TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALterações Biopsicossociais Do Envelhecimento

Dissertações: ALterações Biopsicossociais Do Envelhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  1.982 Palavras (8 Páginas)  •  1.236 Visualizações

Página 1 de 8

PROJETO DE PESQUISA

TEMA

Saúde do Idoso

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Alterações Biopsicossociais do Processo do Envelhecimento do Idoso

PROBLEMA

Quais as alterações biopsicossociais do processo do envelhecimento do idoso?

HIPÓTESE

• As alterações biopsicossociais do processo do envelhecimento do idoso é uma sucessão de perdas, não só no aspecto psicológico, mas também no físico;

• O envelhecimento não ocorre igualmente em todos os órgãos do corpo;

• O processo do envelhecimento é a última fase do ciclo vital e é delimitado por eventos múltiplos, como perdas psicomotoras, afastamento social, restrição em papéis sociais.

OBJETIVO GERAL

• Explanar as diversas alterações fisiológicas, psicológicas e sociais decorrentes do processo do envelhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Estudar a significação do processo do envelhecimento do idoso nos discursos de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais;

• Estabelecer as relações entre a estrutura e as funções de órgãos;

• Identificar as mudanças fisiológicas, psicológicas e sociais decorrentes do processo do envelhecimento;

• Auxiliar na compreensão dos aspectos biopsicossociais e no preparo do idoso;

• Entender as limitações de mobilidade, advindas do processo do envelhecimento;

• Explanar os fenômenos envolvidos no processo de envelhecimento reconhecendo a diversidade de cada idoso como indivíduo.

JUSTIFICATIVA

De repente a sociedade brasileira despertou para algo que não estava preparada para perceber: o Brasil é um país que está envelhecendo. Sempre tivemos o conceito de que éramos um país jovem e que o problema do envelhecimento é um assunto dos países europeus, norte-americanos e Japão. No entanto, passamos a perceber um número cada vez maior de idosos nas ruas, tanto em cidades do interior como nas grandes cidades brasileiras.

Todo esse processo de aumento da população idosa chamou a atenção para a necessidade de cuidados físicos, suporte social, higiene, alimentação adequada e atendimento à saúde, tanto para problemas crônicos quanto para emergenciais. Por esses motivos, o tema chamou-me atenção, pois, tais fatos colocam em evidência a necessidade de ter em mente a importância de uma visão global do idoso e de estudos aprofundados com finalidades terapêuticas e da promoção da saúde, visando à melhoria na qualidade de vida dessa parcela da população.

Assim, o interesse em compreender e aceitar a velhice é de suma importância, buscando a contextualização das etapas sociais e biológicas naturais do envelhecimento, e de que estes fatores tanto podem acelerar quanto retardar tal processo.

METODOLOGIA

Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa, onde serão usadas como fontes: livros, revistas, artigos, internet, etc.

Período Agosto á Dezembro de 2006.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A velhice é uma etapa do ciclo da vida que uma parcela crescente da população vem alcançando e desfrutando por mais tempo, em virtude do aumento da expectativa de vida e do envelhecimento populacional do país nas últimas décadas. Tal fato está despertando a atenção para os problemas enfrentados pelos idosos e mostrando a necessidade de se garantir condições que propiciem o envelhecimento com dignidade. São muitas as perspectivas através das quais podemos observar estudar e analisar o processo de envelhecimento. Entre elas as perspectivas: histórica, sociológica, cultural, psicológica, religiosa, biológica, demográfica, nutricional, habitacional, etc. (RUIPEREZ 1196).

A gerontologia social trata dos fenômenos humanos associados ao fato de envelhecer, processo inerente a todo ser humano. Entretanto, a velhice, resulta do envelhecimento, é vulgarmente considerada como uma realidade que afeta somente uma parte da população (MORAGAS, 1997; p. 17).

Segundo Moragas (1997), há três concepções de velhice:

a) Velhice cronológica: definida pelo fato de ser atingido aos sessenta e cinco anos e baseia-se nas idades tradicionais de afastamento do trabalho profissional, cujo primeiro precedente surge com as medidas sociais do chanceler Bismark, no século XIX.

b) Velhice Funcional: corresponde ao emprego do termo “velho como sinônimo de incapaz” ou “limitado”, e reflete a relação tradicional da velhice e de limitações. Trata-se de um conceito errôneo, pois a velhice não representa necessariamente incapacidade.

c) Velhice, etapa vital: esta concepção da velhice é a mais equilibrada e moderna, e fundamenta-se no reconhecimento de que o transcurso do tempo produz efeitos na pessoa, que entra numa etapa diferente das vividas previamente. É caracterizada por certas limitações que, com o passar do tempo, vão se agravando, especialmente nos últimos anos de vida; embora por outro lado, tenha potencialidades únicas e distintas.

A reflexão sobre as idades outrora mencionadas faz-se necessária para que o envelhecer seja percebido nos seus mais diversos aspectos, lembrando que cada uma dessas idades apresenta pontos de relevância significativa diferenciada e complementam uma a outra. Assim, não se pode perder de vista a importância de cada uma delas no que concerne a uma percepção mais abrangente do indivíduo idoso, haja vista que o processo de envelhecimento apresenta peculiaridades bem diversificadas (GOLDMAN, 2000; p. 22).

De acordo com os estudos realizados por Kanaan et. al (2005), várias tentativas de se encontrar um indicador simples e específico par a idade fisiológica ainda não trouxeram resultados satisfatórios, devido à grande heterogeneidade dentro da população idosa.

No Brasil, para fins de levantamentos demográficos considera-se idoso, parâmetro definidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde), para os países subdesenvolvidos ou em via de desenvolvimento aqueles que estão com idade acima de 60 anos. Assim, incluem-se na contagem aquelas pessoas que atingiram essa idade, não esquecendo que a velhice possui diversas faces,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com