TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FISICA

Por:   •  8/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.591 Palavras (11 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1ª PARTE 3

2ª PARTE 5

3 ª PARTE 6

REFERÊNCIAS 7

1ª PARTE

Segundo estudos tudo começou com o homem pré-histórico, sua necessidade de conseguir alimentos, fugir dos animais, caçarem, correr, pescar, desenvolvendo assim um condicionamento físico favorável para a sobrevivência da época. Em outros períodos o homem percebendo que seu corpo era umas das melhores armas para defesa começou a usar as atividades físicas de forma rudimentar e sistematizada. Com isso passou de gerações para gerações e o que servia para manter a sobrevivência e conquistar territórios (militar, guerras) passou também para dá alegria as pessoas com o aparecimento de espetáculos, ginásticas, jogos (Olimpíadas), mas sempre preocupando com a saúde. Enfim, com muitos desafios a Educação Física começou a se formar uma disciplina e depois de provar que realmente é importante na formação integral do ser humano, na prevenção de doenças, nos possibilita uma ressignificação nos movimentos e sentidos das práticas corporais, por isso vem ganhando um grande espaço no campo educacional.

Com o avanço na área surge um profissional para ensinar de forma sistematizada as técnicas e práticas que a disciplina oferece, entra ai então o profissional de Educação Física que antes tinha sua formação em Licenciatura Plena sob Resolução CFE nº 3/1987, onde a duração do curso superior era de 4 anos (humanista e técnica) e possibilitava trabalhar para todos os nichos do mercado de trabalho, por exemplo: educação física em escolas de ensino básico, clubes, academias, clinicas e varias outras que abrisse espaço para a atuação do profissional de Educação Física. De forma bem questionada e de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais o curso de Licenciatura Plena foi fragmentado em Licenciatura e Bacharelado/Graduação, sendo que o profissional de Educação Física formado em licenciatura (3 anos de curso) terá que atuar exclusivamente na educação básica, ou seja, ser educador nas escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, intervindo também em planejamento, coordenação e supervisão de atividades pedagógicas do sistema formal de ensino, o licenciado poderá também atuar em pesquisas relacionadas ao ensino e suas interfaces com outras áreas de estudo, não podendo atuar em academias, clubes, e outros espaços que não seja na escola. A resolução CNE 7/2004 em seu art. 4º, § 2º que distingue a formação do graduado do licenciado, estabelece que:

“O Professor da Educação Básica, licenciatura plena em Educação Física, deverá estar qualificado para a docência deste componente curricular na educação básica, tendo como referência a legislação própria do Conselho Nacional de Educação, bem como as orientações específicas para esta formação tratadas nesta Resolução”.

O optante por Bacharelado em Educação Física terá que cursar durante 4 anos com ênfase na capacitação teórica e prática para atuar nas diferentes áreas das atividades físicas como por exemplo: academias, da recreação em clubes, bem como na prescrição de atividade física voltada para a manutenção da saúde e da qualidade de vida, exceto no Magistério da Educação Física no Ensino Básico ( Resolução CNE/CES 7/2004).

Os dois cursos citados acima são de nível superior, ambos oferecem conhecimento e habilidades distintas e especificas das áreas, citaremos no quadro abaixo alguma disciplina especifica para cada curso.

Disciplinas que só existem na Licenciatura Disciplinas que só existem no Bacharelado

Didática Especifica - Educação Física Atividade Motora aplicada e Populações Especiais

Didática Geral Bioestatística

Educação Física Infantil Biomecânica Aplicada ao Esporte

Educação Física no Ensino Fundamental Epidemiologia e Saúde Pública

Educação Física no Ensino Médio Ergonomia e Ginástica Laboral

Estrutura e Funcionamento da Educação Básica Fisiologia do exercício

Língua Brasileira de Sinais - Libras Gestão e Tendências em Academias

Planejamento e Políticas Publicam da Educação Noções Básicas de Farmacologia

Prática de Ensino: Introdução à Docência Nutrição Aplicada ao Esporte

Prática de Ensino: Integração Escola e Comunidade Organização de Campeonatos e Eventos Esportivos

Prática de Ensino: Observação e Projetos Produção Técnico - Científico Interdisciplinar

Prática de Ensino: Reflexões Projeto Técnico - Científico Interdisciplinar

Prática de Ensino: Trajetória da Práxis Psicologia Aplicada ao Esporte

Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo Tipos de Atuação Profissional - Educação Física

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem Treinamento Personalizado e Musculação

2ª PARTE

Em cumprimento a proposta do trabalho e para dar enriquecimento ao mesmo fez uma entrevista com o professor Valdinei Oliveira Barros nascido em 22/06/1975, atuante na educação desde 1997, sempre em escola pública, pedagogo e atualmente aluno de licenciatura na Unopar. Trabalha com educação física na teoria e prática, educador do Colégio público Odete Nunes Dourado e durante a entrevista feita pelo grupo respondeu algumas questões que contempla o trabalho.

As aulas são ministradas por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com