TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chiavenato (2008) Cita Três Características Principais Que Demonstram O Espírito Empreendedor. Quais são Estas Características?

Artigo: Chiavenato (2008) Cita Três Características Principais Que Demonstram O Espírito Empreendedor. Quais são Estas Características?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  7.106 Palavras (29 Páginas)  •  1.477 Visualizações

Página 1 de 29

INTRODUÇÃO

A tuberculose é uma doença milenar: suas lesões foram encontradas nas vértebras de múmias egípcias datando de cerca de 4 mil anos. Persas e chineses, 2.000 anos A.C, se referem à tísica e esta foi identificada já nos templos bíblicos, escolhida para castigar os transgressores das escrituras. Os gregos (Escola de Cós) a descreverem como supuração pulmonar, ¨doença que mata mais dentre todas¨. Hipócrates classifica seus sintomas citando os ¨hemoptóicos dos jovens¨, e Galeno pormenoriza suas manifestações clínicas (Silva,2005).

Não obstante a universalização dos estudos sobre a tuberculose , foi longa a caminhada na investigação de suas lesões. No final do século 19 com a demonstração de Bayle de que tubérculo e nódulo miliar são específicos da tuberculose, e principalmente com as histórias observações de Laennee (1819) estabelecendo a especificidade e a unidade das várias lesões que surgem na tísica, explicando que suas diferenças correspondem a fases evolutivas da doença o "mesmo que sucede com um fruto verde e maduro". OS estudos de Laennee sepultaram as teorias da inflamação como causa de todos os males de cujos defensores Broussais era o mais brilhante, arrebatando os auditórios médicos. Todavia, alguma dezenas de anos após (1852), contra unicismo das lesões tuberculosas si levanta o mais afamado patologista alemão, Virchow, reavivando a concepção do alista, dividindo em dois grupos distintos as lesões ocorridas tuberculose pulmonar, de um lado coloca a pneumonia que evolui para classificação de outro tuberculoso específico, que pode implantar-se naquela, conduzindo a destruição lenta e construção pulmonar (Silva,2005).

A tuberculose é também conhecida como tísica escrófula grande peste branca, consumpção e moléstia dizimadora. A designação tuberculose (do latim tuberculum= protuberância inchaço) tornou-se a mais comum nas ultimas décadas. Schonlein parece ter sido o primeiro a utilizar a denominação tuberculose em 1839, para enfatizar a formação de tubérculos em diferentes partes do corpo (Silva, 2005).

O Mycobacterium tuberculsis, agente etiológico da tuberculose, foi descoberto por Robert Koch, em 24 de março de 1882,razão porque é também conhecido pelo nome de bacilo Koch ou BK. Pertence a classe Schizo mycetes, ordem Actinomycetales, família Mycobaceteriaceae gênero Mycobacterium (Silva,2005).

Há diversas variedades de BK. O Mycobacterium tuberculosis Var. hominis é responsável pela maioria absoluta dos casos de tuberculose humana, apenas infectado excepcionalmente outros mamíferos (cão, gato, porco, macaco, etc...) (Silva, 2005).

O Mycobacterium tuberculosis bacilo gram-positivo e aeróbio, com forma de bastonete-reto ou ligeiramente curvo medindo de 1 a 4 m de comprimento por 0,3 a 0,6 m de espessura. Em escarro e outros materiais obtidos de doentes poderá apresentar- se aos pares ou em pequenos agrupamentos. Tem a prioridade de absorver e reter determinados corantes, mesmo depois que a lâmina for descorada por álcool e/ ou ácidos sendo portanto bacilo álcool-ácido resistente (BAAR) (Silva,2005).

1.TUBERCULOSE

A tuberculose se dissemina através de aerossóis no ar que são expelidas quando pessoas com tuberculose infecciosa tossem, espirram, falam ou cantam. Contatos próximos ( pessoas que tem contato frequente ) têm alto risco de se infectarem. A transmissão ocorre somente a partir de pessoas com tuberculose infecciosa ativa (e não de quem tem a doença latente) (Wikipédia, 2008).

A probabilidade da transmissão depende do grau de infecção da pessoa com tuberculose e da quantidade expelida, forma e duração da exposição ao bacilo, e a virulência (Wikipédia,2008).

A cadeia de transmissão pode ser interrompida isolada – se pacientes com a doença ativa e iniciando – se uma terapia antituberculose eficaz (Wikipédia, 2008).

1.1 NOTIFICAÇÃO

A tuberculose è uma doença de notificação obrigatório ( compulsória), ou seja, qualquer caso confirmado tem que ser obrigatoriamente notificado(Wikipédia,2008). Ver tabela abaixo.

1.2 INFECÇÃO

A infecção pelo M. Tuberculosis se inicia quando o bacilo atinge os alvéolos pulmonares e pode se espalhar para os nódulos linfáticos e daí, através da corrente sanguínea para tecidos mais distantes onde a doença pode se desenvolver: a parte superior dos pulmões, os rins, o cérebro e os ossos(Wikipédia,2008).

A resposta imunológica do organismo mata maioria dos bacilos, levando á formação de um granuloma. Os ¨tubérculos¨, ou nódulos de tuberculose são pequenas lesões que consistem em tecidos mortos de cor acinzentada contendo a bactéria da tuberculose(Wikipédia,2008).

Normalmente o sistema imunológico é capaz de conter a multiplicação do bacilo, evitando sua disseminação em 90% dos casos(Wikipédia,2008).

1.3 EVOLUÇÃO

Entretanto, em algumas pessoas, o bacilo da tuberculose supera as defesas do sistema imunológico e começa a se multiplicar, resultando na progressão de uma simples infecção por tuberculose para a doença em si. Isto pode ocorre logo após a infecção (tuberculose primária -1 a 5% dos casos), ou vários anos após a infecção (reativação da doença tuberculosa, ou bacilo dormente -5 a 9%) (Wikipédia,2008).

Cerca de 5% das pessoas infectadas irão desenvolver a doença nos dois primeiros anos, e outras 5% irão desenvolvê-la ainda mais tarde. No total, cerca de 10% dos infectados com sistema imunológico normal desenvolverão a doença durante a vida ( Wikipédia, 2008) .

Algumas situações aumentam o risco de progressão da tuberculose, e pessoas infectadas com o HIV; o abuso de drogas injetáveis; infecção recente de tuberculose nos últimos 2 anos; Diabetes mellitus, silicose, terapia prolongada com corticosteroides e outras terapias imuno-supressivas, câncer na cabeça ou pescoço, doenças no sangue ou reticuloendoteliais (leucemia e doença de Hodgkin), doença renal em estágio avançado, gastrectomia, síndromes de mal –absorção crônicas, ou baixo peso corporal(Wikipédia,2008).

A tuberculose afeta principalmente os pulmões ,(75% ou mais ) e é chamada de tuberculose pulmonar. Os sintomas incluem tosse prolongadas com duração de mais de três semanas, dor no peito e hemoptise. Outros sintomas incluem febre, calafrios, suores noturnos, perda de apetite e de peso, cansaço fácil (Wikipédia,2008).

Outros locais do corpo que são afetados incluem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.4 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com