TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do atletismo de atletismo, handball e futebol

Seminário: História do atletismo de atletismo, handball e futebol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Seminário  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

Dentro do contexto proposto para o ensino da história do Atletismo, do Handebol e do Futebol poderíamos adotar varias ações pedagógicas, tais como:

Na modalidade do atletismo apresentaremos ao aluno a sua história e movimentos realizados pelos primeiros humanos, que corriam, nadavam e caçavam para sobrevivência da sua espécie até a suas evoluções para os jogos olímpicos antigos e modernos. Posteriormente a apresentação das modalidades olímpicas solicitaria aos alunos que pesquisassem como eram os instrumentos e locais das realizações das provas do atletismo entre outros.

As possibilidades se ampliam quando pensamos no trabalhar com o atletismo devido as escolas não possuírem material apropriado para tal pratica da modalidade . Teríamos a possibilidade também de criar oficinas para fabricação desses materiais como produtos recicláveis, como peso, dardo, disco, barreiras, caixa para salto e tantos outros, onde contribuiria para o surgimento de relações interpessoais que é tão importante para a consolidação do processo ensino e aprendizagem.

Quando o aluno se envolve nesse tipo de atividade e pesquisa do esporte e do material a ser usado, passando pela fabricação do mesmo e sua utilização como instrumento da modalidade, passa a interagir com regras e técnicas para o seu manuseio.

Por final essa modalidade também pode nos proporcionar discussões sobre o doping, como consumir a água durante a atividade física, fontes de energia, controle de peso corporal, alimentação, higiene, efeitos do calor, do aquecimento, do alongamento, a preocupação estética com o corpo.

O handebol é um esporte que permite o emprego da velocidade, movimentação, força nos arremessos, habilidade no manejo da bola, além de proporcionar aos professores a possibilidade de educar pelo jogo. Inicialmente aplicaríamos aos alunos como foi criado esse esporte que teve inicio na Alemanha e foi jogado em campos aberto com onze jogadores sendo posteriormente, levando a necessidade de adaptação do esporte em quadras fechadas.

Durante as aulas utilizaríamos de trabalhos em grupo sobre a historia do esporte e seu criador , incentivo atividades extracurriculares em eventos esportivos e ou situações de prática de ensino sobre o esporte , vídeos e oficinas pedagógicos, além de aulas práticas com ensinamentos das regras básicas do handebol que e jogado com as mãos , sendo que todo ensinamentos envolvido seria com a finalidade de conhecer a histórico do handebol e o seu desenvolvimento enquanto contribuição sócio cultural da educação física.

No futebol vivenciando os jogos com a bola no pé, assim incentivando a conhecer e recriar as regras da modalidade e contribuindo também para o entrosamento dos alunos e sua socialização na escola. Apresentar fotos e vídeos com variações da modalidade como a de salão, de praia e introduzindo a modalidade em miniquadras para adquirirem praticas com o esporte . Poderíamos exibir artigos sobre a história do futebol no Brasil, pontuando que no passado, muitos não podiam praticá-lo como os negros, mulheres, pessoas com deficiência , criando debates sobre o assunto , todos ações teriam a finalidade de apresentar a historia do futebol aos alunos.

Referências:

KAWASHIMA, L. B.; GOMES, L. A. Handebol. Batatais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com