TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidratação: Conceitos e Formas de Avaliação

Por:   •  13/5/2015  •  Resenha  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 3

Hidratação: Conceitos e Formas de Avaliação

O consumo de agua, durante os exercícios físicos, é tido como um fator de equilíbrio homeostático, definido pela sede, como resposta a um déficit de líquidos, este é essencial para a sobrevivência. Devido à necessidade da manutenção do estado de hidratação, torna-se necessária sua avaliação antes, durante e depois dos exercícios físicos. Os pesquisadores, diante de tal situação, decidiram fazer pesquisas bibliográficas para obter uma melhor resposta, ao selecionar e apresentar resultados e conceitos presentes na literatura em relação à necessidade da hidratação durante o exercício e apresentar os principais métodos de análise do estado de hidratação.

Através desses estudos foram observados alguns conceitos importantes dos aspectos que envolvem os fatores de desidratação, durante os exercícios físicos: É sabido que A água constitui cerca de 50% a 60% da massa corporal de adultos, correspondente a aproximadamente 42 litros (L) em um indivíduo de 70 kg; Durante o exercício de longa duração, aproximadamente 75% da energia produzida pelo metabolismo é liberado sob a forma de calor, fator que pode resultar aumento da temperatura corporal, em contrapartida em produção de suor, para resfriamento do corpo, que proporcionará a perda de volumes de agua e eletrólitos. A partir de então alguns autores têm defendido a efetividade da ingestão de líquidos de acordo com a sede, como estratégia segura de reposição de fluidos, já outros defendem à necessidade da manutenção do estado de hidratação, torna-se necessária a sua avaliação antes, durante e depois de exercícios físicos, principalmente quando realizados exercício de longa duração e em condições climáticas desfavoráveis à termorregulação.

Nesses conceitos entende-se como desidratação o processo de perda de água corporal sem a sua reposição adequada, devendo ser considerado como eu-hidratado o indivíduo que tenha o conteúdo “normal” da água corporal e hipohidratado e hiperhidratado, o indivíduo que está em débito ou com excesso de água corporal, respectivamente. Considerando alguns fatores que influenciam a perda de água pelo suor, como: duração e intensidade do exercício, condições ambientais, tipo de vestimenta e equipamento utilizado, a desidratação pode ainda ser agravada caso a atividade física seja realizada de forma prolongada e especialmente em um clima quente, exigindo um maior consumo de água para substituir as perdas de líquido pelo suor. Foram analisadas várias discussões, no que tange os fatores observáveis da desidratação, dentre eles a osmolalidade do plasma, níveis de massa corporal, urina, níveis de mensuração de hidratação e interferências ambientais nos resultados. Apesar dos estudos terem sidos voltados ao mesmo assunto, na conclusão do trabalho não se chegou a um consenso dos autores pesquisados, no entanto há a sugestão que a análise da Osmolalidade do Plasma e das diferenças da Massa Corporal, mensurada antes, durante e após os exercícios, provavelmente são as melhores e mais precisas formas de avaliar o estado de hidratação, no caso da impossibilidade de avaliar o conteúdo total da água corporal e o consumo de líquidos durante o exercício, principalmente em exercícios de longa duração realizados em ambiente quente. A não solução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com