TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação física para a saúde

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.347 Palavras (18 Páginas)  •  1.722 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

DANIELA DE VASCONCELOS FAYAL

LEF: 0019

 

 [pic 3]

PAPER DO ESTÁGIO II

Cametá / PA

2016

                                         

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

DANIELA DE VASCONCELOS FAYAL

Prof. Orientador:

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Licenciatura em Educação Física (LEF0022) – Estágio II

03/12/2016

RESUMO

O presente trabalho vem aborda questões sobre a saúde e qualidade de vida em educação física escolar, tendo como objetivo principal a promoção da saúde e apresentar um ideário capaz de ampliar essa relação de compromisso, uma vez que busca integrar os aspectos políticos, econômicos e socioculturais da vida humana sem desconsiderar a aptidão física. Este trabalho tem a pretensão de refletir sobre o estágio II realizado em uma escola pública de ensino fundamental no município de Cametá. O estudo está fundamentado também na pesquisa bibliográfica, onde através da visão de vários autores poderemos estabelecer relações da saúde com a educação física como forma de prevenção dos distúrbios hipocinéticos. O estudo tem visão contemporânea de saúde e de sua relação com o exercício, possibilitando uma atuação mais significativa do professor de Educação Física, enquanto educador, perante a questão da saúde dos seus alunos e de sua comunidade. 

Palavras-chave: Qualidade de vida. Educação Física. Saúde.

1 INTRODUÇÃO

 O trabalho está estruturado em duas partes. Na primeira, buscamos apresentar a visão que, historicamente, tem legitimado a relação entre a atividade física, saúde e qualidade de vida da perspectiva das ciências biológicas. Na segunda parte, com o objetivo de trazer novos elementos para o debate, lançamos um olhar social, cultural e histórico sobre o tema. A área de concentração e a eficácia das atividades de educação física no combate as doenças que tem como ensaio pretender, pois, ser uma contribuição no sentido de posicionar a educação física como veiculo da promoção da saúde cujo tema é Educação física e saúde em sala de aula.  

A promoção da saúde se faz com a lógica de aceitação social e apresentar como um ideário capaz de ampliar essa relação de compromisso, pois os alunos é um ser capaz em todos os sentidos, além que estimula a curiosidade de conhecer o próprio corpo oferecendo-lhe uma estrutura completa para exercer suas habilidades e terem hábitos saudáveis ao longo da vida.  

 Os objetivos foram desenvolvidos de acordo com a profundidade do estudo, que abordam que a saúde e qualidade de vida interferem muito nos problemas hipocinéticos que são de maiores fatores de risco em um individuo. O estágio II foi realizado na E.M.E.F Professora Dinorá Tavares Gonçalves, localizado na Rua das Acácias, Bairro Primavera, Cametá, PA, e oferece atendimento de educação de jovens e adultos – supletivo, ensino fundamental - supletivo, educação profissional integrada ambos de período noturno, tendo como início das atividades o horário de 18h00minh ás 22h00min, e ensino fundamental anos finais sendo diurno, recebem alunos de quase todo o bairro situada, e também alguns próximos, não havendo hegemonia de determinadas localidades. Possui 8 salas de aula, tendo também, 1 sala para secretária, 1 para direção, 1 sala de professores, 1 multimídia, 1 cozinha, 13 banheiro e Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida. Seu quadro de funcionários é composto por: Diretora, Secretárias, Professoras, Agentes Administrativos, Serventes, sendo todos residentes no Município, ao todo são 53 funcionários.  

 Apresentando seu aspecto físico em alvenaria com boa conservação de higiene interna e externamente, dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, banheiros adaptados, conta com transporte coletivo opcional, um comércio nas proximidades, seus usuários são de diferentes níveis sócios culturais e econômicos com renda familiar de nível médio e baixo, com capacidade de atendimento para 700 alunos. Possui os seguintes recursos: 1 aparelho Datashow, 3 computadores, 1 máquina fotográfica, 2 aparelhos de DVD, 1 caixa de som, 3 aparelhos de som.

A escola trabalha com um quadro de horários com todas as atividades pedagógicas disponíveis para os alunos, convocam reuniões, os professores recebem os planejamentos, os conteúdos são separados por grupos e disciplinas para serem aplicados durante o ano. Nesse contexto, a avaliação na escola é entendida como parte do processo de ensinar, aprender, educar e cuidar. Tendo o caráter formativo, dimensionando o planejamento do professor e, consequentemente sua prática.

A regência foi realizada com as turmas do 8º e 9º Ano, em média 30 alunos em cada turma, entre os dias 15/09 até o dia 28/09/2016, onde as aulas foram registas com a ajuda do professor da instituição.

                A Educação Física esteve influenciada por uma série de instituições durante a sua história. Podemos citar a influência histórica das instituições militar, médica e desportiva. Dentre elas, buscarei enfatizar a influência que a medicina exerceu sobre a Educação Física. Para tanto, abordarei a relação histórica da Educação Física com a saúde, a qual se dá pela via da aptidão física e baseia-se nos benefícios orgânicos do exercício para a saúde.

2. EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE: UMA RELAÇÃO HISTORICA

Ao longo dos anos, a Educação Física aparece relacionada à ideia de saúde. Para Paulo Ghiraldelli Júnior (1992), a Educação Física, em todas as suas tendências, é encarada como atividade capaz de assegurar a aquisição e a manutenção do status de saúde individual. João Paulo S. Medina (1992) parece concordar com essa afirmação quando, classificando a Educação Física em três concepções (Convencional, Modernizadora e Revolucionária), mostra-nos que as duas primeiras dão prioridade ao aspecto biológico, enfatizando o desenvolvimento da aptidão física e da saúde dos indivíduos, ignorando os aspectos sociais que podem influenciar nessas situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (348.8 Kb)   docx (906.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com