TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Do Envelhecimento

Trabalho Escolar: Fisiologia Do Envelhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário de Belo Horizonte

Curso de Fisioterapia

Disciplina: Fisioterapia em Gerontologia e Reumatologia

Trabalho: Perguntas de Fisiologia do Envelhecimento

Objetivo: Responder e justificar utilizando fotos, gráficos, figuras e outros recursos dinâmicos, às perguntas/ocorrências abaixo, tendo como base as alterações fisiológicas do processo de envelhecimento.

Referências Bibliográficas:

Rebelatto, J.R. & Morelli, J.G.S. Fisioterapia Geriátrica – Editora Manole

Kauffman, T.L. Manual de Reabilitação Geriátrica – Editora Guanabara Koogan

Spirduso, W.W. Dimansões Físicas do Envelhecimento. Editora Manole

GRUPO 2

1) Por que o Sr. Asdrúbal, 86 anos, insiste em usar casaco, chapéu e cachecol, mesmo quando está fazendo 320C?

O comprometimento da termorregulação que predispõe o idoso à hipotermia e possivelmente à insolação pode ser devido, em parte, à vasodilatação reduzida ou à vasoconstrição das arteríolas dérmicas, em parte pela produção reduzida da secreção de suor e em parte pela perda de tecido adiposo subcutâneo, perdas que ocorrem com o avanço da idade.

O tecido adiposo subcutâneo (hipoderme), possui também vasos sanguíneos, linfáticos e nervos. É a camada responsável pelo deslizamento da pele sobre as estruturas de suporte como músculos, tendões e ossos. Funcionalmente, além de depósito nutritivo de reserva, participa no isolamento térmico e na proteção mecânica às pressões e traumatismos extensos (COHEN, PRAZERS e SILVA, 2009). Além disso, os tecidos mais internos da epiderme não são nutridos tão eficazmente, pois a profusão sanguínea desses tecidos diminui; consequentemente, as células epidérmicas envelhecidas não se reproduzem tão rapidamente (SPIRDUSO, 2005).

Fig. 50-1. Alterações histológicas no envelhecimento normal da pele. Desenhos esquemáticos enfatizam o achatamento associado à idade da junção dermoepidermal (zona da membrana basal (BMZ): perda de massa dérmica e subcutânea; alças capilares encurtadas; e número reduzido de melanócitos, células de Langerhans e de mastócitos. Observe que a espessura média da camada córnea (camada de barreira) e a epiderme viável (área acima da BMZ) não variam com a idade. Na maioria das áreas do corpo, a espessura epidérmica é aproximadamente de 0,1 a 4,0mm, dependendo do local do corpo. As densidades dos melanócitos variam de 1.000 mm2 a 2.000 mm2 em área de superfície, na maioria das áreas do corpo; a densidade das células de Langerhans é de aproximadamente 500 mm2 (De Gilchest BA: Age-associate changes in the skin. J Am Geriatr Soc 30:139, 1982).

2) Por que o Sr. Joaquim, 82 anos, põe a mão em concha atrás da orelha ao conversar com alguém e confunde ocupado com acompanhado, mal humorado com namorado e “se toque” com “estado de choque”?

Presbiacusia é definida como diminuição auditiva relacionada ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com