TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios e Atividades Físicas na Encosta do Seminario

Por:   •  16/11/2016  •  Artigo  •  2.167 Palavras (9 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 9

 EXERCÍCIOS E ATIVIDADES FÍSICAS DESENVOLVIDAS NA ENCOSTA DO SEMINÁRIO

SANTOS, Paulo Ricardo da Silva[1]

SILVA, Daniel Bruno Pereira da[2]

RESUMO

A escolha do tema do nosso trabalho baseou-se em conhecer as atividades físicas e esportivas realizadas na Encosta do Seminário no Crato, tendo como objetivo analisar a contribuição que a mesma trouxe para a prática da atividade física da população do bairro. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo, onde podemos concluir que o principal benefício foi a melhora na qualidade de vida que é levada para os moradores do bairro, através da acessibilidade às atividades físicas e esportivas no local. Dentre as principais atividades realizadas podemos citar: caminhada, cooper, treinamento funcional, capoeira, atividades nos aparelhos da academia, zumba, prática de esporte sobre rodas como bicicleta, skate e patins, dentre outras.

Palavras Chave: Atividade Física, Encosta do Seminário, Crato-CE.

         

ABSTRACT

The choice of the theme of our work was based on knowing the physical and sporting activities in the Hill Seminar in Crato, aiming to analyze the contribution that it brought to the physical activity of the neighborhood population. It is a qualitative case study where we can conclude that the main benefit was the improvement in quality of life that is brought to the residents of the neighborhood, through the accessibility to physical and sports activities on site. The main activities include: walking, jogging, functional training, capoeira, activities in the Academy devices, zumba, sports practice on wheels as cycling, skateboarding and rollerblading, among others.

Keywords: Physical Activity ,Hill Seminary, Crato-CE.

INTRODUÇÃO

Quase 50% dos brasileiros fazem menos exercícios do que o recomendado, segundo o cardiologista e médico do esporte Daniel Kopiler, a situação é consequência da evolução tecnológica da sociedade, afetando principalmente os jovens por estarem em maior contato com a tecnologia. "Hoje temos uma série de materiais que vão facilitar nosso trabalho braçal, mas que de alguma maneira vão diminuir a quantidade de trabalho comparado com o que fazíamos. Esta mudança tecnológica faz com que as pessoas comecem a andar menos e a fazer menos atividades físicas", explicou Kopiler à Agência Efe.

Uma das consequências do sedentarismo mais temidas é a obesidade, que pode vim a acarretar diversos problemas de saúde. A solução indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é a prática de pelo menos 30 minutos de exercícios físicos por dia. Os exercícios mais indicados para se livrar da inatividade são caminhadas, ciclismo, natação e hidroginástica por não causarem problemas às articulações, mas que devem ser acompanhadas de alongamento.

Academias são ótimas, mas nem todo mundo pode pagar por elas ou chegar até uma com facilidade. As academias ao ar livres são uma boa opção para quem planeja sair do sedentarismo e adquirir uma melhor qualidade de vida. Também é uma opção válida, a prática de atividades físicas como a caminhada, corrida, dança, capoeira, ciclismo.

A escolha do tema do nosso trabalho baseou-se em conhecer as atividades físicas e esportivas realizadas na Encosta do Seminário, no Crato. Com o intuito de analisar como a implantação do espaço no bairro do Seminário, tem contribuído para a diminuição do índice de sedentarismo e melhora da qualidade de vida na cidade, através das diversas atividades físicas realizadas no local.

O presente artigo irá analisar a variedade de formas de exercícios físicos desenvolvidos pela população na Encosta do Seminário, dando a devida importância ao local, que além de trazer o lazer para a população, é mais um grande espaço propício a atividades físicas na cidade, atraindo mais pessoas a prática de exercício, o que irá refletir na qualidade de vida dessa população.

O trabalho realizado tem como referencial metodológico a observação participante natural, quando o pesquisador pertence à comunidade ou grupo que investiga, também será usada a entrevista de maneira informal com cada um representante de cada atividade física ou projeto que está sendo realizado na encosta e documentos como fotos, jornais, blogs que ajudaram para um melhor entendimento do tema.

Este trabalho está dividido em dois tópicos: 1 – O espaço físico da Encosta do Seminário, 2 – Atividades físicas e projetos realizados na Encosta do Seminário.

  1. O ESPAÇO FÍSICO DA ENCOSTA DO SEMINÁRIO

 A Encosta do Seminário teve dia 10 de Julho de 2015 a inauguração de sua primeira etapa, onde foram realizados serviços de contenção da encosta, de recomposição da vegetação e cerca de 16 km de drenagem e de esgotamento sanitário. Também foi construída uma via paisagística no topo da encosta, com extensão total de 1,2 km, incluindo iluminação, paisagismo, passeios acessíveis, sinalização e espaços de contemplação da paisagem, de lazer e de atividades esportivas. Novos espaços relacionados ao lazer, esporte e cultura foram construídos, assim como a instalação de equipamentos de ginástica, pista de skate, entre outros.

Dentre todos os benefícios que a construção da encosta trouxe, um de muita importância é a qualidade de vida que é levada para os moradores do bairro, através da acessibilidade às atividades físicas e esportivas no local. Desde que foi inaugurada, a primeira etapa da Encosta do Seminário, tem sido um dos pontos mais frequentados para lazer e exercícios físicos, de fato o projeto tem sido responsável pela mudança de rotina dos moradores do bairro mais populoso do Crato.

[pic 1]

FIG.01. Academia ao ar livre, localizada na encosta do Seminário. Fonte: (arquivo pessoal dos pesquisadores).

A encosta do Seminário ainda conta com espaços relacionados ao lazer, e divertimento. Esses espaços são bem proveitosos para as crianças, pois além de sua diversão estão também realizando atividades físicas, já que ela é entendida como todo movimento produzido pelos músculos. Ou seja, todo movimento que realizamos no dia a dia, como: nadar, lavar o carro, passear com o cachorro, varrer a calçada, brincar, entre outros.

Oferece também espaços disponíveis para a prática de atividades sobre rodas - entre elas o ciclismo, a patinação e o skate, é comum encontrar pessoas realizando essas atividades no local já que muitas preferem praticar um esporte a fazer exercícios em academias. Principalmente a prática do skate, pois a encosta também possui uma pista de skate disponível para a população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (726.5 Kb)   docx (710.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com