TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Determinantes Da Performance

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Victória Felix de Oliveira Carvalho
Data de realização: 22/08/2015        
Assunto: Fatores Determinantes da Performance

De um modo geral, o desempenho físico resulta de um conjunto de todas as características físicas e mentais do indivíduo, a realização desportiva é uma mistura complexa de influências genéticas e ambientais, incluindo o treinamento.  Atletas de elite são reconhecidos como fenômenos esportivos e o potencial para atingir níveis superiores de performance no esporte está parcialmente sob o controle de genes. A excelência atlética é essencialmente multifatorial e determinada por complexas interações entre fatores ambientais e genéticos. Existem aproximadamente 10 milhões de variantes genéticas dispersas por todo o genoma humano e uma parcela destas variantes têm demonstrado influenciar a responsividade ao treinamento físico. Os fenótipos de performance física humana parecem ser altamente poligênicos e alguns estudos têm comprovado a existência de raras combinações genotípicas em atletas. Melhorar o condicionamento físico de um indivíduo significa principalmente melhorar sua potência energética. Esta potência energética é razão direta dos sistemas fisiológicos que se adaptam às diferentes solicitações, adquirindo benefícios específicos da prática regular das diferentes modalidades. O desempenho esportivo resulta, portanto da capacidade de melhorar tal potência energética. Os fatores responsáveis por este efeito podem ser subdivididos em 3 grupos:  Influência Genética,  Influência do Treinamento e Agentes Ergogênicos. No entanto, os mecanismos pelos quais genes se interagem para amplificar a performance física são desconhecidos. O conhecimento sobre os genes que influenciam a treinabilidade somado ao potencial uso indevido dos avanços da terapia gênica, como a possível introdução de genes em células de atletas, fez surgir o termo doping genético, um novo e censurado método de amplificação da performance física, além dos limites fisiológicos. 
         O desempenho Maximo que pode ser obtido por um individuo em uma determinada competição, é dependente da perfeita integração de uma serie de funções, das quais as mais importantes são: a) os processos de produção de energia (aeróbio e anaeróbio); b) função neuromuscular (força e  técnica); c) fatores psicológicos (motivação); d) tática empregada (ASTRAND & RODHAL, 1987). A participação percentual de cada um destes aspectos na
performance final de um individuo, é dependente também de muitos fatores, como: tipo de exercício (corrida, ciclismo, natação); relação entre intensidade e duração do esforço; estado de treinamento; sexo e idade; condições ambientais; tipo de equipamento e/ou vestimenta utilizada na competição. Embora todos esses fatores possam influenciar o desempenho Maximo durante o exercício físico, muitos autores têm conseguido, com um grau relativamente grande de sucesso, identificar variáveis fisiológicas capazes de predizer a performance, em atividades onde a produção de energia, ocorra predominantemente através do metabolismo aeróbio. As variáveis mais frequentemente estudadas são o consumo Maximo de Oxigênio (VO2max), Economia de Movimento (EM) e Limiar Anaeróbio (LAn).  O conhecimento da importância relativa que cada uma dessas variáveis fisiológicas, pode apresentar sobre a performance em atividades de endurance, tem permitido importantes aplicações práticas, tanto na seleção de atletas, como na prescrição e controle do treinamento de alto rendimento (FARREL et aI, 1979 ; DWYER & BYBEE, 1983 ; KORHT et al. 1989 ; DENADAI & BALIKIAN JUNIOR, 1995).
        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com