TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sucessão como um fator determinante do Êxito

Por:   •  19/5/2016  •  Artigo  •  5.801 Palavras (24 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 24

Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza

Curso de Administração de Empresas

Cláudio da Silva Fernandes

Empresas Familiares: A Sucessão como um fator determinante do Êxito

Fortaleza (CE)

2013

Cláudio da Silva Fernandes

Empresas Familiares: A Sucessão como um fator determinante do Êxito

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Administração da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração de Empresas.

Orientador: Professor Alberto dos Santos Paiva Filho, Mestre.

Fortaleza (CE)

2013

Empresas Familiares – A Sucessão Como Um Fator Determinante Ao Êxito

__________________________________

Cláudio da Silva Fernandes

TERMO DE APROVAÇÃO

Este artigo científico foi apresentado no dia de junho de 2013, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração de Empresas da Faculdade Metropolitana da Grande fortaleza (FAMETRO), tendo sido aprovado pela Banca Examinadora composta pelos professores listados a seguir.

BANCA EXAMINADORA:

__________________________________________________

Professor Alberto dos Santos Paiva Filho

Orientador - FAMETRO

__________________________________________________

Professor

Examinador - FAMETRO

__________________________________________________

Professor

Examinador - FAMETRO

Empresas Familiares: A Sucessão como um fator

determinante do Êxito

Cláudio da Silva Fernandes – claudio.adm.fernandes@gmail.com

Alberto dos Santos Paiva Filho

RESUMO

As empresas familiares brasileiras, favorecidas por esse alto crescimento e receptividade do mercado a novos produtos e serviços, estão cada dia mais firmes e cada vez mais, assumem papel de importância no cenário econômico do país, pois cerca de 90% dos grandes grupos empresariais brasileiros são de propriedade familiar. Porém esses grupos passam obrigatoriamente por sucessão de líderes. Sucessão é um processo que está sendo ou será enfrentado por todas as empresas com raízes familiares, momento onde o líder está passando o bastão para seu sucessor ou sucessores, os seus herdeiros, para a nova geração. Neste contexto, pergunta-se: “Que aspectos cooperam para que o processo sucessório seja um fator determinante ao êxito das empresas familiares? Sendo assim, este trabalho tem como objetivo geral identificar os aspectos que mais cooperam para que o processo sucessório seja um fator determinante ao êxito das empresas familiares. A importância do trabalho está na reflexão que ele levanta sobre este tema tão importante e em ser mais uma pesquisa científica sobre o assunto. A metodologia inicia-se com uma pesquisa teórica em livros e sites da Internet e prossegue com uma pesquisa de campo em uma empresa familiar com aplicação de questionário aos três sucessores. Como resultado identificou-se que os aspectos que mais cooperam para o êxito do êxito empresarial são: formação acadêmica dos sucessores, conhecimento do negócio e da empresa, seguir as atitudes e valores dos pais, optar espontaneamente para participar do processo, ter amor pelo negócio e pela empresa, buscar novas posições na empresa e ter sido estimulado pelos pais par sucedê-lo na empresa.

Palavras- chave: Empresa familiar. Sucessão. Gestão.

1 INTRODUÇÃO

O mercado mundial encontra-se altamente aquecido e cada ano mais competitivo, tornando-se um ambiente, onde para as empresas, a manutenção de sua continuidade é uma preocupação constante, dado o alto índice de novos negócios que são criados a cada ano. Segundo pesquisa divulgada pelo SEBRAE, esse número chega aos incríveis 1,2 milhões de novos empreendimentos formais por ano. Dentre esses, boa porcentagem corresponde a empresas com bases familiares, que engajam fortemente no mercado, seja por necessidade ou oportunidade.

As empresas familiares brasileiras, favorecidas por esse alto crescimento e receptividade do mercado a novos produtos e serviços, estão cada dia mais firmes e cada vez mais, assumem papel de importância no cenário econômico do país.

Segundo Bethelem (1994), cerca de 90% dos grandes grupos empresariais brasileiros são de propriedade familiar. Esses números denotam a importância desses empreendimentos, para o crescimento de nossa economia e desenvolvimento da sociedade onde as mesmas encontram-se inseridas.

Segundo Oliveira (2010), a nova realidade da abertura de mercado e a globalização consolidaram nova situação na economia, com forte influência nas empresas familiares.

Dentre essas influências pode-se citar: a necessidade de se reinventar, para dar continuidade as práticas administrativas, atualmente aplicadas à organização, bem como a adoção de novas práticas inerentes, as mais diversas áreas que são cruciais ao prosseguimento dos negócios da família. São essas ações, que deixarão afinadas as potencialidades administrativas e de gestão, que possivelmente levarão as empresas familiares a sobreviver às crises e oscilações financeiras oriundas do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)   pdf (200.5 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com