TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário "Atividade didática desenvolvida em uma sala de aula, sob a orientação de um professor"

Seminário: Seminário "Atividade didática desenvolvida em uma sala de aula, sob a orientação de um professor". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  Seminário  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 3

Seminário:

Seminário vem do latim “seminarium”, que significa viveiro de plantas. E isso deriva de outra palavra latina: “semen”, que quer dizer sementes e que também foi base para a palavra “sêmen”.

Portanto um seminário nada mais é que uma sementeira.

O que é seminário?

Seminário é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate;

• Sua finalidade é pesquisar e ensinar a pesquisar. Essa técnica desenvolve não só a capacidade de pesquisa, de análise sistemática de fatos, mas também o hábito do raciocínio, da reflexão, possibilitando ao estudante a elaboração clara e objetiva de trabalhos científicos. (LAKATOS e MARCONI).

Segundo Severino (2008), o seminário é “um método de estudo e atividade didática específica de cursos universitários” (p. 90).

• Seu objetivo principal “é levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada de determinado problema, a partir de textos e em equipe” (idem, p. 89).

Seria o seminário “uma atividade didática desenvolvida em sala de aula, sob orientação de um professor” (GUEDES, 1997, p. 150). Segundo ele o seminário é de iniciativa do professor e é uma prática muito recorrente em sala de aula, isso se deve à “integração que o estudo em grupo propicia. O seminário junta as pessoas, integrando-as como membros de um grupo que debate, organiza, apresenta, enfim, estuda um determinado conteúdo de matéria ou tema” (p.150).

PARTES DO SEMINÁRIO

a) Uma fase de abertura ...

b) Uma fase de introdução ao tema ...

c) A apresentação do plano da exposição ...

d) O desenvolvimento e encadeamento dos diferentes temas ...

e) Uma fase de recapitulação e síntese ...

f) A conclusão ...

g) O encerramento” (idem, p.220).

EXPOSIÇÃO ORAL X SEMINÁRIO

Há autores que afirmam que a exposição oral é sinônimo de seminário, ou seja, que trata-se do mesmo gênero. Um desses autores é Costa (2008), para quem a exposição oral ou seminário é um Discurso em que se desenvolve um assunto (conteúdo referencial), ou transmitindo-se informações, ou descrevendo-se ou, ainda, explicando-se algum conteúdo a um auditório de maneira bem estruturada. Trata-se de um gênero público pelo qual um expositor especialista faz uma comunicação a um auditório que se dispõe a ouvir e aprender alguma coisa sobre o tema desenvolvido (p. 97).

Dolz, Schneuwly, Pietro e Zahnd (2004) também corroboram dessa teoria, uma vez que para eles a exposição oral é a mesma coisa que o seminário. A exposição oral é muito praticada no espaço escolar, mas não é feito um trabalho didático e não há estratégias de intervenção para melhorar o desempenho dos alunos. Esses autores afirmam que “para a audiência, mas também e, sobretudo para aquele (a) que a prepara apresenta, a exposição fornece um instrumento para aprender conteúdos diversificados, mas estruturados graças ao enquadramento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com