TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA E TEORIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  7/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ANDREA LINS VARALDA– R.A. 80.22483

PORTFÓLIO HISTÓRIA E TEORIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA.

(

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário  Claretiano        para disciplina História e Teoria da Educação Física  como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Antonio Eduardo Ribeiro.

(CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO-CEUCLAR)
RIO CLARO – 2020

1) Utilizando os conhecimentos históricos trabalhados na Unidade 1 do CRC, justifique a seguinte afirmativa: as práticas sociais da Educação Física são manifestações corporais socioculturais e não apenas gestos técnicos padronizados?

Durante a história as atividades físicas passaram por por um caráter ritualísticos, serviam de formação integral para o homem, atendiam às questões militares e tinham também como função o desenvolvimento integral do corpo e da mente.

A movimentação independente do gesto, não significa que são técnicas padronizadas, vimos que todos eles foram obtidos durante os anos da evolução da humanidade Como mostrado em nosso material de estudo e pesquisas, podemos perceber que cada cultura tem uma maneira diferente de se expressar e que ao longo da evolução foram evoluindo cada vez

mais. A partir disso podemos dizer que as práticas sociais da Educação Física, têm caráter humanitário , principalmente na época em que vivemos, pois além de desenvolverem habilidades corporais como coordenação motora, qualidade de vida, diminuição do estresse, limpeza mental, ampliar repertório de expressão emocional.

2) Dentre as Práticas Sociais apresentadas  na Unidade 2, descreva uma atividade motora/corporal para ser trabalhada com crianças de 9 a 10 anos, objetivando estimular o trabalho cooperativo e orientação espacial. Identifique a Prática Social da atividade descrita e local de sua aplicação (escola, clube, rua de lazer, praça pública, etc).

É de extrema  importância estimular as crianças desde cedo a participar de brincadeiras que possuem o objetivo de trabalhar o raciocínio e ajudar na prática do crescimento e habilidades motoras.

Desta forma escolhi as  atividades abaixo:

CORRER EM CIRCUITO

IDADE: 10 anos.

OBJETIVOS E PRÁTICA SOCIAL: Iniciação desportiva (handebol e basquetebol).

MATERIAL: Bola.

LOCAL: Quadra.

FORMAÇAO: fileiras.

ORGANIZAÇÃO: 2 fileiras frente a frente formando 2 equipes A e B. Primeiro aluno de cada fileira com uma bola.

EXECUÇÃO: ao sinal, o aluno de posse de bola corre em direção ao que está na outra extremidade da fileira. Neste momento há trocas de lugares.

O primeiro fica por último e inicia a passagem da bola ao outro. Quando chegar o 1º  fica por último e inicia a passagem da bola ao outro. Quando chegar o 1º, o 1º fica com posse de bola. Vencerá o que executar a tarefa primeiro.

JOGO DA MEMÓRIA DIFERENTE

IDADE: Todas. Objetivos específicos: Memória, tato.

MATERIAL: Lápis, grampos, moedas, giz, etc.

Formação: em pé, formando um círculo, mãos para trás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (108.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com