TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimentos Corpo

Ensaios: Conhecimentos Corpo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

Com o decorrer dos anos, é nítido que o desenvolvimento tecnológico tomou espaço de parte das atividades físicas na vida de adultos, adolescentes, crianças, deixando-os mais sedentários. No entanto, é preciso que educadores físicos saibam direcionar com eficiência, frisando e comprovando a importância das atividades desde sua vida escolar até sua adolescencia, para que estes as tornem hábitos futuros, os quais serão estímulos para as próximas gerações. Nos artigos pesquisados é possível compreender diferentes pontos, sejam eles do aspecto pedagógico da educação física, ao processo fisiológico e por fim, como um conjunto levar a um melhor desempenho do indivíduo em suas atividades escolares ou extracurriculares.

De acordo com Maria Emilia de Lima, pesquisadora do grupo da FEUSP, a participação democrática para construção do plano pedagógico, leva o aluno a conhecer sobre seu corpo com um novo objetivo de se cuidar e se preservar, sendo este o primeiro ponto. Em um segundo momento, é preciso considerar a relação do estado nutricional do aluno e sua capacidade de realizar as atividades colocadas pelo educador.

Especificando um pouco mais, como vantagem cognitiva pode-se citar o artigo “Atividade física pode melhorar desempenho escolar”, da revista veja on line, a qual cita Thinkstock: “Praticar atividade física com regularidade ajuda a melhorar a cognição do jovem, levando a um melhor desempenho escolar”. Este, foi baseado em mais de 14 pesquisas as quais foram utilizados cerca de 12.000 alunos, que comprovam : os alunos mais ativos tinham um melhor desempenho nas atividades acadêmicas. Já do ponto de vista maturacionais e funcionais, foi colocado o trabalho de TOURINHO FILHO, H. & TOURINHO, L.S.P.R., 1998, que afirma que saber diferenciar as adaptações morfológicas e evidenciar os marcos da puberdade, aceitando a variabilidade individual, facilita o planejamento das atividades. Assim, as pesquisas bibliográficas foram referentes a trabalhos que pudessem esclarecer:

- Crescimento, desenvolvimnto e maturação; Crescimento, puberdade e maturação sexual; Rendimento anaeróbio na criança e adolescente; Aptidão aeróbia na criança e no adolescente; Limiar anaeróbio em crianças e adolescentes.

Contudo, seria vazio todo estudo fisiológico e funcional se não houvesse um processo de educação quanto às atividades físicas para que essas sejam consideradas futuramente, para auto cuidado físico , mental e até mesmo social. É o que mostra DARIDO, S.C., 2004. em seu artigo, o qual utiliza de questionários com crianças 5ª. série, 7ª.série e 1ª.série do Ensino Médio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com