TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Coletivas Basquetebol E Handball

Trabalho Universitário: Atividades Coletivas Basquetebol E Handball. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual é o conceito de técnica e tática?

Técnica são os fundamentos propriamente ditos que pode ser realizados tanto como ações ofensivas e ou defensivas como arremessos, passes, antecipação, bloqueios, drible, controle de bola entre outros. E o mesmo depende de diversos aspectos como a capacidade física e as habilidades motoras gerais e específicas que o atleta tem desenvolvido, além de aspectos cognitivos fundamentais para o entendimento do jogo.

Tática é a utilização de recursos para definir situações durante um jogo. Que engloba sistemas de jogo tanto ofensivos como defensivos, e essas situações são definidas pela analise de seu treinador e de seus jogadores que observam oque uma equipe está fazendo e utilizam um recurso tático, seja ele a troca de sistema defensivo ou troca de sistema ofensivo para prevalecer nas realizações de seus ataques ou defesas.

2) Qual é a sua visão sobre os princípios técnicos e táticos no basquetebol?

Eu vejo os princípios técnicos do basquetebol como os fundamentos básicos, para se praticar o esporte que seriam os diversos tipos de arremessos que podem ser realizados como de curta, media ou longa distancia os tipos de arremessos: ganchos, enterradas, bandeja entre outros, tipos de passe: picado, passe de peito com as duas mãos entre outros e defensivamente bloqueios roubadas de bola interceptações. Eu vejo que os princípios técnicos estão diretamente ligados ao sucesso em um jogo de basquete, pois sem os mesmos não conseguira marcar pontos ou mesmo se sujeitara a levar diversos pontos pela má execução de suas técnicas defensivas. Com relação aos aspectos táticos dentro de um jogo de basquete cada jogador tem que executar uma função tanto ofensivamente como defensivamente e cada jogador tem sua posição especifica dentro das suas características pessoais e ou solicitadas pelo treinador para executar uma função dentro do jogo que pode ser: armador, ala/armador, alas, ala/pivô e ou Pivô cada um executando uma função diferente dentro do jogo podendo ou não trocar de função dentro do jogo para se adequar ao ataque e ou defesa adversária ou a pedido do próprio treinador. E também existem os tipos marcação seja ela marcação mista, zona ou homem a homem, que são executadas para dificultar o sucesso do ataque adversário cada uma tendo suas vantagens e desvantagens deste momento que vem a grande importância de uma boa leitura do jogo do adversário e por isso o basquetebol tem esse grande dinamismo, pois o jogo necessita de variedade de sistemas ofensivos e defensivos dentro de uma mesma partida.

3) Qual devemos ensinar primeiro: técnicas ou táticas? Apresente suas justificativas.

Creio que devemos ensinar primeiro as técnicas para os praticantes saberem oque deverão executar e oque irão executar em cada ação durante o jogo, como arremessos, movimentações, dribles, passes, marcação, bloqueios entre outros pois caso seja ensinado primeiro as táticas o praticante poderá não saber oque fazer em uma situação especifica do jogo podendo criar assim uma certa reticencia para praticar a modalidade novamente por não saber executar corretamente os diversos fundamentos do esporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com