TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTSAL E FUTEBOL

Por:   •  5/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

Unidade São Bernardo do Campo

Educação Física - 5º Semestre

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTSAL E FUTEBOL

NOME / RA:

São Bernardo do Campo

2020

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

NOME  /R.A:

METODOLOGIA DO ENSINO DE FUTSAL E FUTEBOL

Fisiologia no Futebol e Futsal

A FISIOLOGIA NO FUTEBOL E FUTSAL

A tecnologia é cada vez mais utilizada no futebol/futsal, hoje o atleta está correndo cada vez mais em campo ou em quadra e isso faz o desgaste físico ser maior, e a fisiologia veio para atuar junto com outros departamentos e dar toda a estrutura para os atletas cada vez mais terem uma saúde melhor e um maior rendimento.

A fisiologia ainda é uma área nova no futebol, porém os maiores times e seleções do planeta hoje só escalam os times depois de terem conversado com os fisiologistas do clube. O fisiologista informa aos treinadores e preparadores físicos a condição real do atleta e se ele irá render seu máximo de acordo com o seu estado físico.

FUNÇÃO DO FISIOLOGISTA

  • Captar dados e informas as condições fisiológicas do atleta;
  • Avaliação física e acompanhamento das mudanças e adaptações fisiológicas em decorrência dos treinamentos;
  • Captar dados antes e depois dos jogos para evitar lesões e melhorar desempenho nos jogos.

A fisiologia no futebol tem uma área muito ampla para ser explorada, por isso temos que ter conhecimento dos mecanismos de treinamento no futebol e futsal e com isso sugerirmos mudanças, correções a adaptações para melhorar o desempenho do atleta.

FISIOLOGIA X DESEMPENHO

A fisiologia dentro do futebol e futsal tem duas preocupações a saúde em primeiro lugar e depois o desempenho do atleta, se o atleta não estiver 100% com sua saúde, ele não conseguirá desempenhar o seu melhor papel dentro de campo/quadra.

Sendo assim um atleta que atua fora de seu máximo desempenho tem chance de atrapalhar a equipe e com isso até ocorrer as lesões que no longo prazo atrapalham muito mais do que ficar fora de uma partida ou outra na temporada.

Por isso os exames são constantes para diminuir os danos causados pelos jogos. Nos treinamentos temos que adaptar o atleta a fazer alguns exercícios ou poupar ele de fazer alguns treinos e atividades.

FISIOLOGIA X TREINAMENTO

Primeiro de tudo temos que entender que cada atleta tem uma genética e temos que usar a fisiologia para definir treinamentos específicos para aquele atleta.

Os esportes coletivos assim como os esportes individuais são utilizados a fisiologia para estimular de forma igual cada atleta.

FREQUENCIA CARDÍACA

A frequência cardíaca é o número de vezes que o seu coração faz o trabalho de impulsionar o fluxo sanguíneo corporal, proporcionando aos músculos uma quantidade adequada de nutrientes para que tenham energia para desempenhar suas funções.

FREQUENCIA CARDÍACA MÁXIMA

A Frequência Cardíaca Máxima é utilizada para determinar o limite durante um treinamento. Para calcular qual a frequência máxima de um atleta basta utilizar a seguinte fórmula: FCM = 220 – idade da pessoa. Por exemplo, se um atleta tem 25 anos, sua frequência máxima é de 220-25 = 195 batimentos por minuto.

VO 2 MÁXIMO

O VO2 máximo é definido como o volume máximo de oxigênio que o seu corpo consegue pegar do ar que está nos pulmões e transformar em energia.

O dado é usado para entender o nível de condicionamento de um atleta e quão condicionável ele é. Alguns fatores como idade, percentual de gordura e tamanho da musculatura influenciam no nível de VO2 de cada jogador. Porém, o fator genético é um limitante, não podendo ser otimizado em mais do que 30%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com