TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação como prática corporal

Por:   •  26/9/2016  •  Resenha  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  2.491 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: Educação como prática corporal

O livro trás a importância da pratica corporal no desempenho global do aluno, o seu objetivo á apresenta a educação física como uma disciplina integrada ao currículo escolar, transformando- a numa aliada para a educação para a autonomia. Busca contribuir para que os alunos desenvolvam a consciência do próprio corpo e aprenda a lidar com suas emoções, ser mais cooperativo e corporalmente mais expressivo.

Quem educa para a autonomia, confia que seus educandos saberão seguir pela vida orientada por sua própria consciência autônoma.

A seguir descrevemos características dos alunos nos deferentes níveis de escolaridade.

Educação Infantil: 18 a 24 meses

Habilidades de representação mental é muito importante, a escola deve investir por meio de atividades simbólicas ( imaginário, faz-de-conta),mas buscando coerência com a realidade.

Ensino Fundamental

Nesta fase as crianças transitam entre o jogo egocêntrico e jogo social, podendo jogar com os outros e usufruir das vantagens disso e assim começar a aprender que para ter êxito no jogo o caminho mais eficaz é a cooperação.

TERCEIRO ANO:

Poucas distinções entre o segundo e terceiro ano .Na primeira série há descobertas, na segunda série, afirmações, de modo bastante geral.


QUARTO ANO:

O pensamento voltado mais ao coletivo que ao individual. O jogo é mais organizado, devido as noções de posicionamento. Porém é provável que, um grupo de crianças de terceiro ano passe mais tempo discutindo o jogo que praticando-o corporalmente. Os jogos cooperativos devem ter presença privilegiada no currículo de Educação Física do terceiro ano.


QUINTO ANO: Não há características marcantes.

AUTOR:JOÃO BATISTA FREIRE E ALCIDES JOSÉ SCAGLIA

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com