TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos básicos futsal

Por:   •  14/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 3

PORTFÓLIO DA 6° SEMANA ESPORTES COLETIVOS:          FUTEBOL E VOLEI

RAFAEL CÉSAR DOS S. SUMBA, RA: 8018270

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

        TUTOR: MARCEL FREZZA PISA        

CURITIBA – PR

2016

Questão 1:

Como se deu o processo de gênese (nascimento) do futebol? Ele foi um esporte criado ou sofreu influência de outras modalidades esportivas? Justifique sua resposta.

O futebol surgiu através de outras atividades feitas com bola, essas atividades foram realizadas em diferentes épocas e países, começou a princípio sem muito fundamento, mas aos poucos foi se tornando popular e consequentemente a modalidade veio se aperfeiçoando, ganhando novas regras e se tornando assim conhecido como futebol.

Questão 2:

Como o futebol chegou ao Brasil? Como foi sua aceitação pelos brasileiros na época? Responda utilizando fatos que comprovem a sua conclusão.

O futebol chegou oficialmente ao Brasil em 1894, Charles Miller retornando da Inglaterra trouxe para o Brasil as regras do jogo uma bola e alguns uniformes, se tornando assim conhecido como o pai do futebol brasileiro.

Na época a pratica do futebol era restrita somente a elite branca, sendo desenvolvido em escolas e universidades. A população mais pobre não podia participar dos jogos e somente assistir. Somente em 1920 os negros começaram a ser aceito nas equipes pelo fato de suas habilidades com a bola chamar a atenção, mas ainda assim o racismo imperava no esporte.

Questão 3:

No início da prática do futebol no Brasil, ele restringia-se à certa parcela da população, enquanto a grande maioria era impedida de jogar. Por isso, o futebol era visto como “brinquedo de menino rico”. Com o passar dos anos e a necessidade de aprimorar as equipes, outras classes sociais foram inseridas no jogo e começaram a destacar-se nesse esporte, conquistando, assim, igualdade momentânea, enquanto estavam dentro de campo. Essa afirmação está correta? Há alguma relação com o futebol atual? Explique sua resposta com base nos seus estudos

Sim a afirmação está correta. O no início o futebol era visto como um esporte praticado pelos filhos de famílias nobres, aonde pessoas pobres podiam somente assistir aos jogos, com o passar do tempo o futebol acabou ganhando mais importância, pois foi se popularizando no pais, e com isso os jogos ficaram ainda mais disputados. Os pobres então acabam ganhando espaço no esporte, tendo habilidades que os fazem serem inclusos nas equipes, que agora visava não só a cor da pele, mas sim a vitória contra o adversário, o importante era garantir os 3 pontos, mas fora do campo pouca coisa mudou. Ainda hoje infelizmente vemos notícias de racismo no futebol atual, muitas coisas mudaram, o futebol hoje em dia é um esporte muito bem-sucedido, muitos garotos pobres da periferia usam o futebol como um trampolim para ter uma vida melhor, seja através de bolsas de estudo em escolas particulares ou até mesmo se tornando um profissional na área, ganhando assim dinheiro e o devido respeito pela sociedade. Então sim o futebol atual tem grande relação com o início do futebol no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (240 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com