TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática ou Avaliação Continuada: Educação Física e Saúde - Como ensinar conhecimentos sobre o corpo e saúde nas aulas de Educação Física escolar, por meio de uma abordagem multidisciplinar

Por:   •  6/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  1.574 Visualizações

Página 1 de 7

Claretiano – Centro Universitário

Curso de Graduação em Educação Física Licenciatura

Tutor: Profª  Camila Tavares Valadares Da Silva

Aluno: Jonas Gomes Cremasco, RA: 1188550

Prática ou Avaliação Continuada: Educação Física e Saúde: como ensinar conhecimentos sobre o corpo e saúde nas aulas de Educação Física escolar, por meio de uma abordagem multidisciplinar.

São Paulo

2016

Projeto de prática. Título do Projeto Educação Física e Saúde: como ensinar conhecimentos sobre o corpo e saúde nas aulas de Educação Física escolar, por meio de uma abordagem multidisciplinar.

a) Objetivos

•         Transmitir aos seus alunos as possibilidades motoras de seu corpo e proporcionar experiências vivenciadas, assim como a efetividade da prática esportiva no desenvolvimento biopsicossocial e cultural da criança e do jovem.

•         Apresentar conhecimentos básicos de Biologia e Fisiologia Humana, articulando estes conhecimentos com a Cinesiologia e a Biomecânica, visando à formação de futuros professores de Educação Física com uma visão ampla do ser humano, em suas dimensões biológica, física, emocional e espiritual.

•         Fazer com que as crianças, os jovens, os adultos e os idosos conheçam seus corpos, entendam seus esquemas corporais e saibam como funcionam, percebendo as belezas, os fazeres e os saberes diferentes que constituem as variações anatômicas de idade, sexo, raça, biotipo e evolução corporal (Dangelo; Fattini, 2006). Dessa forma, poderão conhecer as possibilidades do corpo humano.

•         Proporcionar aos alunos um momento para refletir como utilizar os conceitos adquiridos em suas aulas de Educação Física, por meio de atividades interativas e expressivas.

b) Descrição do Projeto.

Neste projeto, o aluno deve elaborar uma aula que possibilite ensinar aos seus alunos como seus corpos são compostos e como funcionam. Inicialmente, deve realizar uma pesquisa bibliográfica, selecionando sites, artigos científicos que demonstram a importância da atividade física na escola para o desenvolvimento corporal e cognitivo das crianças e dos jovens. Depois, deve elaborar um plano de aula que tenha, no máximo, cinco laudas e que utilize todos os conceitos abordados.

Célula é a unidade estrutural e funcional fundamental dos organismos vivos. Dessa maneira, de acordo com a teoria celular, todos os organismos vivos são compostos por células, sem a qual não haveria vida. Distinguem – se quatro tipos de tecidos, o epitelial, o conjuntivo, o muscular e o nervoso, que se associam para formar os órgãos, de maneira geral podemos dizer que a importância dos tecidos no crescimento e desenvolvimento humano são: Proteção (sanguíneo, ósseo, pele), transporte (cartilaginoso, ósseo e muscular, conjuntivo), energético e isolante térmico, sanguíneo, conjuntivo) revestimento (pele), estímulos e condução (nervoso), (adiposo = gordura), secreção (pele), preenchimento (conjuntivo), absorção (pele), sustentação e locomoção e etc. Homeostase é a condição de equilíbrio do meio interno do organismo em relação ao meio externo, isto é, o ambiente.

Plano de aula: O que ocorre no corpo humano com a prática de atividades físicas.

Tempo necessário: Uma aula.

Ensino Médio – 1º ano.

Objetivos da aula:

• Entender a associação entre a intensidade do exercício e a alteração na frequência cardíaca.

• Compreender a frequência cardíaca como uma medida da intensidade dos exercícios, o gasto de energia e o nível de condicionamento físico.

• Descobrir os meios básicos para medir a frequência cardíaca.

Inicia – se a aula expressando sobre os significados atribuídos ao corpo e aos "padrões" de beleza, como que a sociedade contemporânea, relaciona esse tema com as práticas de atividades físicas associadas a uma melhor qualidade de vida, é um tema complexo que envolve aspectos objetivos e subjetivos condições e estilo de vida. Incluir noções de Fisiologia que auxiliará o aluno a entender o que acontece com o corpo quando praticamos exercícios que é um conhecimento imprescindível, ensinar que com a prática de atividade física ocorre perda de peso e a diminuição da porcentagem da gordura corporal, reduz a pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL – o colesterol bom. Desde que sejam obedecidas as limitações e que não haja excesso, existem mais benefícios que malefícios nas práticas de atividades físicas, que podem ser diversos como lesões musculares, lesões articulares, fraturas ósseas, lesões cardíacas, queda da imunidade, insônia, queda de desempenho e etc. Explicar que não é necessário a pratica intensa de atividade física para que se garanta os seus benefícios para a saúde, o mínimo de atividade física necessário para que se alcance esse objetivo é de mais ou menos 200k cal/dia.

É um conhecimento fundamental, já que ao término do ensino médio o estudante saiba planejar um programa de atividade física adequado, visando a melhoria da sua saúde. Utilizar esse plano de aula para demonstrar as reações do organismo, mais precisamente do sistema cardiorrespiratório, durante corridas de velocidade e resistência. Para as práticas de corridas de velocidade e resistência o ideal é que o espaço esteja organizado antes da aula com algumas raias de aproximadamente 30 metros. Com giz, fita ou cones faça as marcações no chão e numere as raias de 1 a 4.

[pic 1]

Para a corrida de resistência monte um circuito com os cones para que as crianças possam correr baterias de mais ou menos 5 minutos cada.

[pic 2]

Material necessário: Giz, lousa pequena, lápis, papel em branco, cones, apito e frequencímetro (para quem tiver esta possibilidade).

Para registrar a frequência cardíaca dos alunos o ideal seria entregar uma planilha ou cartão frequência cardíaca, que deve ser entregue a todos os alunos. O exemplo abaixo pode ser utilizado durante uma atividade.

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (52.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com