TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física na Pré-História

Artigo: Educação Física na Pré-História. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Artigo  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  1.823 Visualizações

Página 1 de 3

Educação Física na Pré-História

As atividades humanas durante o período da pré-história dependia do movimento, do ato físico. O homem dependia de força, velocidade e resistência para sobreviver. A situação de nomadismo fazia com que realizassem grandes caminhadas nas quais eram obrigados a lutar, correr, saltar e nadar.

Tinha características diferentes dos outros animais, uma delas era ser capazes de segurar objetos por ser o unico que possuía polegar.

No começo ainda nômades, a caça e a pesca eram a base de sua econômia. Quando começaram a dominar as técnicas de sobrevivência eles iniciam um processo de sedentarização, por terem desenvolvido habilidades como a domesticação de animais, a agricultura etc. Em qualquer desses momentos foi necessário que aprimorassem as habilidades físicas para melhora de gestos e a construção de ferramentas que possibilitassem maior sucesso em sua sobrevivência.

A medida em que o homem entra por completo nesse estágio de sedentarização ele começa a ficar ocioso, levando ao surgimento de uma concepção esportiva, para as atividades que, até então, eram praticadas apenas por rituais, para seu benefício ou guerras.

Cada vez mais os jogos iam ganhando uma visão moral e social na vida dos homens. Atravez dos jogos iam se sociabilizando melhor, isso levavao aparecimento de uam hierarquia de valores eticos-sociais, e os vencedores e perdedores deveriam aceitar com esportividade.

A partir do momento que o homem se sedentarizou podemos registrar a luta pela posse de terra. Mas essa fixação ao solo não aconteceu em todos os lugares, ainda havia aqueles que continuavam nômades, quando encontravam um grupo de sedentários venciam facilmente por possuir mais força física.

História do Esporte na Pré-História

A pré-historia ocorre na primeira etapa da evolução humana, teve início com o surgimento dos primeiros hominídeas, por volta de quatro milhões de anos atrás. Ela se estende até o surgimento dos primeiros registros por volta de 4.000 a.c.

Nesse período o homem não tinha inventado a escrita ainda. Por isso não existia nada escrito, apenas provas encontradas na arquiologia, que forneciam pistas dos habitos antigos.

O Esporte primitivo

A história da origem dos esportes pode ser confundida com a propria história da origem da humanidade. O homem primitivo andava, corria, nadava, lutava, saltava ou lançava. As atividades físicas eram praticadas com naturalidade pelo o homem pela disputa de terras e caça.

Os homens primitivos contribuiram bastante enquanto nômades para interpretação da atividade física apartir de sua primeira característica, o utilitarismo.

O caráter utilitario surgiu quando o homem deixou de ser nômade, fixou-se a terra, ao lado de grandes rios, tornou-se agricultor e passou a participar da organização dos primeiros agrupamentos humanos.

Pode se constatar desde as épocas letradas, a existência de atividades em forma de jogo que cumpriam um papel social de maior revelância. O ato de atacar, defender-se e se locomover era constante entre os primitivos. Essas ações deixavam sempre em movimento, e mesmo sem querer melhorava seu condicionamento físico. Por isso as atividades físicas eram muito importantes.

Nesse período que vai do surgimento do homem na terra, até o aparecimento da eescrita, foi muito importante para história da humanidade. Aos poucos o homem foi desenvolvendo estratégias para resolver os problemas que ele e seus companheiros e até os próprios animais causavam.

Os primeiros registros de esportes na humanidade surgiram de escavações na região da Suméria (atual Iraque) e no Egito. Foram encontrados vestígios de representações de lutadores e platéia. Na região da Mesopotânia (Iraque) arqueologos acharam um pedaço de Terracota (argila modelada cozida) com um desenho de dois homens lutando. O objeto tem cerca de sete mil anos.

...

Baixar como  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »