TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História e Teoria da Educação Física

Por:   •  27/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: História e Teoria da Educação Física

Tarefa: Portfólio do Ciclo 2

Nome: Olmar da Silva Freitas Neto

RA: 8032569

Turma: DGEFB1701VITA0S

Parecer do Tutor:

Respostas das questões com base nas leituras propostas na Unidade 1 e no Capítulo II de Castellani Filho (2010).

1) Na pré-história, o homem encontrava-se em situação de nomadismo e por isso precisava percorrer grandes distâncias em busca de alimentos e abrigo. Para conseguir fazer essas migrações e se defender de ataques de animais e de outros rivais, necessitava ter força, velocidade e resistência. Corridas, caminhadas, saltos e nado também estavam presentes em seu dia a dia.

2) A Grécia Antiga criou os Jogos Olímpicos que sobrevivem até os dias de hoje. Dentro da escola, os Jogos Olímpicos influenciam a prática de esportes pelos jovens, que, inspirados nos atletas, muitas vezes sonham em representar seu país nesse evento. Fora do ambiente escolar, os jogos são capazes de incentivar a prática de exercícios físicos por pessoas comuns, seja para se tornar um atleta, ou até mesmo para melhoria da qualidade de vida. Deve-se ser resaltado ainda, o legado físico e cultural que os jogos proporcionam às suas cidades sedes.

 

3) Na Idade Média, a Igreja Católica condenava o culto à beleza do corpo (que era praticada pelos antigos gregos). Nessa época, a Igreja dizia que, para o homem alcançar a vida eterna, deveria mortificar o corpo. Essa ideia implicava nas práticas de exercícios físicos, que ficaram restritas apenas aos vassalos, que eram obrigados a proteger a vida de seus senhores.

 4) Com o Renascimento, as ideias gregas de culto ao corpo são defendidas outra vez, em contraposição ao que era defendido na Idade Média. A relação de uma vida mais saudável estava diretamente ligada às práticas de exercícios físicos e muitos intelectuais como Leonardo Da Vinci, Montaigne, Francis Bacon e outros, aprovaram a inclusão da ginástica com finalidades educativas. Apesar de haver uma evolução com os pensamentos a respeito das práticas esportivas, é importante salientar que existiram muito mais teorias sobre esses pensamentos do que a prática dos mesmos.

5) Na Idade Moderna,  surgiram os chamados "sistemas ginásticos" na Europa. Estavam ligados ao nacionalismo e militarismo, e mostrava um caráter mais preparatório para a guerra do que preocupação com a saúde. Entre os mais conhecidos estão os métodos alemão, francês, nórdico e sueco.

6) A Educação Física no Brasil foi influenciada pelos métodos gímnicos vindos da Europa. Com a consolidação do Estado Burguês, o cidadão que se formava deveria possuir um corpo forte e sadio para engajar no trabalho. Em 1851 a Educação Física entrou no âmbito escolar e em 1854, a ginástica era obrigatória no ensino primário. Até a década de 1980, a Educação Física sofreu várias influências, duas delas foram: o movimento escola-novista, cuja ênfase era no aprender fazendo, visando o desenvolvimento integral da criança e o Método Esportivo Generalizado (MDG) que utilizava o jogo como principal conteúdo, por ser lúdico e mais agradável aos jovens, preparando-os para a competição da vida cotidiana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (157.6 Kb)   docx (104.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com