimento motor, desenvolvimento das habilidades físicas, melhora significativa na saúde e bem estar de todos, isso tudo e muito mais é o que está sendo abordado neste trabalho. Os benefícios da Educação Física e da atividade física para a saúde e para os alunos é um fato muito importante e essencial a ser tratado e informado, pois tudo isso favorece para um bom funcionamento do corpo e evita futuros problemas. Nossa sociedade e as instituições de ensino precisam entender o poder que a educação física e suas atividades proporcionam para o bom funcionamento do corpo. E não somente o corpo, como a saúde em si é beneficiada e melhorada, juntando atividade física com o ambiente escolar e no dia a dia da sociedade poderemos perceber um avanço significativo e melhora na saúde e bem estar de todos. E é isso que este trabalho apresenta.

Palavras-chave: Saúde. Atividade Física. Desenvolvimento Corporal.

1 INTRODUÇÃO

        O tema escolhido traz muito sobre os benefícios da Educação Física para a saúde e desenvolvimento do corpo dos alunos dos anos iniciais e do ensino fundamental. Este tema específico foi selecionado com o intuito de expor tudo àquilo que a educação física pode proporcionar a saúde e ao corpo dos alunos, fazendo com que haja um desenvolvimento e beneficiamento físico, motor e social para cada um, originado da prática dos exercícios e atividades propostas durante as aulas.

O objetivo é mostrar toda a eficácia da educação física para a saúde, desenvolvimento e qualidade de vida dos alunos. Traz assuntos relacionados à educação física inclusiva e seus desafios e métodos em prol da inclusão de todos no meio escolar, para que haja um bom aproveitamento e desenvolvimento dos alunos a serem incluídos. O objetivo engloba também informações que visem informar de tudo aquilo que beneficia nosso corpo, e ao mesmo tempo evitando o surgimento de doenças e problemas causados, por falta da prática de atividades físicas e motoras.

2 A IMPORTÂNCIA EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO À SAÚDE

A saúde é um dos nossos atributos mais preciosos. Mesmo assim, a maioria das pessoas só pensa em manter ou melhorar a saúde quando esta se acha ameaçada mais seriamente e os sintomas de doenças são evidentes.

Modernamente, não se entendem saúde apenas como o estado de “ausência de doenças”. Nessa perspectiva mais holística, a saúde é considerada como uma condição humana com dimensões física, social e psicológica, caracterizadas num contínuo, com pólos positivo e negativo.

Nos dias de hoje, as pessoas têm muitas vantagens sobre as gerações passadas, pois nunca houve tanta e tão sólida evidência dos efeitos do comportamento individual sobre a saúde. Paralelamente, os recursos da medicina e as condições de vida em geral são muito superiores às de um século atrás. Vive-se mais e, geralmente, com mais saúde. Apesar disso, coletivamente, ainda estamos longe de sermos tão saudáveis quanto poderíamos ser. Além de estilos de vida que põem em risco a saúde seja pelo stress, pela alimentação inadequada ou pelo sedentarismo ainda existem diferenças gritantes no padrão de vida de regiões mais desenvolvidas e daquelas mais pobres. Não são poucas as pessoas que ainda vivem em condições desumanas, onde a luta diária pela sobrevivência impede que as questões hierarquicamente mais significativas em termos de qualidade de vida possam ser consideradas (como o lazer e a cultura). De fato, a verdadeira escala de qualidade de vida começa quando as barreiras da sobrevivência são ultrapassadas.

Pesquisas em diversos países, inclusive no Brasil, têm mostrado que o estilo de vida, mais do que nunca, passou a ser um dos mais importantes determinantes da saúde de indivíduos, grupos e comunidades.

Nos primeiros anos escolares, a prioridade ao desenvolvimento motor faz sentido, e os objetivos relacionados à aptidão física são considerados secundários, mais tarde, porém, é necessário priorizar a educação para um estilo de vida ativo através de um bloco sólido de instrução teórico-prática, e a primeira série do ensino médio parece ser o período apropriado para essa experiência.

Os objetivos mais importantes da Educação Física talvez sejam aqueles que não podem ser atingidos em curto prazo. Aliás, se a Educação Física escolar existisse apenas para atingir objetivos imediatos, como por o corpo em movimento, a natureza dos programas seria outra e a necessidade de professores especializados seria menor.

Como em qualquer nível escolar, o objetivo número um no planejamento em Educação Física deveria ser: fazer com que o aluno queira voltar na próxima aula. Atingido esse objetivo, a realização dos demais fica bem mais fácil.

A educação para um estilo de vida ativo pode integrar objetivos importantes dos domínios afetivo, cognitivo e psicomotor. Para tanto, os currículos de Educação Física deveriam ser estruturados de forma a representar uma sequencia lógica de experiências, ano após ano. Um planejamento adequado, enfatizando um ou poucos objetivos específicos por período e estabelecendo uma progressão na complexidade das experiências, não só faz sentido, como também ganha o respeito da comunidade. Se, no ensino fundamental, a ênfase é o desenvolvimento motor e a iniciação esportiva, no ensino médio, a ênfase deve ser dada aos conceitos e experiências sobre atividade física, aptidão física e saúde.

A educação física vem exercendo uma função de extrema importância em relação á saúde, além de atuar de forma direta na recuperação de lesões dos indivíduos também previne doença através das atividades físicas, conforme cita Markus Nahas, (238 p. 25).

“A inatividade física representa uma causa importante de debilidade, de reduzida qualidade de vida e morte prematuras sociedades contemporâneas, particularmente nos países industrializados.”

Ou seja, pessoas que não tem o hábito de praticar atividades físicas possuem maior chance de ter lesões e doenças, como problemas respiratórios, obesidade, entre outras. Os indivíduos que estão sujeitos a esses tipos de problemas são aqueles que levam uma vida sedentária, não mantendo uma alimentação equilibrada e nem hábito de exercitar-se, conforme cita Markus Nahas, (238 p. 26)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com