TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Ed. Fisica

Por:   •  24/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina:     História e Teoria da Educação Física

Tarefa: Portfólio (Atividade Portfólio 11ª semana)

Nome: Douglas da Silva

RA: 8031435

Turma: PGEFB1701BTTA0P

Parecer do Tutor:

Copie o enunciado da tarefa descrita no PEGE:

Descrição da atividade:

De acordo com o estudo realizado na Unidade 2, elabore um texto de no máximo duas laudas, caracterizando as principais práticas sociais relacionadas à Educação Física e como essas práticas podem ser trabalhadas no cotidiano profissional do Licenciado em Educação Física e do Bacharel em Educação Física, utilizando predominantemente o material oficial indicado.

Terminada a atividade, poste-a na ferramenta Portfólio dentro do prazo oficial.

Atenção para não cometer Plágio! Vide informações na ferramenta Material!! 

O envio de mensagens se encerra em 17/04/2017

 

TRABALHO, TEMPO LIVRE, RECREAÇÃO E LAZER.

Trabalho e tempo livre

No contexto histórico o trabalho esta relacionado a uma perspectiva negativa.  E isso só foi mudar a partir da idade média. A partir do séc. 18 com a industrialização o trabalho expandiu-se e com a aumento da produção surgiu uma nova classe o proletariado. Nas indústrias o trabalhador chegava há trabalhar 60 horas semana, foi quando começaram a lutar pelos seus direitos com o objetivo de fixar as horas de trabalho em 8 horas diárias, com o intuído de dividir o dia em 3 partes, 8 horas pro trabalho, 8 para dormir e 8 para o lazer e descaço. Porem nos dias atuais além de vários outros fatores o tempo de descanso é desperdiçado com outras tarefas, como transporte, alimentação etc. Nas cidades o lazer passou a depender de espaços coletivos como parques, ou clubes, Mas grande parte da população passa seu tempo de lazer em casa descansando.

No cotidiano do bacharelado em Educação Física pode ser trabalhado em áreas dentro do próprio espaço de trabalho, como, por exemplo, ginastica laboral, realizando o trabalho no cotidiano da empresa dentro do próprio espaço de trabalho delas.

Lazer e recreação

Alguns autores colocam lazer e recreação como sinônimos, já para outros existe diferenças claras entre eles. O conceito de recreação nasceu nos estados unidos e tem enfoque proporcionar distração para os visitantes dos parques e preservar a natureza. No entanto com o crescimento da industrialização esse conceito passou a ser insuficiente para designar e necessidade dos trabalhadores de compensar a tensão do trabalho e a necessidade de relaxamento, surge então o conceito de lazer, considerado mais amplo, pois inclui funções recreativas que vão além. Os dois tem função de diversão durante e atividade realizada.

No cotidiano do bacharelado em Educação Física existe uma grande gama de atuação na área de recreação e lazer, principalmente em clubes e parques onde existe maior demanda desse tipo de trabalho.

Atividades de lazer

Para Camargo (1986) qualquer atividade de lazer possui as seguintes características: escolha pessoal, gratuidade, prazer e liberação. Possuindo então um grau de liberdade, outra característica do lazer indica que ele é gratuito e desinteressado, ou pelo menos parcialmente, e uma terceira característica seria o prazer. Essa atividades são praticamente todas atividades cotidianas que busquem a obtenção das características citadas.

No cotidiano do bacharelado em Educação Física essas atividades podem ser moldadas com o intuito de instrução, voluntaria ou não, principalmente em clubes e parques públicos.

BRINCADEIRA E JOGO

Há vários conceitos para as práticas de brincadeira e jogo, portanto é possível encontrar muitas definições, mas poucos consensos. A Brincadeira é caracterizada como uma atividade: Espontânea, Voluntária, Que não possui regras fixas, Busca prazer e diversão, Completa em si mesma.  Já os Jogos: Possui regras fixas, É menos espontâneo, Busca prazer e diversão, É completo em si mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (151.3 Kb)   docx (105.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com