TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença Entre Futebol e Futsal

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  1.613 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

VANDO GUILHERME-1168847

ESPORTES: FUTEBOL

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para  a disciplina Vôlei e Futebol como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo tutor: Américo Alves Rossato.   

BELO HORIZONTE-MG
2015

Atividade 1: Aponte cinco diferenças entre o futebol e o futsal, distinguindo e descrevendo o elemento diferenciador de forma comparativa:

O futebol e o futsal são modalidades coletivas que se caracterizam pela necessidade de execução de ações motoras em um contexto (jogo) de elevada instabilidade e imprevisibilidade, ou seja, são modalidades que exigem a execução de habilidades motoras abertas. As ações técnicas (fundamentos) devem ocorrer em função das requisições momentâneas do jogo [...] Devido à proximidade das regras do futebol e do futsal, as ações técnicas (fundamentos) são bastante semelhantes. Assim, apesar de algumas diferenças quanto à especificidade de sua aplicação em situação real de jogo, os fundamentos do futebol e do futsal são o passe, o drible, o chute, o cabeceio, o desarme e o domínio/controle de bola com diferentes partes do corpo.

Quadro 1 Futebol versus futsal:

  1. Números de jogadores: No futsal são no máximo cinco jogadores, enquanto no futebol são onze jogadores;
  2. Tempo: Em uma partida de futebol são dois tempos de 45 minutos com 15 minutos de intervalo entre eles, já no futsal são os mesmos 2 tempos mas a duração é reduzida para 20 minutos e 10 de descanso entre eles. A diferença entre eles além do tempo esta na forma de marcar o tempo no campo são 45 minutos livres cada tempo mais os acréscimos, e no futsal são 20 minutos cronometrados, ou seja, sempre que a bola sai do campo de jogo o tempo é parado, no futsal não se tem acréscimo no tempo da partida.
  3. Campo de jogo: Futsal- comprimento (entre 42m e 25m), largura (entre 25m e 16m). É jogado em um uma quadra plana e em um piso rígido.  Futebol-comprimento (entre 120m e 90m), largura (entre 90m e 45m).  Joga-se em um campo de grama ou em gramado artificial.
  4. Bola: A bola de futsal (categoria adulto masculino) deve ter entre 62 e 64 cm. Já a de campo possui circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm.
  5.   Faltas acumulativas: Ao contrário do futebol de campo que não tem uma punição para um número excessivo de faltas, em um jogo de futsal são permitidas apenas 5 faltas por período de jogo, se esse número for ultrapassado a partir da  sexta falta será cobrado um tiro livre direto da marca dos 10 metros.

REFERÊNCIA:

SILVA, R. A. Futebol e Futsal. Batatais: Claretiano, 2013. Unidades 3 e 5 (confira no Material de Apoio)

http://www.efdeportes.com/efd127/caracteristicas-do-futebol-e-do-futsal.htm

           http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/futsal.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (108.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com