TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginástica para todos: principais características e formas de aplicação

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  3.395 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)

Aluno (a): Igor da Silva Barbeiro

Matrícula: C08GEH3                Turma: EF2/3P28                     Turno: Noturno

TEMA: Ginástica para todos: principais características e formas de aplicação

Sumário

Objetivo3

Justificativa3

Desenvolvimento4

Considerações finais 7

Referencia bibliográfica 7

OBJETIVO

A APS tem por objetivo proporcionar uma solida formação geral e especifica. Com isso vou ter um conhecimento mais amplo e detalhado sobre o assunto tratado. Fazendo com que me torne um profissional diferenciado.

         

JUSTIFICATIVA

O tema foi escolhido pelo fato de falarmos de um movimento que expressa ideias e sentimentos. A ginástica pode ser compreendida como manifestação da cultura corporal que reúne as diferentes interpretações da ginástica (Natural, Construída, Artística, Rítmica, Desportiva, Aeróbica, etc.), integrando-as com outras formas de expressão corporal (Dança, Folclore, Jogos, Teatro, Mímica etc.), de forma livre e criativa, de acordo com as características do grupo social.

O professor de educação física tem um papel muito importante na sociedade ele deve por meio da Ginástica para todos, contribuir para o aumento da interação social de quem participa da atividade. O professor conhecendo as características da ginástica ficaria muito mais fácil aplicar em uma sociedade.

DESENVOLVIMENTO

A Educação Física é uma disciplina obrigatória da grade curricular da rede de ensino básico. Dentro desta área de conhecimento, alguns conteúdos específicos devem ser trabalhados, como por exemplo, a ginástica. Apesar de sabermos que esta é uma prática que deu origem à Educação Física, grande parte dos professores parecem ignorar esta temática definitivamente. Aula de educação física na escola tem sido sinônimo de aula de esporte. Mais ainda: sinônimo de “jogar bola”. Os conteúdos voltados para os esportes coletivos com bola basquetebol, handebol, futsal e voleibol.

Alguns relatos mostram que professores que justificam a ausência da ginástica na escola por não terem a preparação os equipamentos e o espaço necessário para subsidiar a aprendizagem desta modalidade. Esse episódio não é privilégio apenas das escolas. A ginástica também não está presente nas práticas voltadas para o lazer na maior parte das vezes, sendo proporcionada somente em alguns clubes especializados com custos elevados, o que a torna uma prática restrita a poucos. A Ginástica geral (GG) é uma das manifestações da ginástica que também não está presente no cotidiano da maioria dos brasileiros.

A ginástica se divide em diversas áreas. Ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica acrobática, ginástica aeróbica, ginástica de trampolim, e também ginástica laboral e ginástica geral. De primeiro momento cada uma delas se enquadra em um propósito, por exemplo, as modalidades artísticas, rítmicas, acrobáticas são de caráter competitivo, as ginásticas gerais e laborais seguem uma linha para fins não competitivos, porem as outras modalidades podem ser usadas dentro da ginástica geral, sendo assim todas podem ser aplicadas em múltiplas áreas e com múltiplos objetivos. Pois o diferencial de seja qual modalidade for é como ela é expressa. A ginástica para todos fundamentasse em todas as modalidades juntas e é expressa de diversas formas.

A Ginástica Geral (GG) e/ou Ginástica para Todos (GPT), enquanto uma manifestação da cultura corporal é uma prática cheia de significados por valorizar a participação efetiva de forma livre e criativa de seus integrantes, apresenta-se enquanto uma modalidade não competitiva, de caráter apenas demonstrativo, valendo-se da combinação de elementos gímnicos associados a diversas manifestações culturais, como a dança, o circo, o teatro, o folclore, dentre outros, apresentados através de atividades livres e criativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com