TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES DETERMINANTES E DADOS COMPARATIVOS DO AUMENTO DA INCIDÊNCIA DA MALÁRIA

Por:   •  23/2/2016  •  Monografia  •  3.376 Palavras (14 Páginas)  •  925 Visualizações

Página 1 de 14

PRÉ-PROJETO DE TCC

2015

Rio Branco – AC

2015


CURSO DE BIOMEDICINA

MALARIA: FATORES DETERMINANTES E DADOS COMPARATIVOS DO AUMENTO DA INCIDÊNCIA DA MALÁRIA OCORRIDA NO BAIRRO NOVA GUAJARÁ, NO PERÍODO DE 2010 A 2011.

BRUNO BEZERRA SARAH

Rio Branco – AC

2015


BRUNO BEZERRA SARAH

MALARIA: FATORES DETERMINANTES E DADOS COMPARATIVOS DO AUMENTO DA INCIDÊNCIA DA MALÁRIA OCORRIDA NO BAIRRO NOVA GUAJARÁ, NO PERÍODO DE 2010 A 2011.

Projeto de monografia apresentado em cumprimento às exigências da disciplina de TCC I, ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Henrique de Souza Madeira no Curso de Biomedicina da Faculdade Meta.

Professor: Luiz Henrique De Souza Madeira

Rio Branco – AC

2015


SUMÁRIO

1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO        

2. INTRODUÇÃO        

3. JUSTIFICATIVA        

4. OBJETIVOS        

4.1 GERAL        

4.2 ESPECÍFICOS        

5. REVISÃO LITERARIA        

6. METODOLOGIA DA PESQUISA        ........11

7. CRONOGRAMA        

8. REFERÊNCIAS        

APENDICE A        6

ANEXO I        7


1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

  1. TÍTULO PROVISÓRIO

Malária: Fatores determinantes e dados comparativos do aumento da incidência da malária ocorrida no Bairro Nova Guajará, no período de 2010 a 2011.

  1. AUTOR

BRUNO BEZERRA SARAH

  1. ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO FINAL PRETENDIDO

Assistência a Saúde da Família

1.5 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO/LINHA DE PESQUISA

Bairro Nova Guajará, Município de Guajará Amazonas.

1.6 DURAÇÃO

De 2010 a 2011

2. INTRODUÇÃO

A malária é uma doença infecciosa, febril, não contagiosa, subaguda e algumas vezes crônica causada pelo parasita plasmódio e transmitida de pessoa a pessoa pela picada do mosquito anofelino que se infectou ao sugar o sangue de um doente.

Os surtos endêmicos de malária no município de Guajará é um problema sanitário que comprometem a qualidade de vida dos habitantes da cidade, a ser um risco apreciado nas políticas de saúde pública da região. A saúde é um conceito complexo que mesmo na faceta conceitual de “ausência de doenças”, agrega fatores ambientais no que diz respeito à expansão ou à redução de epidemias.

Neste momento o ministério da saúde enfrenta desafios de apoiar e desenvolver o sistema integrado de controle da malária aonde as ações vêm sendo desenvolvidas estando integrada a FVS (Fundação de Vigilância em Saúde), como parte da atenção integral.

Percebemos que em nosso Município há dados indicativos e fatores que mostram o elevado índice de casos de malária proveniente no Bairro Nova Guajará, porventura a lógica desacerbada dos moradores e o crescimento populacional acelerado que ocorreu naquela região fazendo com que houvesse alteração no ambiente do mosquito, influenciando de forma direta o ciclo de contaminação, repercutindo de forma positiva a contaminação dos seres humanos. Outro dado determinante são os acréscimos dos criadouros onde cerca o Bairro Nova Guajará favorecendo de certa maneira para a proliferação do vetor, locais onde os mosquitos depositam seus ovos e onde eles se desenvolvem até a fase adulta considerando-se de certa forma por parte daquela população a exposição ao vetor provocando a incidência do aumento dos casos do ano de 2010 a 2011.

Controlar a malária não e uma tarefa fácil. É uma tarefa que exige a participação de todos em uma região desafiadora como a região amazônica de natureza exuberante e com fatores ambientais que dificultam e viabilizam ações radicais. Ao adotar a estratégia de controle integrado da malária, o ministério da saúde passou a ampliar cobertura da atenção aos doentes de malária das áreas endêmicas, com ênfase nas ações de prevenção, diagnostico precoce e preciso de tratamento e notificação dos casos confirmados.

É preciso que a população e os profissionais de saúde desenvolvam ações capazes de controlar a malária, sobretudo os agentes de edemias que vivem o dia a dia da população, convivem com os seus problemas e sentem de perto as dificuldades em lidar com as endemias. De certa maneira queremos garantir segurança aos moradores do Bairro Nova Guajará juntamente com as ações da Fundação de Vigilância em Saúde do Município adotando as medidas estabelecidas por tal, contribuindo com Educação em Saúde onde se dar orientações básicas e importantes para a estabilização da endemia deste determinado Bairro com o objetivo de informar as autoridades competentes do Município sobre a criação de estratégias onde se possa compactuar os moradores e os acréscimos de criadouros sob supervisão da Secretaria de Saúde e dos Agentes de Endemias promovendo campanhas de erradicação da malária constituindo um programa especial de saúde publica, cujos objetivos são a supressão da transmissão da malária, a eliminação de todos os casos infectuosos e a prevenção do estabelecimento da endemicidade publicam inclusive de focos endêmicos.

Esperamos que o presente trabalho contribua para estimular aqueles que iniciam a profissão de Técnico em Enfermagem e queiram abraçar o desafio de dedicar seu trabalho em prol do desenvolvimento de conhecimentos que potencializem o descobrimento de tratamentos apropriados para as inúmeras doenças atualmente negligenciadas, como a malária.

        


3. JUSTIFICATIVA

A temática trabalhada, abrange ações de combate ao Vetor predominante da Malária, através das ações estabelecidas pelo Ministério da Saúde e implementada pela Fundação de Vigilância de Saúde (FVS) do município, no qual buscamos detectar os Fatores determinantes e os dados comparativos do aumento da incidência da malária ocorrida no Bairro Nova Guajará, no período de 2010 a 2011. Percebemos que diversos fatores como o elevado aumento de criadouros (açudes), o crescimento populacional acelerado que ocorreu naquela região e a exposição ao vetor, fez com que houvesse uma alteração no ambiente do mosquito, influenciando de forma direta o ciclo de contaminação, repercutindo de forma positiva a contaminação dos seres humanos, ocasionando dessa maneira o aumento da endemia neste determinado local. A fim de proporcionar medidas de combate medidas de combate ao vetor onde buscamos conciliar alternativa como Educação em Saúde, orientando ao morador quanto à prevenção e o tratamento junto com as ações estabelecidas pela FVS do Município através do uso de inseticidas, borrifação intra e extradomiciliar, Termonebulização e a detectação rápida através da busca ativa (coleta de lâminas), afim de prontamente combate-las, reavaliando constantemente a situação da malária na área onde há ocorrências de casos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com