TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História e Teoria da Educação Física

Por:   •  8/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  946 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de portfólio.

História e Teoria da Educação Física

Belo Horizonte

2016

História e Teoria da Educação Física

Trabalho apresentado a Disciplina de História e Teoria da Educação Física no curso de Graduação em Educação Física.

Belo Horizonte

2016

Objetivos

• Identificar e caracterizar a Educação Física como profissão, compreender a lei que a

Regulamenta a situação dos provisionados na área e a função do educador físico na sociedade.

• Caracterizar a Educação Física curso de graduação, identificando as principais diferenças entre as áreas de atuação e atribuições profissionais do bacharel e do licenciado.

Descrição da atividade

De acordo com o estudo realizado na Unidade 2, elabore um texto de no máximo duas laudas, caracterizando as principais práticas sociais relacionadas à Educação Física e como estas práticas podem ser trabalhadas no cotidiano profissional do Licenciado em Educação Física e do Bacharel em Educação Física, utilizando predominantemente o material oficial indicado.

Para entender os conceitos das práticas sociais de recreação e lazer, é necessário ter clareza quanto à influência que o trabalho e o tempo livre exercem sobre tais práticas.

O trabalho era uma das principais praticas sociais envolvendo as pessoas. A Bíblia, por exemplo, Adão e Eva vivem felizes até a condenação ao trabalho, como o "suor do rosto e o "trabalho" do parto.

Somente na Idade Moderna é que a visão sobre o trabalho começou a mudar. O interesse pelo trabalho aumentou-se com a ascensão da burguesia, essa classe social derivada de grupos de antigos servos acostumados ao trabalho manual que compraram sua liberdade e passaram a se dedicar ao comércio.

Nas cidades as formas de distração e lazer passaram a de¬pender de locais coletivos, como parques ou clubes, mas que geralmente estavam fora do alcance da maior parte da população.

Apesar das políticas públicas que existem atualmente no sentido de proporcionar espaços de lazer para a população, mui¬tas pessoas continuam sem acesso a esses locais. Sendo assim, o tempo livre acaba sendo prejudicado pela falta de opções de lazer coletivo e de segurança.

Em decorrência disso, as opções individuais de lazer acabam sendo basicamente descansar em casa, assistir televisão ou usar a internet, atividades que podem ser consideradas como simples "recuperação das forças" necessárias para o trabalho.

Lazer e recreação no caso da sociedade brasileira é a partir do momento que marca a transição do estágio tradicional para o moderno que se verifica a ruptura entre a vida e o lazer. Temos, assim, dois estágios que representam estilos de vida diferentes.

Na sociedade tradicional, de estilo de vida rural, não havia uma separação rígida entre as várias esferas da vida humana. Os locais de trabalho ficavam próximos quando não eram na própria moradia, a produção era basicamente ligada ao núcleo familiar, obedecendo-se, assim, ao ciclo natural do tempo. O binômio trabalho/lazer não era caracterizado.

Já na sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com