TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HANDBALL

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DE HANDEBOL

NOME DOS PROFESSORES:

Everton

Maria Beatriz

NOMES DOS ALUNOS:

Aline Fernandes de Almeida     RA: 1596759066

Douglas Pimenta de Souza      RA: 1581984944

Giane Ramos                    RA: 1299108410

Thamiris Saldanha Siqueira      RA: 1585971340

Vinicius Eduardo Gonçalves     RA:1578136703

Isadora Gonçalves               RA: 1585964024

Felipe Souza                     RA: 1563250059

LEME SP

2015

HISTÓRIA DO HANDEBOL NO MUNDO E NO BRASIL.

Na Grécia antiga era praticada com uma bola do tamanho de uma maça, realizado com as mãos e não havia goleiro, e com o nome de URÃNIA é escrito por HOMERO, provavelmente o jogo que hoje nós conhecemos como HANDEBOL, porem para chegar nos dias de hoje deu um grande pulo na História.

A partir de 1848 atribui-se ao professor Dinamarquês HOLGER NILSEN a criação do jogo denominado de Haandbold com suas próprias regras. Nessa época os Thecos praticavam um jogo com nome AZENA.

O Handebol como se joga hoje introduzido na Alemanha na ultima década do século passado como o nome de RAFTBALL e foi levado para o campo em 1912 pelo secretario da Federação Internacional de futebol, o Alemão HIRSCHMANN.

A registro de jogos similares datados muito antes de JESUS CRISTO.

Mais de 1919, um professor alemão de nome KARI SHELERZ reformulou um jogo de nome ( TORBALL) e alterou esse nome para Handball era jogado em um campo similar ao de futebol com onze jogadores em cada equipe.

Já em 1924, na SUÉCIA, onde o rigoroso inverno impedia a prática do mesmo em campo, desde então começou a ser praticado em quadra com número reduzido de jogadores em cada equipe para sete, e o jogo ganhava mais dinâmica e velocidade.

Quando falamos de como o Handebol chegou ao Brasil as versões são unanimes e bastante parecidas muitos dizem que o Handebol teria sido introduzido pelas colônias Europeias fugitivas da guerra, por volta de 1930, tendo como SÃO PAULO como Estado pioneiro, trouxeram na bagagem esportes que lá fazia sucesso.

Em 1954 o professor AUGUSTE LISTELLO promoveu um curso Internacional para professores sobre aulas de Handebol, e através disso foi se propagando o Handebol.

A registros que o handebol só ganhou fama nacional e popularidade depois de incluídos nos jogos Estudantis e Universitários.

O Handebol (hand significa mão em inglês, e ball, bola) é um esporte coletivo que também pode ser posto na praia , é a versão oriunda do Handebol praticado nos ginásios e que teve em meados da década de 1980,conhecido com beach handball.

No beach handball são somente quatro jogadores cada equipe, e cada vez mais valorizado, contando com calendários e competições a nível nacional e internacional organizado pela IHF (Federação Internacional de Handebol).

O beach handball (Handebol de Praia) era praticado no litoral brasileiro a partir de adaptações e regras no Handebol tradicional. A primeira competição oficial foi em 1993 organizado pelos europeus e mais especificamente pelos italianos na praia de Giulianova.

Em 2001, em Akita Japão aconteceu o primeiro Beca Handball reconhecido pela I.H.F. Foi nessas competições que o Brasil conquistou medalha de bronze tanto no masculino e no feminino adulto; e ainda o goleiro Palito foi destaque escolhido o melhor goleiro do Mundial, já no o feminino o destaque foi a artilheira da competição Lucila.

FATOS IMPORTANTES DO HANDEBOL

  • Em 1934, o COI (Comitê Olímpico Internacional) inclui o Handebol como esporte Olímpico.
  • Nas Olimpíadas de Berlim (1936), seis países disputaram a medalha de ouro. Foi à estreia do esporte em Jogos Olímpicos. E a Alemanha tornou-se campeã, após derrotar a Austrália por 10 a 6.
  • Em 1938, foi disputado, na Alemanha, o primeiro campeonato mundial de handebol.
  • Em 18 de junho de 1946, foi fundada a IHF (Internacional Handball Federation), atualmente com sede na cidade de Basiléia (Suíça).
  • Após em período sem participação, o esporte volta a fazer parte das Olimpíadas nos Jogos Olímpicos de MONTREAL, em 1976, com regras reformuladas e partidas disputadas em quadra.
  • Atualmente o esporte é praticado em 183 países, envolvendo mais de um milhão de equipes e trinta milhões de profissionais (jogadores, treinadores e outros profissionais do esporte).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

TENROLLER, Carlos Alberto Handebol teoria a prática / Carlos Alberto Tenroller - Rio de Janeiro: 3° edição Sprint, 2008.

CALDAS, Iberê Handebol: como conteúdo para as aulas de Educação Física / Iberê Caldas Recife: EDUPE, 2003.

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_do_handebol.htm

A QUADRA DE JOGO

  • A quadra do jogo é um retângulo com 40 metros de comprimento e 20 metros de largura.

  • Todas as linhas da quadra fazem parte da superfície que elas delimitam, a área do gol é definida por uma linha de gol e esta linha tem 6 metros.

  • Há uma linha de 3 metros em frente à baliza; esta linha é paralela à linha de gol e está a 6 metros de distância (medição feita desde a face posterior da linha do gol até a face anterior da linha da área de gol);
  • Dois quartos de círculo, cada um com raio de 6 metros (medidos desde o ângulo interno posterior de cada poste da baliza), conectando aquela linha de 3 metros de comprimento com a linha de fundo.
  • A linha do tiro livra tem 9 metros é uma linha tracejada a 3 metros de distância da linha da área do gol.
  • A linha de 7 metros é uma linha com 1 metro de comprimento, marcada diretamente em frente à baliza. Ela é paralela à linha de gol, a uma distancia de 7metros (medidos desde a face posterior da linha de gol até a face anterior da linha de 7 metros).
  • A linha de limitação do goleiro é uma linha de 4 metros, marcada a frente de cada baliza. Ela é paralela à linha de gol, a uma distância de 4 metros.
  • A linha central une os pontos centrais das duas linhas laterais.
  • A zona de substituição (um segmento na linha lateral) se estende a uma distância de 4,5 metros da linha central para cada equipe, e se estende a 15 cm dentro da quadra e 15 cm para fora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com