TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física e promoção da saúde

Por:   •  24/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

                                LUCAS LENDEL NOGUEIRA 1142825

                            Educação Física Bacharelado

Atividade Sav 1

Sueli Aparecida de Castro

Centro Universitário Claretiano

BATATAIS

            2016

TEXTO

O artigo “Educação Física e promoção da saúde: encontros possíveis” apresenta a relação existente entre a área da educação física com a promoção da saúde. No entanto que a promoção da saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, pois é o mesmo intuito da educação física, trazer essa melhoria a saúde através das atividades físicas e exercícios físicos oferecidos pela área. A educação física é a educação em saúde, e educação em saúde e promoção da saúde são conceitos que estão sempre juntos, uma com mudanças individuais enquanto a outra mudança organizacional, sempre beneficiando a comunidade.  

A educação física tem como objetivo primordial promover a saúde e qualidade de vida através de atividades e exercícios físicos. Como no artigo “prática de atividades físicas, como um meio da educação em saúde, é um processo educativo que visa informar, capacitar e levar a toda a comunidade seus benefícios, estando desta maneira, contribuindo para a promoção da saúde e a qualidade de vida”. Isso quer dizer se toda a população levasse a pratica regular de atividade física a sério, com certeza hoje o índice de doenças causadas pelo sedentarismo como a obesidade, diabetes, doenças do coração entre outras seria muito menor.

O cuidado com a saúde tem que ser tomado desde a infância, visto que a educação física escolar apresenta uma relação limitada com os objetivos educacionais voltados à atividade física como meio de promoção da saúde. Pois realmente a educação física escolar fará com que a criança esteja realizando as mais diferentes formas de movimento, em consequência disso realizar uma atividade física que então proporcionará uma boa qualidade de vida por diversos aspectos, sejam eles físico, motor, cognitivo, afetivo e social.  

Outra população que vem chamando muito a atenção no campo da educação física é a população dois idosos. Essa faixa etária vem crescendo muito nos últimos anos, pois os idosos estão cada vez mais correndo atrás de uma qualidade de vida melhor. Porque nesta faixa etária a queda é uma dos principais problemas clínicos que ocasiona grandes complicações devido à fraqueza muscular e óssea. Portanto cabe ao educador físico como sua missão para a promoção da saúde idosa promover atividades físicas e programas de reabilitação com o propósito de prevenir essas complicações que podem minimizar ou retardar o seu aparecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com