TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia do Exercício e Envelhecimento

Por:   •  4/4/2021  •  Dissertação  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

                                                 

Leticia Sales de Souza Silva – 8052408

PORTIFÓLIO

                                        

Centro Universitário Claretiano

Bacharelado em Educação Física

Fisiologia do Exercício e Envelhecimento

Professor Responsável: Jacqueline Rodrigues de Freitas Vianna

Professor / Tutor a Distância: Milea Mara Lourenco da Silva Simoes

Claretiano

2020

Descrição da atividade

O envelhecimento repercute nos sistemas biológicos ocasionando alterações das medidas e dimensões das diversas partes do corpo; provocando declínio de força e potência muscular em diferentes segmentos corporais, promovendo alterações das sensações e funções psíquicas; ocasionando limitações estáticas e dinâmicas na função pulmonar assim como declínio nas funções cardiovasculares centrais e periféricas.

Quais os impactos do envelhecimento nas medidas antropométricas e nos sistemas: musculoesquelético, neural, pulmonar e cardiovascular?

Ocorrem algumas mudanças no ser humano com o envelhecimento que além das perdas sociais e cognitivas, ocorrem também mudanças biológicas, fisiológicas e anatômicas. As principais são ocorridas no sistema biológico antropométrico, musculoesquelético, pulmonar, cardiovascular, muscular e neural, com a capacidade de comprometer seriamente a qualidade de vida do idoso.

 No Sistema antropométrico/musculoesquelético as alterações vistas ao longo da idade cronológica são as mudanças nas dimensões corporais, podemos perceber que ocorre a diminuição da estatura corporal por causa da compressão vertebral e do estreitamento dos discos e da cifose. Pelo fato das mudanças fisiológicas ocorro com o individuo a obesidade, na musculatura do idoso há um aumento do tecido adiposo e do colágeno. E não só ocorre a obesidade como também pode ocorrer a perda de peso um fenômeno multifatorial que envolve mudanças nos neurotransmissores e fatores hormonais que controlam a fome e à saciedade, dependência funcional nas atividades da vida diária relacionadas à nutrição. um fenômeno multifatorial que envolve mudanças nos neurotransmissores e fatores hormonais que controlam a fome e à saciedade, dependência funcional nas atividades da vida diária relacionadas à nutrição, no peso e na estatura, o Índice de Massa Corporal (IMC) também se modifica ao longo do tempo. Ocorre a diminuição da massa muscular, denominada sarcopenia, com o avanço da idade, acontece a redução da força pelo fato do declínio causado pela redução no tamanho das fibras musculares individuais e/ou pela perda destas. Com essa diminuição de massa

muscular, existe uma perda preferencial das fibras do tipo II, ou seja, fibras de resistência, de contração rápida. E diminuição da massa óssea, denominada osteopenia, devido ao processo de remodelação, realizado por dois tipos especiais de células: os osteoblastos, células formadoras de osso, e os osteoclastos, células responsáveis pela reabsorção óssea.

O envelhecimento modifica a atividade celular na medula óssea, ocasionando reabastecimento inadequado de osteoclastos e osteoblastos. A perda óssea se dá pelo desequilíbrio no processo de reabsorção (osteoclastogênese) excessiva e formação óssea (osteoblasto gênese) inadequada. Além disso, relaciona-se com a nutrição, o estado hormonal, o nível de atividade física e a hereditariedade e torna o idoso mais suscetível à osteoporose. Têm sido relatadas como ocorrências, principalmente, perda na força muscular (perda de 10 a 20%), maior índice de fadiga muscular, menor capacidade para hipertrofia, diminuição na atividade oxidativa e diminuição dos estoques de fontes energéticas (ATP/CPr/Glicogênio). Relatam-se também outras alterações: diminuição da agilidade, da coordenação, do equilíbrio, da flexibilidade e da mobilidade articular, aumento da rigidez da cartilagem, dos tendões e dos ligamentos, quedas e fraturas.

Sistema neural

O sistema nervoso é o sistema biológico mais comprometido com o processo do envelhecimento, pois é responsável pela vida de relação, ou seja, sensações, movimentos, funções psíquicas, entre outros, e pela vida vegetativa, ligada às funções biológicas internas. As alterações mais importantes do envelhecimento ocorrem no cérebro, que diminui de volume e peso. Nota-se uma redução de 5% aos 70 anos e cerca de 20% aos 90 anos de idade, ocorrendo um certo grau de atrofia cortical, com consequente aumento volumétrico do sistema ventricular, bem evidenciado pelo estudo tomográfico. A disfunção do sistema nervoso varia entre as pessoas e depende de vários fatores, como da área afetada e da consequente perda de células nervosas. Têm sido relatados, principalmente: diminuição no número e no tamanho dos neurônios, diminuição na velocidade de condução nervosa, aumento do tecido conectivo nos neurônios, menor tempo de reação, menor velocidade de movimento e diminuição no fluxo sanguíneo cerebral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (448.8 Kb)   docx (387.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com