TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e metodos do esporte

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.874 Palavras (8 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 8

Mas por que será que o fenômeno esporte cresceu tanto em relevância social e no interesse da comunidade em geral?

        Ao perceber o crescimento do esporte, em vários sentidos, é necessário entender que ele é praticado, cada vez mais, pois muitas pessoas acreditam que o esporte seja uma ferramente de lazer, e isso é veridico. Ao anarlisarmos o contexto historico de nossa sociedade capitalista, é importante ressaltar que -como forma de "fuga" e descanso pós longas jornadas de trabalho - a sociedade procurava atividades que trouxessem diversão e desenvolvimento pessoal em seu tempo livre. Com isso, verificou-se que a população expressava tudo isso quando praticava algum esporte. Hoje, nada mudou, e o esporte é responsável também por gerar sociabilidade, as pessoas tendem a se relacionar com uma maior harmonia entre si. Além disso, o esporte também move capital, ou seja, dessa forma se explica o porquê de ele crescer no interesse da comunidade em geral.  Além de promover sociabilização, relações financeiras, desenvolvimento pessoal e diversão, o esporte também promove competição, desenvolvimento físico e mental aos praticantes.

O que significa esse fenômeno, hoje tão abrangente e de indiscutível alcance em todas as áreas de atuação do homem?

        A prática de determinado esporte é responsável por promover uma sensação de bem-estar inquestionável a quem pratica. Isso se deve ao fato de que a prática de algum esporte normalmente costuma envolver bastante o sistema físico e muscular. O fato é que ele implica vários benefícios a quem pratica pois consegue até mesmo regular todos os sistemas do corpo. É uma alternativa, por exemplo, para cardiopatas, que podem estalizizar suas pressões ao realizar determinado esporte em detrimento da utilização de remédios. Além de ser importante para saúde, o esporte assume caracteristicas de puro divertimento, de lazer.

        Normalmente o esporte costuma ser associado a competitividade, onde os praticantes procuram sempre o melhor, onde há um objetivo que pode ser uma taça, ou algum tipo de prêmio que eles almejam. Nesse sentido, por ser intimamente ligado ao capital o esporte costuma gerar atletas diferenciados que costumam ter vidas realizadas pelo capital. Fora o que ganham em seus clubes, ganham pelos patrocinadores. Se tornam astros, garatem fama e uma boa perspectiva de vida.

        O esporte é um fenômeno que ganha indiscutível alcance em todas as áreas de atuação do homem por promover lazer, competitividade, sonhos e realizações. Há um fato que poucos chegaram a refletir, mas hoje, o esporte chega a ser mais interessante que a própria política para alguns, por causa de sua discussão, comentários pré e pós realização de determinado evento esportivo e gerar história.

        A Educação Física, na escola, tem sido mesmo apenas e tão somente um veículo de transmissão/reprodução do esporte, com os códigos do esporte de rendimento? Justifique?

        

        O contexto da educação física brasileira reflete muitas pedagogias de ensino que se utilizam da reprodução. Infelizmente isso é muito comum no ensino básico e médio - profissionais da nossa área que proclastinam e não desenvolvem novas formas de transmitir o esporte. Ou seja, não há uma preocupação dos profissionais quanto a questão da reprodução. Não é nenhum equívoco descrever que professores assim tendem a mediocridade, não serão profissionais diferenciados, e portanto podem ter problemas em sua profissão, além de estagnar o desenvolvimento estudandil de quem está alí para aprender, ou seja os alunos. Normalmente a reprodução leva o aluno a ter conhecimento limitado. Sem a devida explicação do que ele está fazendo, quando algum indivíduo interroga-lo sobre os fundamentos de determinado esporte, ele não saberá explicar, apenas reproduzir da mesma forma. Portanto, os alunos estão de posse apenas de informações limitadas, que eles mesmos interpretam.

        Além disso também vale ressaltar um ponto que gera desarmonia dentro do esporte: a busca pelo rendimento. Esse paradgima está presente na maioria das instituições, haja visto que normalmente são os melhores que se dispoem a praticar determinado esporte, e por outro lado, os leigos se sentem excluidos e muitas vezes até abdicam de praticar pela falta de humildade dos colegas. " aqui só joga quem sabe", pode expressar algum. Enfim, isso não é bom, deve ser evitado. É necessário uma nova perspectiva as instituições e aos professores de educação física escolar.

A escola apenas está "servindo à indústria do esporte"? Por que?

        A escola está servindo a industria de esporte por muitas vezes gerar competitividade entre os alunos além da busca pelo rendimento, onde se premia os alunos que melhor praticarem tal atividade. Dentro da educação física essa questão é bastante comum, porém é importante não generalizar, pois há profissionais que buscam outras alternativas de ensino, desenvolvendo o lado lúdico dos alunos, que faz gerar um maior percentual de aprendizagem.  

Na sua concepção a escola não possui e nem sequer desenvolveu nenhum "grau de autonomia" por intermédio da Educação Física ensinar o esporte por seus próprios códigos, normas ou critérios? Justifique?

        A escola possui sim formas de ensinar o esporte por seus proprios codigos, normas e críterios e tem autonomia para a concretização desse objetivo. Mas para isso, é necessário que dentro dela haja profissionais com a vontade de quebrar esse paradigma, trazendo uma nova forma de pedagogia, uma pedagogia que vise trazer diversão e aprendizagem para os alunos. É imprescindível que se dê também atenção ao conteúdo teórico que será repassado para que o aluno tenha uma base de conhecimento interessante a cerca do esporte trabalhado. Além disso, é importante desenvolver a humildade e a sociabilidade dentro do contexto escolar. O esporte deve ser inclusivo, todos devem participar, todos merecem se divertir, pois a diversão é também um direito humano e social.

A escola se resume a realizar uma "transplantação reflexa" do esporte produzido "totalmente fora dela"? Justifique?

        A escola não se resume a isso, apenas peca nessa questão. Haja visto que o esporte continua sendo uma mera forma de reprodução, sendo pouco produzido mudanças em suas regras dentro da escola. O esporte, no contexto escolar, deve ser dinâmico. Deve-se dar oportunidade ao aluno de adaptar e até mesmo criar novos esportes. Ou seja, deve-se utilizar a sabedoria de construção e desenvolvimento de cada aluno. Esse é o objetivo da escola - desenvolver a habilidade do aluno em criar, desenvolver, refletir, mudar e não apenas reproduzir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com