TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HAS e Exercicios Fisicos

Por:   •  8/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 7

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE

Introdução

A Hipertensão Arterial  é considerada um grave problema de saúde pública para a sociedade atual, pois é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares.  Como principais fatores que podem resultar no surgimento da hipertensão estão: obesidade, fatores nutricionais, uso abusivo de álcool, hereditariedade. faixa etária, fatores socioeconômicos e fatores associados a atividade laboral também estão ligados ao aumento dos níveis de pressão arterial

Objetivo geral

 analisar e entender os riscos ocupacionais associados ao surgimento da (Hipertensão Arterial Sistêmica) e o uso dos exercícios físicos para a manutenção da saúde

OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

 

 1 Mostrar os riscos para a saúde do indivíduo quando a Hipertensão arterial não é tratada ou controlada

 2 Apresentar diversos fatores que podem dar origem e as possíveis causas da Hipertensão Arterial.

3 Demonstrar que os indivíduos hipertensos devem iniciar programas de exercícios físicos regularmente, desde que submetidos à avaliação clínica prévia;

4 Explicar os benefícios dos exercícios físicos para a manutenção da saúde.

Metodologia

. Para a construção do presente estudo a metodologia utilizada foi a de revisão integrativa da literatura, baseado em artigos científicos indexados em principais bases de dados, publicados entre os anos de 2011 e 2021, com versão completa e gratuita disponível.

Perigos da Hipertensão Arterial Sistêmica

Essa doença é caracterizada por níveis pressóricos elevados, fazendo com que o coração tenha que exercer mais esforço para que o sangue seja distribuído corretamente por toda a região corpórea. Um indivíduo é considerado como hipertenso quando a pressão arterial alcança valores igual ou maior do que 140 mmHg e  90 mmHg para pressão

 

 Usamos “mmHg” para indicar quantos milímetros o mercúrio sobe no medidor do aparelho. Quando lhe dizem que sua pressão está “doze por oito”, por exemplo, significa a medida de 120x80 mmHg, onde 120 é a pressão nos vasos, quando o coração se contrai, e 80 é a pressão nos vasos, quando o coração relaxa.)

    A Hipertensão Arterial pode ser dividida em: HAS primaria ou essencial, cujo a etiologia não está totalmente elucidada, tendo maior prevalência em crianças e adolescentes com histórico familiar e com sobrepeso associado.

 HAS secundaria, cujo os principais fatores são: doença renal, doenças cardiovasculares, hábitos deletérios, sedentarismo, obesidade dentre outros, tendo maior prevalência em jovens adultos e idosos (MALACHIAS, 2016; MENDES, 2018)..  A Hipertensão é uma das principais causas de infarto, doenças cardiovasculares, aneurisma arterial, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e em casos mais graves insuficiência renal, dentre outras comorbidades incapacitantes (ALVES, 2021).

        Importante salientar que muitas das vezes é assintomática, onde os sintomas mais comuns associados a hipertensão arterial são :      

cefaleia sub occipital intensa, sonolência, confusão mental, distúrbios visuais, náusea e vomito, podendo ocorrer principalmente nas primeiras horas da manhã e desaparecer ao longo do dia (MALACHIAS, 2016).

        

Principais fatores de risco que colaboram para o surgimento da Hipertensão arterial, podemos citar: faixa etária, estresse, tabagismo, sobrepeso e obesidade, consumo exagerado de alimentos industrializados, refrigerantes e alimentos processados,  consumo excessivo de sal associado a baixa ingestão hídrica.

        Temos ainda, o histórico familiar para a doença e distúrbios do sono também são relevantes para o surgimento e/ou agravamento da HAS. Assim, as informações acerca do histórico familiar são de suma importância para aumentar a certeza do diagnostico desta patologia, especialmente quando se relaciona a HAS primaria (MENDES, 2018).

Outros fatores  podem estar diretamente associados ao surgimento de HAS, dentre eles encontram-se a ocupação e atividade profissional desempenhada pelos indivíduos. O ambiente laboral pode ser extremamente danoso à saúde dependendo da situação na qual o trabalhador está exposto, podendo resultar no chamado estresse ocupacional. O estresse ocupacional é um conjunto de perturbações psicológicas ou sofrimento psíquico associado à experiencias no ambiente laboral, que resultam em determinado estado de desgaste no organismo humano, tendo como principal consequência redução considerável na qualidade do serviço prestado. Pelo individuo (CARDOSO, 2020; PRADO, 2016) .Quando a atividade laboral dessa pessoa, tem impactos significativos como sedentarismo, alimentação prejudicada, associada a fatores estressores, o risco para o surgimento de HAS e outras comorbidades aumenta.

        

EXERCÍCIOS PARA O INDIVÍDUO COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÓLICA

        De acordo com estudo publicado pelo American College of Sports Medicine (ACSM) , onde os níveis de evidência de atividade física foram agrupados em quatro grupos (A, B, C e D), concluiu-se, referente aos benefícios da atividade física como recomendação aos hipertensos, o seguinte:

1) Exercícios aeróbicos dinâmicos reduzem a pressão arterial de repouso dos indivíduos com pressão arterial normal e nos portadores de HAS (evidência de categoria A);

2) a diminuição da pressão arterial decorrente da atividade física regular é mais pronunciada em hipertensos do que em normotensos (evidência de categoria B);

3) exercícios aeróbicos regulares reduzem tanto a pressão arterial ambulatorial quanto a pressão submáxima de esforço (evidência de categoria B);

4) as diferentes respostas encontradas nos diversos estudos são explicadas, incompletamente, pelas características diferentes dos programas de exercícios, em relação à frequência, intensidade, tempo e tipo de atividade (evidência de categoria B).

        Referindo-se a frequência, intensidade, tempo e tipo de exercício (FITT), sempre  levando em conta a individualidade biológica (idade, gênero e grupo étnico), o colégio recomenda:

Frequência: tanto quanto possível, preferivelmente todos os dias da semana com descanso em um só dia;

Intensidade: moderada (40-60% da VO2 máxima);

Tempo: 30 min de exercício contínuo ou de atividade física acumulada durante o dia;

Tipo: primariamente aeróbicos complementados por exercícios resistidos com pouca sobrecarga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com