TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Boxe Brasileiro

Por:   •  6/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.556 Palavras (15 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 15

História do Boxe Brasileiro

Primeiros vestígios do boxe no Brasil 

No início do sec. XX, a prática desportiva era quase totalmente desconhecida no Brasil. Os raros esportistas limitavam-se a membros das comunidades de emigrantes alemães e italianos, no Rio Grande do Sul e em Sao Paulo. Foi só com eles que foi introduzida, entre nós, a idéia de competição esportiva entre dois homens ou entre equipes, principalmente em modalidades como natação e canoagem. 

Além dessa falta de tradição esportiva, outra característica desfavorecia a introdução do boxe no Brasil: no final do sec. XIX e início do XX, lutar era sempre associado a coisa de capoeiristas e, então, à marginalidade. Esse preconceito era especialmente forte entre os membros da elite dirigente do país. 

As primeiras exibições de boxe em solo brasileiro ocorreram naquela época e só reforçaram esse preconceito: foram feitas por marinheiros europeus, que tinham aportado em Santos e no Rio de Janeiro, e naquela época os marinheiros eram recrutados das classes mais humildes. 

O boxe é divulgado e legalizado no Brasil 

A propaganda de Sucupira entusiasmou alguns jovens que eram membros da tradicional Societá dei Canotiere Esperia, de São Paulo, os quais tentaram incluir o boxe entre as atividades dessa associação; esse esforço durou entre 1914 e 1915, e parece não ter frutificado. 

A real divulgação iniciou apenas em 1919, com Goes Neto, um marinheiro carioca que havia feito várias viagens à Europa, onde havia aprendido a boxear. Naquele ano de 1919, Goes Neto retornara ao Brasil e resolveu fazer várias exibições no Rio de Janeiro. Com as mesmas, um sobrinho do Presidente da República, Rodrigues Alves, se apaixonou pela nobre arte. O apoio de Rodrigues Alves facilitou a difusão do boxe: começaram a surgir academias e logo esse esporte ganhou a áurea da "legalidade", de esporte regulamentado, com a criação das "comissões municipais de boxe" em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro. Isso tudo, entre 1920 e 1921.

Passando ao tempo, e chegando A década de Eder Jofre: os anos 60's 

O maior boxeador brasileiro de todos os tempos nasceu em uma família de pugilistas: tanto por parte do pai ( família Jofre, oriunda da Argentina ) como por parte da mãe ( família dos Zumbanos ). Assim que Éder Jofre, praticamente, nasceu dentro do ringue e desde cedo aprendeu as "manhas" da nobre arte. 

Desde muito cedo exibia características que acabaram lhe colocando num lugar de destaque na história do boxe mundial: tinha como principal arma um fortísssimo gancho de esquerda ( vide foto ao lado ), e uma igualmente arrasadora direita; não menos importante era sua grande inteligência que lhe permitia modificar o estilo de luta segundo o adversário. 

Estreiou como amador aos 17 anos de idade, em 1953. Em seus quatro anos de competição entre os amadores não conseguiu nenhum título de importância internacional. Seu sucesso só viria explodir como profissional, carreira que iniciou aos 21 anos, em 1956. 
[pic 1]

Cartel de Éder Jofre

  • 78 lutas
  • 72 vitórias
  • 50 nocautes
  • 4 empates
  • 2 derrotas

Conquistas

  • Campeão da Forja de Campeões (amador) - 1953
  • Campeão Brasileiro dos galos - 1958
  • Campeão Sul-americano dos galos - 1960
  • Campeão Mundial da AMB (Associação Mundial de Boxe) dos galos - 1960 (like a pro)
  • Campeão Unificado (títulos pelas federações americanas e européias) dos galos - 1962
  • Campeão Mundial dos penas pelo CMB (Conselho Mundial de Boxe) - 1973
  • Campeão

Vida atualmente da lenda do Boxe Brasileiro,  Éder Jofre :

Em 1976, devido a morte dos pais e irmãos, Éder abandonou o boxe, agora de forma definitiva.

Mesmo depois de abandonar o boxe profissional, Éder continuou a lutar em forma de exibição. Tornou-se também um político, ao ser eleito vereador de São Paulo em 1988 e 1992.1

Atualmente, Éder dá aulas de boxe em uma academia de classe média-alta de São Paulo, treinando modelosatoresempresários, etc.. Éder Jofre é vegetariano desde 1956, conforme declarado no documentário A Carne é Fraca, produzido pelo Instituto Nina Rosa.

Éder Jofre na infância , já treinando boxe !!

[pic 2]

Éder Jofre no auge de sua carreira:

[pic 3]

Éder Jofre nos dias de hoje :

[pic 4]

[pic 5]

Já vimos a Historia do boxe Brasileiro,..e o seu maior ícone e lendário vivo de todos os tempos!  Com isso, vamos compreender e ver os fundamentos do boxe... parte técnica de treinamentos, e competição.

boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre1000 e 1850. Tem como objetivo; DESFERIR GOLPES NA CABEÇA E NO CORPO..(TRONCO )

Golpes

  • Jab ou jabegolpe frontal com o punho que está a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distância, ele pode nocautear;
  • Direto: golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte;
  • Cruzado (cross): tão potente quanto o direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço flexionado, diferentemente do direto;
  • Hook ou gancho: desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente a cabeça ou abdome, dificultanto a defesa do oponente. Difere do cruzado pela distância que é aplicado, próximo e contornando a guarda adversária;
  • Uppercut: golpe desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.
  • Jab-direto: desfere-se socos com ambas as mãos uma após a outra.

Nocaute

O nocaute, ou knockout (KO) na língua inglesa, ocorre quando um dos lutadores aplica um golpe que derruba seu adversário no chão, incapacitado-o de terminar o combate. Caso o lutador esteja visivelmente atordoado pelos golpes do adversário, mas ainda permaneça de pé, o juiz pode interromper a luta, o que configura um nocaute técnico, no inglês technical knockout (TKO).

Golpes baixos

Os golpes baixos são os aplicados abaixo da cintura e não são permitidos no boxe. Se o outro adversário bater em uma dessas partes, o mesmo será advertido e, na reincidência, poderá ser eliminado, a critério do árbitro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (643.1 Kb)   docx (417.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com