TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO: PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO

Por:   •  14/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 6

Aluno: Daniel Almeida da Silva e Rômulo Rios[pic 1]

Disciplina: Exercício Resistido        

Curso: Ed. Física - Noturno

[pic 2]

[pic 3]

FICHAMENTO: PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO

Na participação ativa é primordial entender os três fatores destes princípios: a extensão e o objetivo do treinamento, o papel criativo e independente do atleta e as suas obrigações durante as longas fases d preparação. O treinador deve promover e o desenvolvimento independente e consciente por meio de sua liderança e habilidade.

Os atletas têm de perceber na conduta do treinador m meio de melhorar suas habilidades, capacidades biomotoras e características psicológicas para que, assim, possam ultrapassar as dificuldades do treinamento.

Não limite a participação ativa à sessão de treinamento. Os atletas são responsáveis por suas ações quando não são supervisionados pelo técnico. O consumo de álcool e de tabaco afeta o desempeno e, consequentemente, os atletas trazem satisfação e relaxamento para os atletas; por outro lado, eles têm de descansar adequadamente.

Isso ira assegura que a regeneração física e psicológica ocorra antes da próxima sessão de treinamento. Os atletas que não observarem fielmente todas as exigências do treinamento não supervisionado não devem esperar desempenhos máximos.

Independentemente o quão especializada uma formação possa se tornar, a princípio deve ser exposta a um desenvolvimento multilateral para que os fundamentos sejam adquiridos, sendo sempre possível observar m desenvolvimento extremamente rápido em alguns jovens atletas. Sendo que os atletas devem participar de um treinamento multilateral ao longo de toda a carreira, dos primeiros estágios de desenvolvimento até os níveis competitivos mais elevados pois, o princípio desse desenvolvimento envolve a interdependência entre todos os órgãos e sistemas humanos, além dos processos fisiológicos e psicológicos.

Se o treinamento é realizado, no começo da carreira de um atleta, em pista, piscina ou ginásio, a intenção e a motivação apontam para a especialização em um determinado desporto. A especialização, ou seja, exercícios específicos para uma mobilidade esportiva levam a modificações anatômicas e fisiológicas, que se relacionam às necessidades deste desporto.  A especialização é um processo complexo, não unilateral, baseado no desenvolvimento multilateral. Do primeiro treinamento de um iniciante até a maestria de um atleta experiente, o volume total do treinamento e a quantidade de exercícios especiais são elevados de forma progressiva e constante.

A individualidade é uma das principais exigências do treinamento contemporâneo. Refere-se a idéia de que  treinador precisa tratar cada atleta de forma individualizada, levando em conta suas habilidades seu potencial, suas características de aprendizagem e, também, a especialidade do desporto, independente de seu nível de desempenho.

Não entenda a individualidade como um método para ser utilizado na correção avaliar objetiva e subjetivamente um atleta. Dessa forma, o treinador deve compreender as necessidades de treinamento de um atleta e maximizar as habilidades deste.

Planejar de acordo com o nível de tolerância do atleta faz com que o técnico planeje as cargas de treinamento. A capacidade de esforço de cada indivíduo depende da idade biológica e cronológica, experiência ou idade de iniciação na participação desportiva, capacidade individual de trabalho de desempenho, treinamento e estado de saúde, a carga de treinamento e a velocidade de recuperação do atleta, com a posição corporal do atleta e o tipo de sistema nervoso.

No treinamento individualizado crianças e adolescentes adaptam-se mais facilemente a altos volumes de carga com intensidade moderada do que a baixos volumes e estímulos intensivos. As crianças se comparadas a atletas adultos, têm um sistema nervoso instável, deforma que, algumas vezes, o estado emocional delas se alteram rapidamente. Esse fenômeno requer harmonia entre o treinamento e as outras atividades das crianças, em especial o dever escolar. Por tanto deve-se melhorar a recuperação e manter a alternância correta entre os estímulos de treinamento e a recuperação.

As diferenças sexuais são importantes no desempenho e na capacidade de treinamento individual, principalmente durante a puberdade. É importante considerar corretamente as estruturas anatômicas e as diferenças biológicas. No treinamento de resistência, a principal diferença entre homens e mulheres é o grau de intensidade do treinamento que podem tolerar. O volume do treinamento é equivalente entre os dois sexos. As modificações hormonais estão relacionadas à eficiência e à capacidade física e psicológica.

A capacidade do treinador criar, incentivar e trabalhar com a imaginação é um recurso importante para variar, de forma bem sucedida, o treinamento. Ao confeccionar um programa de treinamento o técnico deve considerar as habilidades e os momentos necessários para preencher os objetivos e, então, planejá-los alternadamente para cada uma das sessões de treinamento, devendo evitar a monotonia.

A modelação tende a se tornar progressivamente um dos princípios mais importantes do treinamento. À medida que aprendemos mais sobre os fatores fisiológicos, mecânicos e psicológicos do desporto selecionado, haverá o desejo e a necessidade lógica de imitar de modelar a especificidade do desporto no treinamento. Tornando o treinamento ma9s preciso, resultando em uma adaptação específica. Somente essa adaptação levará a melhorias no desempenho.

Do estágio inicial até o patamar do alto nível competitivo, a carga de treinamento precisa aumentar gradualmente, de acordo com as capacidades fisiológicas e psicológicas individuais. O princípio do aumento gradual da carga forma a base para o planejamento do treinamento de um micro ciclo ou até de um ciclo olímpico, e todos os atletas devem segui-lo, não importando seu nível de desempenho. A taxa de aumento do desempenho depende diretamente da porcentagem e da forma com que o atleta eleva a carga de treinamento. No entanto esse padrão varia entre os desportos e as regiões geográficas no mundo. Um exame breve das quatro principais teorias da progressão das cargas permitirá ao treinador entender e avaliar a filosofia delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com