TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física e Saúde: como ensinar conhecimentos sobre o corpo e saúde nas aulas de educação física escolar, através de uma abordagem multidisciplinar.

Por:   •  26/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  3.522 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

PROJETO DE PRÁTICA

Curso: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Semestre/turma/ano: 3° semestre / 1° ano

Disciplina: Conhecimentos sobre o corpo

Professor Responsável: Profa. Dra. Camila Tavares Valadares da Silva

Título do Projeto: Educação Física e Saúde: como ensinar conhecimentos sobre o corpo e saúde nas aulas de educação física escolar, através de uma abordagem multidisciplinar.

Início do Projeto: 01 de abril de 2016

Término do Projeto: 01 de junho de 2016

Título: Educação Física e Saúde: como ensinar conhecimentos sobre o corpo e saúde nas aulas de educação física escolar, através de uma abordagem multidisciplinar.

a) Descrição do Projeto

O professor de Educação física tem um importante papel em transmitir aos seus alunos as possibilidades motoras de seu corpo e em proporcionar experiências vivenciadas, assim como a efetividade da prática esportiva no desenvolvimento biopsicossocial e cultural da criança e do jovem.

A disciplina de Conhecimentos sobre o Corpo tem por objetivo apresentar conhecimentos básicos de biologia, fisiologia humana e articular estes conhecimentos com a cinesiologia e a biomecânica, visando à formação de futuros professores de educação física com uma visão ampla do ser humano, em suas dimensões biologia, física, emocional e espiritual.

As crianças, os jovens, os adultos e os idosos precisam conhecer seus corpos, entender seus esquemas corporais e saber como funcionam, percebendo as belezas, fazeres e saberes diferentes que constituem as variações anatômicas de idade, sexo, raça, biotipo e evolução corporal (Dangelo; Fattini, 2006). Dessa forma, se pode afirmar que se torna extremamente importante, à este profissional, o conhecimento das possibilidades do corpo humano. Baseado nestes conceitos, este projeto terá como objetivo proporcionar ao aluno um momento para refletir como utilizar os conceitos adquiridos em suas aulas de educação física, através de atividades interativas e expressivas

Neste projeto o aluno deverá elaborar uma aula que possibilite ensinar aos seus alunos como seus corpos são compostos e como funcionam.

Inicialmente deverá realizar uma pesquisa bibliográfica, no qual deverá selecionar sites de pesquisa, artigos científicos que demonstram a importância da atividade física na escola para o desenvolvimento corporal e cognitivo das crianças e dos jovens e em seguida elaborar um plano de aula que utilize todos os conceitos abordados para proporcionar ao seu aluno tal conhecimento. Em seguida, seguir as seguintes fases:

  • Elabore um plano de aula que tenha, no máximo, cinco laudas (fonte 12, espaço simples, qualquer tipo de letra).
  • Margem: 1 cm: direita, esquerda, inferior, superior
  • Fazer um cabeçalho dessa forma: Claretiano – Centro Universitário Curso de Graduação em .... - Licenciatura Tutor: Aluno: Prática ou Avaliação Continuada: : Educação Física e Saúde: como ensinar conhecimentos sobre o corpo e saúde nas aulas de educação física escolar, através de uma abordagem multidisciplinar
  • Fazer uma introdução descrevendo os seguintes temas:
  • O que é célula e qual a sua função:
  • Tipos de tecidos e importância no crescimento e desenvolvimento humano
  • Conceitos de homeostase e brevemente como os sistemas circulatório, respiratório, muscular e nervoso trabalham para manter as funções do organismo humano.
  • Após esta introdução, iniciar a descrição do plano de aula, contendo:

  1. Título da aula (dê um nome para a aula).
  1. Tempo necessário (quantas aulas ou horas serão necessárias para o desenvolvimento da proposta).
  1. Etapa de ensino

( ) Ensino Fundamental ( anos finais )

( ) Ensino Médio

  1. Ano ou série da etapa de ensino

Ensino Fundamental (anos finais) 6º ano ( ) ou 7º ano ( ) ou 8º ano ( ) ou 9º ano ( )

Ensino Médio 1º ano ( ) ou 2º ano ( ) ou 3º ano ( )

  1. Objetivos da aula

Para que ensinar e aprender? Os objetivos devem ser elaborados visando ao desenvolvimento de capacidades nos alunos ao longo ou após a aula. Tais capacidades devem ser relacionadas ao pensar, ao sentir e ao agir. (Elaborar dois ou três objetivos apenas).

  1. Conteúdo - Os conteúdos são os saberes a serem trabalhados; devem ser vistos como meio para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos (BRASIL, 1997). Neste item é importante que se faça um introdução sobre os principais conceitos abordados na aula.

  1. Estratégias de ensino ou procedimentos didáticos - Como a aula será desenvolvida e como os conteúdos serão trabalhados para que os alunos possam compreendê-los.  
  1. Recursos/materiais - Com o que ensinar e aprender? Exemplos: giz, lousa, papel, cola, tesoura, vídeo, datashow, laboratórios, quadras, bolas, passeio etc.
  1. Referências - Quais livros, revistas, vídeos e sites você utilizou para elaborar a aula?
  1. Sugestão de trabalho interdisciplinar - Mostrar como a aula pode ter o apoio ou apoiar outras disciplinas.
  1. Avaliação - Qual o tipo de avaliação que será utilizada? E o instrumento? Qualquer dúvida que você tiver quanto à elaboração do plano de ensino entre em contato com o seu tutor a distância na Sala de Aula Virtual.

b) Pontuação: 0 a 1.0 pontos.

c) Critérios de avaliação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (143.6 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com