TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Futsal na escolinha de futebol

Por:   •  25/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.463 Palavras (10 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O tema desse trabalho foi definido a partir de vivências e observações realizadas na formação inicial com crianças de 9 á 11 anos. Percebe-se que a partir da vivência das aulas de futsal como prática de exercícios físicos, combate ao sedentarismo, as crianças são socializadas através do mesmo, pois, a partir da dimensão procedimental, estimula-se também as dimensões atitudinal e conceitual. O objetivo da dimensão procedimental é fazer com que as crianças vivenciem a prática com movimentos variados, ritmos, situações de jogos e jogos/brincadeiras, tenham noções dos fundamentos básicos, assim como a dimensão conceitual, que deverá complementar a anterior, apresentando a história do esporte em questão, modos corretos de execução, senso crítico a partir do conhecimento. Por sua vez, a dimensão atitudinal determina as atitudes das crianças, valores éticos e morais, respeito para com o outro, professores e pais, e cooperação, caráter, interação, entre outros (Darido e Rangel, 2005). Pelo exposto acima o objetivo da presente pesquisa é apresentar a importância do futsal para a socialização das crianças de 9 à 11 anos através das dimensões conceitual, procedimental e atitudinal com o propósito de educar um cidadão, pois, Darido e Rangel (2005) afirmam: (...) não basta ensinar aos alunos a técnica dos movimentos, as habilidades ou, mesmo, as capacidades físicas. É preciso ir além e ensinar o contexto em que se apresentam as habilidades ensinadas, integrando o aluno na esfera da sua cultura corporal .

MATERIAIS E MÉTODOS

Este trabalho constitui-se de uma pesquisa de campo qualitativa e descritiva, caracterizada pela pesquisa a partir da observação direta de determinado grupo/amostra, onde o objetivo é encontrar e expor as características. A observação da amostra deu-se durante o cumprimento de aulas em uma escolinha de futsal, realizado pelo aluno-pesquisador, autor deste artigo. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário semiestruturado que, possibilita analisar e interpretar o que ocorre no grupo pesquisado, aprofundando o estudo. Participaram desta pesquisa 16 alunos de ambos os sexos, entre 9 e 11anos de uma escola de futsal localizada no município de São Paulo - SP. Os alunos responderam 10 (Dez) questões, que objetivavam expor as expectativas dos praticantes das aulas de futsal em escolinhas, sua frequência nas aulas de futsal e seu rendimento escolar, a manutenção da saúde, e a diversão, com o viés de relação com a prática do esporte. Além do questionário utilizado foram feitas revisões de literatura que buscavam o significado e importância do futebol na socialização das crianças. A 3ª Infância

A terceira infância, compreende usualmente o período cronológico compreendido dos 6 até por volta dos 11/12 anos. Neste período, a escola é a experiência central da criança, nesta mesma fase, o avanço físico é notório, o corpo parece estar apto a realizar coisas que antes não podia, o desenvolvimento cognitivo é evidente, um aumento significativo de diversas capacidades cognitivas, como o ler e escrever. O fato de ser este, o período de início da fase escolar, o contato com outras crianças aumenta e seu desenvolvimento emocional e social vai ter um crescimento que antes não haviam acontecido, os amigos toma uma conotação de influência maior do que antes, apesar da importância dos pais continuarem (Araújo, Ferreira e Oliveira (2008).

A Mente da Criança de 9 a 11 Anos O senso crítico nessa idade está mais acentuado e, portanto, os pais precisam ser coerentes com as punições e recompensas para não confundir a cabeça da criança. Nesse período o grupo de amigos precisa ser mais expandido além do grupo da escola. As brincadeiras ao ar livre devem ser propiciadas. Caso a criança apresente uma tendência a roer as unhas, chupar os dedos ou algum tique nervoso significa que ela não está conseguindo se expandir de modo adequado. É um sinal claro de que ela está se contendo, ou vivendo algum período de tensão. Como são mais críticos em relação aos outros, e críticos consigo mesmos, a tendência é se sentirem cobrados quando não fazem corretamente as tarefas. Uma situação competitiva pode gerar tensão. Estatisticamente é a fase que mais sofrem acidentes sérios, pois a tentativa de se expandirem é liberada nos jogos violentos e nas correrias desenfreadas. Aos 10 anos, a motricidade é mais tranquila e a descarga de tensão aparece nos movimentos finos, como ao enrolarem os cabelos, enquanto fazem o dever ou mordem a bochecha. O equilíbrio emocional é mais equilibrado, mais razoável, mas se desestabiliza aos 11 anos. E, por que perdem um pouco desse equilíbrio? Porque a individualidade já está mais definida e precisam de autoafirmação; o que aparece numa atitude de rebeldia, de oposição, principalmente, em relação á mãe que é a figura mais próxima e quem mais dá as ordens. A independência é bem maior. Os pais já começam a perceber sinais de uma adolescência nesses filhos que, já se autodenominam de pré-adolescentes.

O Sedentarismo

O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes. Pessoas com atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificados como sedentários. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas. O sedentarismo é um dos fatores de risco intimamente relacionados com o aparecimento de doenças como a hipertensão, doenças respiratórias crônicas e distúrbios cardíacos. Pesquisas mostram que, o risco de se ter uma doença cardiovascular aumenta uma vez e meia nas pessoas que não têm uma vida ativa. Mais de 60% da população adulta não pratica exercícios físicos e a Obesidade Infantil vem crescendo a cada dia.

Exercícios Físicos Atividades Físicas

Entende-se o Exercício Físico como toda “atividade repetitiva, planejada e estruturada, que tem como objetivo a manutenção e melhoria de um ou mais componentes da aptidão física”. A Atividade Física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. Cada vez mais, as pessoas vêm se conscientizando da importância da pratica de exercícios físicos, não só para a estética corporal, mas também para a qualidade de vida, manutenção da saúde, prevenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com