TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado financeiro e as principais formas de aplicação financeira no Brasil

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – UNIAN – ABC

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Viviane Martin Baroca

Análise de Riscos

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2015

Viviane Martin Baroca - R.A. 157.016.755-0

4º. SEMESTRE – SALA 119 – TURMA “A”

Análise de Riscos

Trabalho apresentado na Universidade

Anhanguera de São Paulo – UNIAN – ABC,

Como requisito parcial à disciplina de Fenômenos do Análise de Riscos

sob a orientação do Profº. Marcelo

 

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2015

Viviane Martin Baroca

Análise De Riscos

Trabalho apresentado na Universidade Anhanguera de São Paulo

 UNIAN – ABC,Como requisito parcial à disciplina de

Análise de Riscos

sob a orientação do Profº. Marcelo

.

Aprovado em ___________________________________ de Abril de 2015.

_______________________________________

         Profº. . Marcelo

DEDICATÓRIA

.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a minha mãe Tereza , heroínas qυе nos dão total apoio e incentivo nаs horas difíceis, de desânimo е cansaço.

 

OBJETIVO

Conceito e formas de investimento. A importância do investimento para as organizações; O mercado financeiro e as principais formas de aplicação financeira no Brasil. Esta atividade é importante para que você conheça outras opiniões sobre o mercado financeiro no Brasil e pratique o conhecimento sobre índices de aplicação e suas características financeiras.

RESUMO

Eu e alguns amigos do curso de Contábeis fizemos uma ‘fezinha’ na loteria e fomos premiados, ganhamos R$ 1.000.000,00. Ao invés de dividirmos o prêmio e cada um gastar como quiser, preferimos constituir uma empresa e investir o dinheiro num segmento de negócio, visando aumentar esse patrimônio e ganhar dinheiro por um longo período, mas como as opções de onde investir o dinheiro são variadas, faremos algumas simulações e após analise verificaremos a melhor opção para retorno desse capital investido.

Introdução

Desenvolver um projeto para mensurar o valor dos ganhos na empresa e comparar com outra opção de investimento, medindo os retornos de capital e assim, escolher a melhor alternativa. Ao final do desafio, o grupo terá experimentado como calcular um fluxo de caixa incremental e saber escolher o melhor projeto de investimento, comparando as opções considerando prazo, risco e retorno.

  1. Revisão da Literatura

Seguindo conforme fora determinado optamos por investir nosso capital primeiramente em Letras de Crédito do Agronegócio, optamos por tal investimento devido as análises que seguem de acordo com os critérios a seguir.

1.1   O que é uma Letra de Crédito do Agronegócio?

O crédito rural deve atuar como suprimento de recursos financeiros para proporcionar competitividade à agropecuária brasileira, no curto e no longo prazo, de acordo com as normas estabelecidas pela legislação (Lei no 4.829 de 5 de novembro de 1965). Porém as fontes tradicionais de recursos para o crédito rural, ou seja, os recursos públicos, estão cada vez mais escassos. Atualmente o governo é incapaz de atender toda a demanda do setor.

O financiamento da agricultura brasileira vem se apresentando como um dos grandes problemas da alocação de recursos da economia. Para Araújo & Almeida (1997), diante do esgotamento do Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), os agentes do setor (produtores, cooperativas, agroindústrias e comerciantes de insumos e produtos, dentre outros) estão alocando mais eficientemente seus recursos e também procurado novas formas e fontes para financiar suas atividades.

A crescente saída do governo como agente financiador da agricultura brasileira é reflexo do “estouro” da dívida pública, tanto externa, contraída ao longo da década de 70, como da interna, dos anos 80 (Schouchana & Perobelli, 2000). Enfim, o governo esta assumindo uma função de agente regulador e estimulador do crédito do que propriamente de financiador.

No intuito de incentivar o setor privado a se envolver mais a fundo nesse segmento e de reduzir a dependência do setor agrícola em relação aos recursos públicos, a Lei no  11.076, de 30 de dezembro de 2004, regulamentou cinco novos títulos de crédito para o financiamento do agronegócio brasileiro. Estes novos instrumentos de financiamento deverão aumentar a participação do setor privado no financiamento do agronegócio brasileiro, aumentar a disponibilidade de recursos para o setor e proporcionar um maior giro de capital dentro do próprio sistema. Os novos instrumentos de financiamento do agronegócio são denominados de: Certificado de Depósito Agropecuário (CDA), Warrant Agropecuário (WA), Certificados de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com