TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Física: Electromagnetismo

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3
  1. INTRODUÇÃO

     A eletrização é um fenômeno onde existe alteração do equilíbrio entre cargas de um corpo. A eletrização por contato ocorre quando dois corpos condutores entram em contato, sendo um neutro e outro carregado e observa-se que ambos ficam carregados com cargas de mesmo sinal. A eletrização por indução ocorre quando se tem um corpo que está inicialmente eletrizado e é colocado próximo a um corpo neutro. Com isso, a configuração das cargas do corpo neutro se modifica de forma que as cargas de sinal contrário a do corpo eletrizado tendem a se aproximar deste. Já na eletrização por atrito, atritam-se corpos neutros e estes ficam carregados com a mesma quantidade de carga, mas de sinais contrários. Com o objetivo de reproduzir estes fenômenos, o experimento utiliza um equipamento chamado Gerador de Van de Graaff, uma máquina que utiliza uma correia que, por meio do atrito com polias e outros elementos do gerador acumula cargas elétricas em uma esfera oca de metal. Essas cargas se espalham o mais longe possível umas das outras e passam a ocupar a superfície externa da casca esférica. Essa distribuição de cargas gera um campo elétrico, afetando o espaço ao seu redor.

  1. OBJETIVO

Visualizar os efeitos do campo elétrico produzido pelo acúmulo de cargas em uma esfera oca metálica e entender como essas cargas se distribuem em um corpo metálico.

  1.  PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

3.1) Parte experimental 1

      Tiras de papel alumínio serão cortadas e as pontas das tiras serão fixadas na esfera, com fita adesiva. O gerador será ligado em velocidade alta e as tiras de papel alumínio deverão ser observadas. O gerador será desligado e as tiras de papel alumínio serão retiradas. O eletroscópio de folha será conectado ao topo da esfera metálica e deve-se observar o comportamento das fitas. Deve-se aproximar o dedo das folhas e observar. Por fim, fiapos de algodão serão aproximados da esfera metálica. Eles devem ser observados.

3.2) Parte experimental 2

        O gerador será ligado em velocidade média ou alta e deve-se verificar se há o acúmulo de cargas. O gerador será desligado e descarregado. A tachinha será retirada e o torniquete será conectado no topo da esfera metálica. O gerador será ligado em alta ou média velocidade e se observará.

3.3) Parte experimental 3

        Serão conectados cabos à esfera metálica e os terminais dos cabos à placa de acrílico. Deve-se colocar o óleo, com cuidado, dentro da cuba de vidro e esta sobre a placa de acrílico. As sementes de grama serão distribuídas dentro da cuba de vidro e então os fios metálicos serão conectados à placa de acrílico. O gerador será ligado e deve-se observar os padrões formados pelas sementes de grama. Os fios metálicos serão trocados e deve-se observar diferentes formas assumidas pelo campo elétrico.

3.4) Parte experimental 4

        O bastão será conectado com uma esfera metálica na ponta do gerador. Este será ligado, uma carga elétrica se acumulará e o bastão será aproximado. Por fim, a lâmpada fluorescente será aproximada da esfera metálica e será observado o que aconteceu.

  1. RESULTADO ESPERADO

A partir do experimento espera-se verificar que a carga se distribuirá uniformemente na superfície externa da esfera ao se ligar o gerador de Van de Graaf. Deve-se perceber a aplicação da eletrização, já que a transferência e indução de cargas gera atrações e repulsões entre corpos. Assim, corpos com cargas de sinais iguais serão atraídos e corpos com cargas de sinais opostos serão repelidos.  Além disso, espera-se perceber o poder das pontas com a presença da tachinha na esfera e o rompimento da rigidez dielétrica do ar, por meio da descarga elétrica.  Também deve ser possível visualizar os diferentes formatos das linhas de campo elétrico por meio das sementes de grama. E por fim, espera-se que o acúmulo de cargas presentes na esfera seja suficiente para acender uma lâmpada fluorescente.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com