TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções do Aparelho Músculo-Esqueletico Para a Prática de Exercício Físico

Por:   •  23/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA

Disciplina: Anatomia do Aparelho Neuro Motor.

Professora: Camila Tavares da Silva

"Funções do Aparelho Músculo-esqueletico para a Prática de Exercício Físico"

Aluno: Gabriela Araujo Goes da Mota

RA: 1194946

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

03/10/2016

INTRODUÇÃO

Durante a disciplina Anatomia do Aparelho Neuro Motor podemos observar a importância de se estudar o corpo humano anatomicamente para aprender e entender o funcionamento dessa ‘máquina’ poderosa. Através do conjunto dos ossos, músculos e articulações o movimento é possível. Assim estudando e nos aprofundando nessa ciência podemos aperfeiçoar o movimento e utilizá-lo a nosso favor. Potencializando a musculatura essencial para a prática de uma atividade ou esporte específico.

Neste trabalho iremos destacar sobre a composição do membro superior e comentar sua atuação na Natação.

DESENVOLVIMENTO

O membro superior, é composto pelos ossos: Úmero, Ulna e Rádio. Fazem parte dos membros superiores, três grandes articulações, são elas: ombro, cotovelo e punho.

O cotovelo divide o membro superior em duas partes, o braço composto pelo úmero, e o antebraço composto pelo rádio e ulna, que juntamente com a musculatura realizam flexão e extensão do cotovelo.

O ombro tem o papel de unir os membros superiores com o tronco e juntamente com a musculatura envolvida realizar movimentos de flexão, extensão, abdução, adução, e rotação lateral e rotação medial. Os ossos que unidos formam o ombro são: Clavícula, Escápula e Úmero.

A musculatura envolvida nos membros superiores são responsáveis por todo movimento realizado. Assim o conhecimento das mesmas e o fortalecimento para evitar possíveis lesões e aprimorar o movimento é de extrema importância. A prática do esporte se torna muito mais eficiente quando tem uma musculatura treinada e forte para realizar movimentos específicos.

No antebraço encontramos os músculos: Pronador redondo, Palmar longo, Flexor radial do carpo, Flexor ulnar do carpo, Ancôneo Extensor ulnar do carpo, Braquiorradial, Extensor radial longo do carpo, Extensor radial curto do carpo e Extensor dos dedos.

Já no braço a musculatura encontrada é: Tríceps braquial, Bíceps braquial, Braquial e Braquiorradial.

Nos ombros uma grande quantidade de músculos fazem o papel dar movimento e força para os membros superiores, são eles: Trapézio, Romboide menor, Romboide maior, Subscapular, Supraespinal, Infraespinal, Redondo menor, Redondo maior e Deltoide.

Para a prática da modalidade esportiva natação os membros superiores são muito requisitados em todas as quatro modalidades dos nados. O nado Crawl, o nado Costas,  o Peito e Borboleta utilizam os braços como uma alavanca propulsora. Ao entrar na água a musculatura específica é requisitada para dar inicio ao deslocamento. Neste trabalho iremos falar apenas da modalidade Crawl, pois é um nado bastante comum, e que é recomendado para os diferentes tipos de águas, como piscina, mar, rio entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com