TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E CITAÇÕES

Por:   •  3/7/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

A população brasileira segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vem aumentando seu número no quadro de idosos ganhando nos últimos anos 4,8 milhões de idosos, superando a casa dos 30,2 milhões em 2017. Em cinco anos esse número corresponde a 18% desse grupo etário, sendo cada vez mais representativo no Brasil.

Abordando o tema terceira idade, ou melhor, idosos, precisamos pensar também em qualidade de vida no envelhecimento, que por sua vez são os aspectos contribuintes para uma melhor condição de vida, já que a população dessa faixa etária em tempos vem sendo tão crescente, apresentar fatores que contribuem para uma melhor funcionalidade e as causas que interferem na mesma.

Com isso toma-se como objetivo do estudo a revisão bibliográfica afim de conceituar os benefícios que a prática da hidroginástica pode contribuir positivamente para uma melhor funcionalidade na sua vida diária.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E CITAÇÕES

Segundo Neto 2007, nos últimos anos teve-se um aumento significativo no número de idosos em todo o mundo, fazendo que voltasse a atenção e interesse de estudo para esse grupo e principalmente ao envelhecimento que os acompanha.

Pois nota-se que o processo de envelhecimento é acompanhado por alterações físicas como diminuição do equilíbrio, da força muscular, da agilidade, mobilidade articular, da flexibilidade e principalmente a diminuição da coordenação motora o que acaba acarretando em quedas (RAHAL; ANDRUSAITIS; SGUIZZATTO, 2007).

O envelhecimento é um processo caracterizado por alterações morfológicas, fisiológicas, bioquímicas e psicológicas que levam a uma diminuição da capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente, que terminam por levá-lo a morte (MORIGUTI e FERRIOLLI, 1998).

Com isso a pratica dos exercícios físicos é um forte aliado na prevenção de doenças, manutenção da saúde, com propagação do bem-estar físico e mental. É através do movimento, tem-se a melhoria das aptidões físicas como força, equilíbrio e flexibilidade além do melhor funcionamento do metabolismo. (ARAUJO, 2004; PAULA, 1998).

O exercício físico é importante em qualquer idade e essencial, pois ajuda na manutenção da composição corporal e dos tônus musculares, poderá impedir ou até mesmo diminuir a taxa metabólica basal e aumentar o requerimento de energia bem como melhorar a destreza dos movimentos a força muscular, a capacidade aeróbia evitando as quedas, problemas nutricionais e melhorando a qualidade de vida (MARIGUTI; FERRIOLLI, 1998).

Para Paula 1998 e Teixeira 2007 a hidroginástica é um exercício de excelência por ser praticado em meio liquido. Pois a água além de diminuir o impacto nas articulações, diminui o risco de lesões possibilitando assim a pratica da atividade com mais intensidade. Com isso acaba reduzindo os riscos de fratura e melhorando a autoconfiança.

Pode-se notar que com a prática regular da hidroginástica, o idoso torna-se mais exposto não apenas a alterações morfológicas benéficas, mas nas mudanças sociais e psicológicas também (AGUIAR; GURGEL, 2009).

Além de todo bem-estar físico, a hidroginástica proporciona bem-estar da mente e das emoções, viabilizando mais qualidade de vida para aquele idoso (TEIXEIRA, 2007).

A saúde é disseminada em três âmbitos: o mental, o físico e o social, cada um é dependente do outro, por conseguinte o indivíduo se torna a junção e combinação desses fatores (NIEMAN, 2011).

Com isso observa-se que para o idoso obter um envelhecimento mais saudável é indispensável a prática de atividade física regularmente para melhoria de seu bem-estar assim como forma de auxiliar na diminuição de doenças. Pois os conceitos de saúde e qualidade de vida caminham juntamente e estão diretamente ligados. (GUISELINI, 2006; NIEMAN, 2011).

Devemos sempre estar cientes de que, "uma velhice tranquila é o somatório de tudo quanto beneficie o organismo, como por exemplo, exercícios físicos, alimentação saudável, espaço para o lazer, bom relacionamento familiar, enfim, é preciso investir melhor na qualidade na vida” que engloba vários fatores; Para muitos estudiosos qualidade de vida é um estilo de vida padronizado pelas classes sociais mais abastadas e almejada pelos demais, porém é importante observar também que, em todas as teorias feitas sobre este termo perpassam não somente as condições materiais, mas também aos valores como amor, liberdade, solidariedade e inserção social, realização pessoal e felicidade do mesmo no ambiente onde o convívio seja com total harmonia para o relacionamento social (MINAYO,2000).

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Em conformidade com o estudo em questão o grupo buscou por meio de revisão bibliográfica, abordar artigos científicos relacionados ao tema escolhido. Utilizando como ferramenta sites como o Google Acadêmico, Scielo, Lilacs e páginas como a do Ministério da Saúde e do IBGE. Foram empregues as palavras chaves: Idoso; Atividade Física; Saúde; Hidroginástica. A aproximação com os assuntos abordados dentro do tema foi o critério de seleção utilizado.

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

A hidroginástica se diferenciando das demais ginásticas pela sua qualidade aquática, torna-se uma atividade completa onde reduz os riscos de lesões e protege as articulações dos impactos, pois não sofre com a lei da gravidade e reduz o peso corporal total em 90% do seu total (TEIXEIRA, 2007; ASSIS, 2007; PAULA; PAULA, 1998).

Além de ter menor impacto, o ambiente diferenciado da hidroginástica trabalha tanto o fortalecimento dos grandes e pequenos grupamentos musculares, quanto a condição aeróbica de seus participantes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com